• Densitometria Óssea - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Densitometria Óssea

    Densitometria Óssea

    Qual exame você procura?

    Densitometria Óssea

    Considerada padrão ouro pelo Ministério da Saúde, a densitometria óssea é o exame mais eficiente que existe para verificar o teor de cálcio e de outros minerais nos ossos. É um exame indolor e seguro, que possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante às do raio-X.

    Para que serve

    É por meio da densitometria óssea que os médicos chegam aos diagnósticos de osteoporose e de osteopenia. Essas doenças são mais frequentes em mulheres e consistem na descalcificação dos ossos, que se tornam mais porosos e quebradiços. Os ossos enfraquecidos favorecem fraturas, especialmente nos quadris, o que gera expressivas limitações funcionais, além de favorecer doenças cognitivas e depressão em idosos.

    A indicação mais comum da densitometria óssea é entre as fases pré-menopausa e pós-menopausa. Há indicação para crianças, em casos específicos, para acompanhar o desenvolvimento dos ossos.

    Como é feito

    O exame é indolor e não invasivo. Não há cortes, dor ou sensação de desconforto. O paciente não precisa planejar nenhuma recuperação.

    O paciente deita-se numa maca acoplada ao equipamento, que capta imagens dos quadris e da coluna de maneira semelhante à de um raio-X. O equipamento de densitometria óssea utiliza uma fonte de baixa intensidade radioativa para obter as imagens dos ossos. O procedimento todo dura poucos minutos.

    Preparo e contraindicações

    A densitometria óssea é contraindicada para pessoas muito obesas, mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames com contraste nas duas semanas anteriores. Qualquer medicação em uso deve ser indicada no agendamento do exame.

    Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Central de Agendamento do HCor – Telefone: (11) 3889-3939.

    Unidades