x
AMIB se prepara para ser um Centro de Treinamento do Curso ACLS

AMIB se prepara para ser um Centro de Treinamento do Curso ACLS

AMIB se prepara para obter a certificação da American Heart Associação (AHA) e tornar-se Centro de Treinamento do Curso ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support, com turmas abertas no próximo ano.

O ACLS é um curso de imersão que leva a patente AHA, maior entidade médica da área de cardiologia americana, que iniciou em 1982 o programa de cursos do comitê de cuidados em emergências cardiovasculares (ECC) no Brasil.

A imersão foi desenvolvida para padronizar o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE). Associa teoria e, principalmente, prática, voltadas ao atendimento das principais causas de morte no mundo atual: doenças do aparelho circulatório.

Atualmente, existem 50 centros de treinamento credenciados dos cursos em todo país, incluindo a SOMITI, uma das regionais AMIB.

O processo de credenciamento da AMIB foi iniciado pela capacitação dos primeiros instrutores no último dia 6 de outubro na Sede AMIB, junto ao instituto de ensino do Hospital do Coração – IEHCor de São Paulo, ministrado pelo dr. Hélio Penna Guimarães, intensivista e facultado da AHA e pela instrutora Fernanda Ariane Mendes Costa.

“Estamos bastante satisfeitos em trazer a formação para a AMIB. Trata-se de um curso de excelência no Brasil, valorizado não somente por conteúdo e simulações, mas por ter sua certificação reconhecida como pré-requisito para funções e atividades em diversos hospitais brasileiros e estrangeiros, em programas de certificação de qualidade e provas de residência” finaliza dr. Penna Guimarães.

Fonte: AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira