Conheça o programa Hcor Mais Saúde

Conheça o programa Hcor Mais Saúde

Conheça o programa Hcor Mais Saúde

Ao passar dos anos, podemos adquirir doenças que tornam os cuidados com a saúde mais complexos, principalmente quando se trata de pessoas com idade avançada, que necessitam de profissionais capacitados para orientá-las.

Alguns idosos passam a percorrer por um sistema de saúde fragmentado, sem vínculo de continuidade do cuidado com os profissionais especializados em Geriatria e sem integração entre as diferentes recomendações de saúde, e isso pode ser um problema durante o tratamento.

Pensando nisso, criamos o Hcor Mais Saúde. Uma iniciativa desenvolvida para oferecer um atendimento coordenado e com visão integral das necessidades da pessoa idosa.

O programa conta com três modalidades de atendimento desenvolvidas para diferentes perfis de necessidades e níveis de complexidade. Após a avaliação inicial por atendimento médico, a pessoa idosa é alocada na modalidade mais adequada:

Promoção de Saúde e Controle de Doenças Crônicas

É voltado para pessoas idosas sem limitações funcionais e sem doenças avançadas. As ações são focadas na prevenção e na detecção de problemas que podem ser abordados precocemente para um controle adequado, evitando, assim, complicações futuras e promovendo o envelhecimento com qualidade de vida. Estão entre as ações:

• Exames periódicos: essencial para identificar condições clínicas quando ainda podem ser revertidas, além de monitorar doenças preexistentes, não sendo apenas restrito aos sistemas cardiovascular e reprodutor. Nesse programa o exame é realizado com uma visão mais ampla para rastrear condições como os problemas de memória, transtornos de humor, redução de massa muscular, perda de massa óssea, distúrbios nutricionais e déficit auditivo.

• Promoção de atividade física: incentiva a prática da atividade física nas quais a pessoa idosa irá desenvolver um programa supervisionado de exercícios customizados, de acordo com as suas necessidades e limitações. *

• Controle de Doenças Crônicas: muitos idosos desenvolvem doenças crônicas como hipertensão, diabetes, dislipidemia, osteoporose e osteoartrite. O controle das doenças crônicas é promovido através do acompanhamento médico com vínculo de continuidade, educação para o autocuidado e monitoramento proativo dos indicadores de controle.

* Alguns tipos de plano podem não dar direito de acesso gratuito à rede de instituições de atividade física apresentarem cobrança de coparticipação.

Fragilidade

O atendimento é direcionado a pessoas idosas com limitações funcionais ou condições crônicas que conferem
maior vulnerabilidade e maior risco de agravos. São condições que determinam a fragilidade:
• Redução da força e do equilíbrio que resultam em instabilidade ao caminhar;
• Declínio cognitivo que determina necessidade de auxílio em atividades do dia a dia;
• Presença de múltiplas doenças crônicas ou uso de um número excessivo de medicações;
• Distúrbios nutricionais como redução do apetite, perda de peso ou desnutrição;
• Doenças com sintomas limitantes, como dor crônica, cansaço ou fadiga.
A pessoa idosa com condições que determinam fragilidade apresenta maior risco de complicações como quedas, reações adversas a medicamentos, confusão mental, infecções de repetição, hospitalização e perda funcional com desenvolvimento de incapacidades.
Nessa modalidade de atendimento, as ações são focadas em medidas de reabilitação, estratégias para redução de risco e abordagem precoce de possíveis complicações.

Imobilidade

Compreende pessoas idosas que desenvolveram incapacidade de se locomover como, por exemplo, sair da cama para uma cadeira de rodas e de uma cadeira de rodas para um automóvel. São casos nos quais o transporte para realizar o acompanhamento em consultório se tornou inviável.

Nessa modalidade de atendimento, as ações descritas para a situação de fragilidade são mantidas, mas com o monitoramento de enfermagem mais intensivo. Alguns riscos adicionais relacionados à situação de imobilidade são monitorados, como prevenção de lesão por pressão e de broncoaspiração.

A modalidade de atendimento do paciente com imobilidade é fortemente baseada em telemedicina e monitoramento telefônico. As visitas da equipe são realizadas de forma eletiva a cada dois meses. Quando há necessidade de exames laboratoriais, a coleta domiciliar é realizada pelo Hcor.**

** A coleta domiciliar de exames está disponível apenas para o município de São Paulo e com um limite de distância a ser checado. A coleta não é realizada em regime de urgência e não inclui exames de imagem.

Perguntas frequentes

• Caso eu precise mudar para outra modalidade de atendimento, perderei o vínculo com os profissionais que já me acompanham?
A migração para outra modalidade pode ser necessária quando há uma alteração significativa no estado de saúde, mas, na maioria das vezes, essa transição é realizada sem que a pessoa perca o vínculo com a equipe que já a acompanha.

