x
Cirurgião vascular do HCor dá dicas de como tratar as varizes para o verão

Cirurgião vascular do HCor dá dicas de como tratar as varizes para o verão

Cirurgião vascular do HCor dá dicas de como tratar as varizes para o verão

Conheça algumas orientações para prevenir varizes, doença que afeta 38% da população brasileira

Sensação de pernas pesadas, dores, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo. Esses são alguns sintomas das varizes, problema que afeta 38% da população brasileira, sendo que a incidência em mulheres é maior do que no homem. A explicação pode estar nas alterações hormonais pertinentes às mulheres, e, principalmente, nas gestações, quando o aumento do útero dificulta o retorno do sangue venoso.

Cirurgião vascular do HCor, Gilberto Narchi Rabahie, as varizes aparecem quando as válvulas venosas – por onde o sangue retorna das extremidades do corpo para o coração – perdem a elasticidade e dilatam de modo a não conseguir mais cumprir sua função. O sangue passa, então, a refluir, o que provoca mais dilatação e refluxo, levando à formação de varizes. “Uma vez dilatadas, sua função fica comprometida e pode levar a sintomas como dor, cansaço, inchaço, peso nas pernas e cãibras, devido à retenção do sangue nestas veias com dilatação. Além destes sintomas, o paciente tem também um desconforto estético”, explica o cirurgião vascular do

Do ponto de vista estético vale ressaltar que as varizes criam até limitações em relação à escolha da roupa, no sentido de evitar trajes mais curtos que exponham muito as pernas. No verão deste ano, por exemplo, em que a principal tendência de moda feminina são os shorts bem curtos, as varizes evitaram que muitas mulheres seguissem o dress code da estação.

Além da tendência genética, os motivos principais para a ocorrência de varizes são excesso de peso, gestações e o uso de anticoncepcionais, bem como terapias de reposição hormonal e algumas atividades de trabalho que demandam longos períodos em pé ou sentado.

A hereditariedade é apontada como fator preponderante para o aparecimento do problema, pois a pessoa já nasce com maior propensão de dilatação das veias.

O tratamento das varizes é fundamental, não somente para a melhora estética e dos sintomas, mas principalmente para evitar maiores complicações.

“Hoje, existem as mais modernas tecnologias como o Laser Vascular, que torna a cirurgia de correção de varizes menos invasiva. Na cirurgia com Laser as veias não são removidas, mas cauterizadas, trazendo benefícios como redução do trauma cirúrgico, proporcionando excelente recuperação pós-operatória e o retorno às atividades habituais é mais precoce do que a técnica convencional”, explica o Dr. Rabahie.

O procedimento correto para quem tem varizes é procurar um cirurgião vascular, para diagnosticar qual é o melhor tratamento indicado. Caso haja alguma contra-indicação ao procedimento cirúrgico, medidas paliativas podem ser aplicadas como uso de meias elásticas compressivas e medicações que melhorem o retorno venoso. As meias elásticas são uma ótima iniciativa pois servem para diminuir os sintomas e o inchaço. “As meias indicadas são as de média compressão e devem ser colocadas pela manhã antes mesmo de descer da cama, ou após um repouso de 5 a 10 minutos caso não as coloque antes de levantar”, declara o cirurgião.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas). “Os fatores genéticos e hereditários não podem ser ignorados, pois são fatores que também influenciam no desenvolvimento de varizes”, afirma o cirurgião vascular do HCor.

Existem formas simples de se prevenir das varizes, basta apenas mudar alguns hábitos:

  • Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada;
  • Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;
  • Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sangüínea;
  • Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüência, a sua dilatação;
  • Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;
  • Não fume, pois o cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes;
  • Mas sempre sob orientação médica;
  • Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.