x
Dermatologista do HCor alerta o risco de câncer de pele durante o verão

Dermatologista do HCor alerta o risco de câncer de pele durante o verão

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 horas e às 16 horas, onde a incidência da radiação solar é mais agressiva, deve-se evitar a exposição ao sol diretamente porque nestes horários há mais riscos para a saúde

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Uma iniciativa importante que tem como objetivo amenizar os índices e a mortalidade do câncer, através do aumento da consciência e educação sobre a doença. As causas de morte por tumor poderiam ser menores, se a população mudasse seus hábitos de vida por meio da prevenção, como evitar a exposição ao sol sem protetor solar, ter uma alimentação saudável, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e realizar a pratica de alguma atividade física regularmente. Tais mudanças são responsáveis por evitar até 40% de todos os tipos de câncer.

Um dos tipos de cânceres mais frequentes no Brasil, o câncer de pele, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Ele apresenta altos percentuais de cura se for detectado precocemente. Entre os tipos de câncer de pele, o tipo não-melanoma, é o de maior incidência e mais baixa mortalidade. Considerado o mais comum em pessoas acima dos 40 anos, o câncer de pele é relativamente raro em crianças. Pacientes portadores de doenças cutâneas anteriores, como o vitiligo, tem menor proteção da pele contra o sol e maior risco de incidência do câncer de pele carcinoma espinocelular (tumor maligno).

Para a dermatologista oncológica do HCor Onco, Dra. Dolores Fabra, as pessoas devem priorizar a exposição ao sol antes das 10 horas e depois das 16 horas. “Nesse período há menor radiação UVB, que provoca queimaduras, sendo o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Um grande número de pessoas frequenta praias e piscinas em horários inadequados sem os cuidados necessários”, alerta a oncologista Dra. Dolores.

Não esqueça o protetor solar para evitar o surgimento do câncer de pele

Todos sabem que, no verão, o uso de protetor solar é fundamental. Porém, a aplicação correta deve ser feita de 30 minutos a 40 minutos antes da exposição ao sol. A partir desse momento, é preciso reforçar a proteção com aplicações realizadas de três em três horas, principalmente em ambientes como praias ou piscinas. “Pessoas que precisam ficar em exposição ao sol durante o trabalho como carteiros e motoristas também devem adotar esses cuidados como o uso de protetor solar para evitar o câncer de pele”, aconselha a Dra. Dolores Fabra. “O uso de loções pós-solares e hidratantes adequados também é bastante benéfico, já que tais produtos evitam descamação, refrescam, hidratam, reparam e acalmam a pele que, geralmente, fica danificada após um dia inteiro de exposição ao sol”, acrescenta a oncologista.

Mantenha a pele limpa e hidratada

O excesso de areia, suor ou componentes químicos presentes nas piscinas, por exemplo, ressecam a pele de forma geral e favorecem a ocorrência de fissuras, por onde entram os microorganismos, que podem causar doenças como micose e frieira. Por isso, quando for ao clube e a praia, é importante tomar uma ducha de água fria para tirar o acúmulo de impurezas ao final do passeio, ou um banho assim que chegar em casa. Após o banho, utilize creme hidratante, principalmente em locais onde a pele é mais seca, como nos cotovelos, pés, joelhos e mãos”, aconselha a dermatologista oncológica do HCor.

Cuidado com a exposição direta ao sol

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 horas e às 16 horas, onde a incidência da radiação solar é mais agressiva, deve-se evitar a exposição ao sol diretamente porque nestes horários há mais riscos para a saúde. “Nestas horas o ideal é ficar embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da piscina para se proteger do sol e evitar a insolação”, diz a dermatologista do HCor.

Prevenção: o melhor caminho
A prevenção continua sendo o melhor caminho para se evitar o câncer de pele. Confira as recomendações da dermatologista oncológica do HCor Onco:

    • Bebidas alcoólicas: limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumi-las, duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher é o ideal;

 

    • Atividade física: mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias;

 

    • Suplementos alimentares: não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Tenha somente a alimentação como objetivo de alcance das necessidades nutricionais;

 

    • Gordura corporal: mantenha-se no peso ideal para sua altura;

 

    • Alimentos de origem animal: limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral);

 

    • Amamentação: as mães devem amamentar as crianças até os seis meses;

 

    • Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico;

 

    • Alimentos industrializados: limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal;

 

  • Alimentos de origem vegetal: o ideal é consumir uma grande quantidade de alimentos de origem vegetal como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.

Dia Mundial do Câncer e a importância dos hábitos saudáveis:

O câncer é considerado a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Tornou-se um evidente problema de saúde pública global e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas anualmente com câncer. O maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média rendas.

A adoção de hábitos saudáveis é uma importante e reconhecida medida que colabora com a menor possibilidade de ocorrência da doença. “Não fumar, ter uma alimentação saudável com a ingestão rica em fibras e pobre em gordura, realizar a prática de atividade física no mínimo três vezes por semana e evitar contato com agentes químicos cancerígenos são algumas práticas que devem ser seguidas”, explica dermatologista pediátrica do HCor.