x
Eletrocardiograma portátil monitora coração de pacientes com arritmia e infarto agudo

Eletrocardiograma portátil monitora coração de pacientes com arritmia e infarto agudo

Evitar mortes e sequelas em pacientes cardíacos é uma corrida contra o tempo. Cada minuto pesa no sucesso do atendimento. Por isso, o diagnóstico rápido é essencial, mas ele esbarra em uma enorme dificuldade: arritmias cardíacas e infarto agudo começam de forma assintomática. Os primeiros sinais podem ser percebidos tarde demais para salvar o paciente.

Pacientes que já sofreram episódios de arritmia ou infarto têm risco aumentado de reincidência. Para lidar com essas situações, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, testou um monitor cardíaco portátil, de uso diário. O equipamento, desenvolvido pela Nexcor, identifica automaticamente alterações no coração do paciente por meio do eletrocardiograma.

“Realizamos testes com 152 pacientes internados no HCor, nos quais foram comparados o eletrocardiograma convencional com o novo eletrocardiograma inteligente. O resultado foi 100% de sucesso. Houve detecção de isquemias e arritmias com precisão”, relata Dr. Otávio Berwanger, cardiologista e responsável pelo IEP HCor. Além disso, o aparelho detecta quando o usuário cai e não responde à central de monitoramento. Esse recurso, aliado ao GPS, indica o local que o paciente se encontra para ser socorrido.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% das mortes registradas por ano no país. O percentual representa mais de 308 mil mortes anuais, causadas principalmente por infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 17,3 milhões de óbitos anuais no mundo.

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma inteligente:

Um dos exames mais frequentes para detecção de problemas cardíacos, o eletrocardiograma (ECG) consiste no monitoramento da atividade elétrica gerada pelo coração. O exame também é muito utilizado em situações de risco para o coração, como cirurgias em geral.

O projeto do eletrocardiograma inteligente é baseado no aparelho da Nexcor, um ECG portátil, do tamanho de um celular, para uso constante em pacientes de risco. As informações coletadas pelo equipamento são enviadas automaticamente a Central de Telemedicina HCor, incluindo dados do paciente, médico que o acompanha e localização do usuário via Google Maps.

Na Central de Monitoramento, uma equipe do HCor analisa o eletrocardiograma e, caso necessário, toma as providências para prestar auxílio imediato ao paciente, possibilitando que ele seja atendido por uma unidade médica próxima, o mais breve possível.

“O Nexcor representa um enorme avanço para a telemedicina. Ele identifica alterações cardíacas e possibilita ao médico solicitar eletrocardiogramas de seus pacientes. O exame é recebido diretamente em seu celular”, explica Antonio André, responsável pela Nexcor. O aparelho também gera um canal direto entre médico e paciente, através de um monitor. Isso dá agilidade para fornecer orientações ao paciente, gerando segurança e confiança.