• A idade é um fator determinante para definir a modalidade de atendimento?
Não. A definição é baseada na capacidade funcional e na condição de saúde. É comum que pessoas com mais de 80 anos sejam alocadas na modalidade de promoção de saúde. Por outro lado, pessoas mais jovens podem ter uma condição que determina fragilidade e que justifica uma abordagem diferenciada.

• Já tenho um bom plano saúde para poder procurar o especialista que desejar e ter livre acesso a exames.
Qual seria a vantagem de aderir a esse programa?
Quando a pessoa procura um especialista para cada novo problema, pode receber tratamentos conflitantes, que são indicados para melhorar um aspecto, mas acabam por prejudicar outro. No Hcor Mais Saúde, é realizada a coordenação do cuidado para ajudar a definir prioridades, encontrar os profissionais adequados e ter uma rotina estruturada de seguimento. E não se preocupe, você continuará tendo acesso a todos os recursos que sempre teve, sem restrição.

• A modalidade de atendimento para pessoas com imobilidade é equivalente a uma “internação domiciliar” ou “home care”?
Não. Essa modalidade não é adequada para pacientes graves que necessitam de internação domiciliar e não se responsabiliza por infusão de medicamentos, cuidados diretos ao paciente ou atendimentos de urgência. Trata-se apenas de um acompanhamento de rotina baseado em telemedicina, visitas eletivas a cada dois meses e coleta de exames em domicílio.

* Alguns tipos de plano podem não dar direito de acesso gratuito à rede de instituições de atividade física apresentarem cobrança de coparticipação.
** A coleta domiciliar de exames está disponível apenas para o município de São Paulo e com um limite de distância a ser checado. A coleta não é realizada em regime de urgência e não inclui exames de imagem.

Parceria com Meu Doutor Geriatria Bradesco Saúde

O Hcor possui parceria com o programa Meu Doutor Geriatria, que oferece o mesmo atendimento do Hcor Mais Saúde a conveniados da Bradesco Saúde e Mediservice, mediante condições de plano. Entenda os benefícios:

Atendimento médico

Atendimento médico

Assim como o programa de geriatria do Hcor Mais Saúde, o seguimento é mantido com o mesmo profissional para estabelecer vínculo e garantir a continuidade do cuidado. Um dos principais objetivos do programa é garantir que as consultas sejam realizadas com tempo suficiente e periodicidade adequada.
Atendimento de enfermagem

Atendimento de enfermagem

O enfermeiro faz avaliações funcionais, participa ativamente do plano de cuidado, implementa orientações, monitora pontos de atenção e serve como canal de contato entre o paciente e o programa.
Canal de contato

Canal de contato

Utilizando o telefone ou aplicativo de mensagens, o paciente é estimulado a fazer contato quando houver alguma dúvida ou intercorrência. Sempre que precisar, o participante pode contar com uma resposta rápida da equipe.
Encaixes para intercorrências

Encaixes para intercorrências

Quando algo não evolui bem, o participante entra em contato e uma consulta de encaixe presencial ou por telemedicina é providenciada com a maior brevidade possível.
Equipe multidisciplinar de apoio

Equipe multidisciplinar de apoio

Os participantes do programa contam com o apoio das equipes de nutrição, fonoaudiologia e psicologia quando uma necessidade é detectada pela equipe.
Estímulo mobilidade

Estímulo mobilidade

Visando a promoção do envelhecimento saudável e o atendimento das necessidades de reabilitação, participantes do programa podem frequentar a B-Active, uma rede de academias terapêuticas com equipamentos e programas supervisionados para atender às necessidades da pessoa idosa. Consulte a cobertura de seu plano para identificar se o benefício está incluso.
Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

• Preciso contratar um novo serviço com custo adicional?
Não. Esse programa está sendo oferecido pela Bradesco Saúde como um benefício do seu plano, sem custo adicional, respeitando as condições contratuais.

• Mas qual é o interesse da Bradesco Saúde e Mediservice em oferecer esse programa?
A seguradora sabe que investindo na prevenção e no fortalecimento do vínculo entre pacientes e profissionais é possível evitar complicações e proporcionar maior qualidade de vida. A equação é simples: clientes mais saudáveis e bem atendidos apresentam um menor custo ao longo do tempo.

• Aderindo a esse programa, eu perco algum direito previsto no meu plano?
A adesão a essa iniciativa não retira nem modifica qualquer direito previamente contratado em seu plano.

• E se eu não gostar ou me adaptar?
Você pode solicitar o seu desligamento a qualquer momento, sem penalidades.