Colonoscopia: HCor investe em fluxo diferenciado para minimizar desconforto gerado pelo exame

Colonoscopia: HCor investe em fluxo diferenciado para minimizar desconforto gerado pelo exame

Posso passar mal? Vou sentir dor? Como vou conseguir chegar até o local no dia do exame? Muitas dúvidas passam pela cabeça de um paciente que precisa se submeter ao exame de colonoscopia. São estes receios e medos que, por vezes, acabam fazendo o paciente desistir ou adiar o exame atrasando o diagnóstico de diferentes doenças, dentre elas o câncer colorretal.

De acordo com a Dra. Paula Poletti médica endoscopista do HCor, a colonoscopia é um exame que permite observar o revestimento interno do intestino grosso e parte final do intestino delgado. O procedimento ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão.

“Durante o exame, o paciente é sedado, o que torna o procedimento indolor. No entanto, o preparo requer dieta prévia e o uso de laxativos mais fortes para a limpeza do conteúdo intestinal, o que pode gerar desconforto e, por vezes, mal estar aos pacientes”, comenta Paula.

Pensando nisso, para garantir a boa qualidade do exame, segurança e conforto do paciente o HCor desenvolveu fluxo diferenciado com atendimento humanizado e individualizado para preparo hospitalar em sua Unidade Paraíso.

Após dieta em casa no dia anterior, na data do procedimento, o paciente dá entrada no hospital pela manhã, aonde fará uso dos laxativos com acompanhamento especializado, recebendo hidratação e todos os cuidados necessários individualizados de acordo com sua idade, condições de saúde e medicações em uso, em um quarto individual com banheiro exclusivo.

“Sabemos que os laxantes utilizados para o esvaziamento do conteúdo intestinal podem ocasionar desidratação, além de queda dos níveis de glicemia e pressão arterial.  O preparo sob acompanhamento da equipe visa, não só minimizar o desconforto, mas, reduzir ao máximo as consequências do preparo para a saúde do paciente. Todos estes cuidados fazem com que o paciente seja submetido a sedação e ao exame em melhores condições de hidratação tornando todo o processo mais seguro”, destaca a endoscopista.

Mais segurança para pacientes cardiopatas ou com importantes problemas de saúde

A criação de um fluxo diferenciado com critérios rígidos de segurança se deu há muitos anos, idealizada pelos especialistas para assegurar que pacientes idosos, com problemas cardíacos ou outras doenças apresentassem agravos às suas condições de saúde.

Segundo Paula, apesar desse foco inicial em pacientes com importantes problemas de saúde, este protocolo é aplicado a todos os pacientes que serão submetidos ao exame na Unidade hospitalar do HCor, garantindo a todos os mais rígidos protocolos de segurança.

Além dos cuidados prévios, no momento da colonoscopia, a sedação é sempre realizada pelo médico anestesista o que aumenta a segurança do procedimento e o conforto do paciente.

Ao término do exame, o paciente após recuperado da sedação, volta ao quarto para descansar e passar por nova avaliação, recebendo alta somente com todos os controles adequados.