• Espirometria - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Espirometria

    Espirometria

    Qual exame você procura?

    Espirometria

    Muito mais que uma simples avaliação da capacidade pulmonar, a espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos músculos respiratórios.

    Para que serve

    É muito indicado para acompanhamento de casos de pessoas com problemas pulmonares, como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, enfisema, fibrose, entre outros que afetam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias. Também é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistêmicas ou que vão se submeter à anestesia para uma cirurgia.

    Como é feito

    O exame é feito por meio de um tubo de papelão descartável, que ligará a boca do paciente ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar. Além da respiração normal, o médico solicitará que o paciente sopre no tubo moderadamente e com muita força por algumas vezes para ter vários parâmetros e possibilidades de avaliação.

    Preparo e contraindicações

    Conhecido também como prova ventilatória ou de função pulmonar, a espirometria é indolor e não invasiva e auxilia nos diagnósticos de problemas respiratórios. Pode ser realizada também com a administração de broncodilatadores (medicamentos que realizam a dilatação dos brônquios) permitindo dessa maneira uma melhor avaliação dos componentes de resposta orientando o tratamento.

    O exame é indicado para pacientes com mais de 18 anos, mas também pode ser realizado em menores, porém, só com a presença de um responsável. Só é realizado mediante pedido do médico e não possui uma preparação específica, apenas é recomendado um pequeno período de repouso antes da realização do exame, evitar bebidas alcoólicas e, se possível, o uso do broncodilatador, caso o paciente faça uso.

    A espirometria com broncodilatador está disponível no HCor diagnóstico unidade Paraíso. Também é muito utilizado no Serviço de Reabilitação, já que o HCor pensa nos pacientes em todos os momentos: prevenção, nas doenças e suas causas, nos efeitos e consequências como também nas possibilidades para que o indivíduo retome da melhor maneira possível, e com qualidade de vida, à sua rotina familiar, social e profissional.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades