Teste Cardiopulmonar de Exercício

Teste Cardiopulmonar de Exercício

Qual exame você procura?

Teste Cardiopulmonar de Exercício

O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar expirado pelo paciente, que fornece medidas diretas de parâmetros respiratórios, como a capacidade de consumo de oxigênio pelos pulmões (VO2), produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.

Deste modo, o teste cardiopulmonar oferece todas as informações disponíveis no teste ergométrico convencional adicionado de dados extraídos da respiração que revelam o real grau de condicionamento físico.

Para que serve

É considerado indispensável para atletas de alta performance e muito indicado para avaliação inicial de indivíduos ativos em programas de condicionamento físico, esportistas que participam dos circuitos de corridas de rua ou para quem quer iniciar um programa de exercícios físicos de qualquer natureza, pois identifica a faixa ideal para o condicionamento aeróbico.

Ideal para:

  • Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares;
  • Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco;
  • Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco);
  • Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca;
  • Para programar treinamento de atletas;
  • Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).

Como é feito

Durante esse exame realiza-se avaliação contínua do sistema cardiovascular, respiratório e também muscular. Assim, é possível de modo dinâmico a obtenção de respostas desses três grandes sistemas do organismo quando submetido ao esforço físico. Outra grande vantagem dessa prova é auxiliar na investigação médica de doenças que ainda não foram diagnosticas de forma clara em repouso. Portanto quando uma pessoa apresenta falta de ar sem origem ou diagnóstico esclarecido o teste cardiopulmonar de exercício torna-se o método ideal para auxiliar o médico tanto na identificação (causa), quanto na orientação para o tratamento do distúrbio ou eventual doença identificada.

Preparo e contraindicações

O exame tem duração aproximada de 1 hora, contando o tempo de preparo do paciente e o tempo na esteira, e é indicado para pacientes maiores de 18 anos, mas também pode ser realizado em menores, desde que acompanhados por um adulto responsável. Para sua realização é preciso apenas uma requisição médica.

No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, trazer roupa confortável (agasalho/tênis), não fumar duas horas antes e uma hora após o exame, dieta normal duas horas antes ou dieta leve uma hora antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum). A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame.

É natural que durante o teste o paciente tenha a sensação de cansaço e que ocorra aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Contudo, pessoas com doença cardíaca poderão manifestar ou evidenciar sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço desproporcional ao nível de esforço aplicado e outros, de acordo com o seu problema.

Não é recomendado realizar este exame na presença de infecções (ex: gripe, febre), bem como em jejum, pois podem interferir na avaliação da capacidade física. Embora a realização de exercício seja recomendada durante a gravidez, o teste ergométrico só deve ser realizado em situações especiais.

O teste cardiopulmonar está disponível no HCor Diagnóstico da unidade Paraíso e Cidade Jardim. Também é muito utilizado no Serviço de Reabilitação, já que o HCor pensa nos pacientes em todos os momentos: prevenção, nas doenças e suas causas, nos efeitos e consequências como também nas possibilidades para que o indivíduo retome da melhor maneira possível, e com qualidade de vida, a sua rotina familiar, social e profissional.

Selecione o tipo de exame: