MAPA

MAPA

Qual exame você procura?

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um exame que realiza a medição automática da pressão arterial por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente. As medidas da pressão arterial são realizadas a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite, sendo semelhante ao procedimento realizado em consultas médicas. Os dados são armazenados em um dispositivo e, após as 24 horas, o paciente retorna ao HCor para a retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software específico mapeia um gráfico das pressões registradas nas últimas 24h. Com as informações, uma equipe de cardiologistas do HCor analisará os dados do paciente.

Como funciona

O exame monitora a média das pressões durante o período em que paciente fica acordado e também durante o sono. Avalia se há alguma elevação da pressão arterial durante a colocação do aparelho no consultório – síndrome conhecida como “hipertensão do jaleco ou avental branco”- ou eventualmente ao contrário, quando ocorre a queda da pressão arterial. Sintomas, picos de pressão ou quedas da pressão arterial também poderão ser avaliados. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades”, onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Para que serve

O cardiologista solicita o exame quando existe suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial está elevada apenas no consultório), suspeita de normotensão do avental branco (pressão arterial está normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa, conhecido como hipotensão.

Integrado ao hospital

Para a realização do exame, as atendentes do HCor passam algumas recomendações aos pacientes:

  • A MAPA deve ser marcada em um dia de atividades habituais;
  • Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame;
  • Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame, uma vez que não será permitido tomar banho com o aparelho;
  • Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários.

A maioria das pessoas podem fazer a MAPA. Não conseguirão realizar o exame de forma satisfatória pessoas que apresentam o braço em forma de cone (situação em que a braçadeira não fica bem adaptada no braço), com distúrbios do movimento, como a doença de Parkinson (não conseguem manter o braço parado na hora da medida da PA), ou ainda, aquelas com certas arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial (o dispositivo da cintura não consegue obter o registro da PA).

É um exame seguro e praticamente livre de complicações. Queixas mais frequentes, como desconforto no braço, geralmente tolerável, e dificuldade para dormir, costumam ser as mais comuns. Inchaço no membro superior, problemas circulatórios e reações alérgicas à braçadeira são complicações raras, mas que podem ocorrer.

O HCor tem dois modelos de aparelhos, ambos aprovados pelos órgãos internacionais de validação de equipamentos. O principal diferencial é a qualidade no preparo e instalação por parte do grupo técnico do HCor e pelos laudos que são interpretados por especialistas de reconhecimento nacional e internacional na área de Hipertensão arterial.

Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Central de Agendamento do HCor – Telefone: (11) 3889-3939.