• Alimentação balanceada pode ajudar contra as crises de enxaqueca | HCor | Hospital do Coração
    Alimentação balanceada pode ajudar contra as crises   de enxaqueca

    Alimentação balanceada pode ajudar contra as crises de enxaqueca

    Alimentação balanceada pode ajudar contra as crises de enxaqueca

    Gerente de Nutrição do HCor sugere evitar alimentos gordurosos, cafeinados e alcoólicos para a diminuição das crises e aponta os tipos que devem ser consumidos

    Quem sofre com as crises de enxaqueca sabe o quanto isso é incômodo. Embora seja uma doença genética, crônica e afete 30 milhões de brasileiros há uma boa notícia: os sintomas podem ser amenizados com uma boa alimentação. Incluir na dieta alimentos como a castanha-do-pará, atum, canela, grão de bico, granola, pães, entre outros podem ajudar a diminuir as crises de enxaqueca.

    Para a Gerente de Nutrição do HCor, Hospital do Coração, em São Paulo, Rosana Perim alguns alimentos que contém selênio (encontrados na castanhas) podem ajudar a diminuir o estresse. O tripofano (contidos em alimentos como a banana) libera seratonina e traz a sensação de bem-estar. Já os anti-histamínicos (presentes na canela e gengibre) inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor.

    “Já no período menstrual, os alimentos ricos em magnésio (encontrado na castanha-do-pará) e em ômega 3 (presentes no salmão) representam um importante papel nesta fase e ajudam no controle das crises, podendo ser consumidos tranquilamente durante este período”, explica a Gerente de Nutrição.

    Em contrapartida, é importante também evitar alguns alimentos gordurosos (que liberam a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor), cafeinados (substâncias que alteram a circulação sanguínea) e bebidas alcoólicas (provocam vasoconstrição dos vasos sanguíneos).

    Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCe), a restrição dietética é específica e individualizada indicada apenas para indivíduos com histórico comprovado da associação com esses alimentos desencadeantes. “A inclusão ou exclusão de certos alimentos deverá ser de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo. Porém a relação entre dieta e enxaqueca precisa de maiores investigações”, explica Perim, do HCor.

    As pessoas com diagnóstico de enxaqueca devem tratar os sintomas de forma correta. “Seguir sempre orientação médica e tomar as precauções com relação aos fatores de risco, adotando estilo de vida saudável como atividade física regular, alimentação balanceada e principalmente controlando o peso, pressão arterial e o estresse, finaliza Rosana do HCor.

    Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:

    • Semente de linhaça, atum, sardinha, salmão ou cavala, pois são ricos em ômega 3;
    • Castanhas, amêndoas e amendoim: ricos em selênio, que diminui o estresse;
    • O triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem-estar. Alimentos como a banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz, feijão e granola contêm essa substância;
    • Os anti-histamínicos inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor. São encontrados no orégano, cravo, canela e gengibre;
    • Alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual. Encontrado em amêndoas, avelã, castanha-do-pará, amendoim, alcachofra e espinafre.
    • O consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como feijão, lentilha e grão de bico, também ajuda a prevenir a enxaqueca.

    Alimentos que podem desencadear as crises de enxaqueca:

    • Adoçantes artificiais e produtos diet e light (aspartame e sucralose);
    • Carnes curadas, defumadas, embutidos, salsicha e linguiça, contêm nitratos e nitritos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos;
    • Refrigerantes a base de cola, guaraná, café e o chá mate devem ser evitados, pois possui cafeína, substância estimulante que pode alterar a circulação sanguínea;
    • Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos. Essas substâncias podem provocar vasoconstrição dos vasos sanguíneos;
    • Chocolates, queijos duros e frutas cítricas contêm tiramina, substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor;
    • Aditivos alimentares, como o glutamato de monossódico presente em temperos e alimentos industrializados e embutidos.

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