HCor capacita profissionais do SUS em 15 estados para o combate ao Coronavírus

HCor capacita profissionais do SUS em 15 estados para o combate ao Coronavírus

O HCor, em ação de Responsabilidade Social, enviou equipes assistenciais para 15 estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de Santa Catarina, para capacitar profissionais de saúde no manejo de ventilador mecânico em pacientes diagnosticados com Covid-19. Participam dos treinamentos enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de referência para o coronavírus. A ação é uma parceria entre o hospital, Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O HCor foi responsável também pela contratação e treinamento de profissionais de saúde locais para o uso de novos modelos de ventiladores de respiração mecânica e suporte em ventilação mecânica. As equipes do HCor permanecem, no mínimo, 10 dias em cada capital. A continuidade das capacitações será feita por profissionais locais contratados.

Os profissionais do HCor foram para as capitais do Ceará, Pará, Amapá, Maranhão, Sergipe, Bahia, Piauí, Acre, Rondônia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Recife, Tocantins, Goiás e Santa Catarina.

Os profissionais também tem o apoio da Tele-UTI, onde podem discutir os casos com médicos intensivistas para o atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Em números

As equipes já fizeram mais de 1.400 visitas à hospitais públicos, hospitais de campanha e UPAs dos 15 estados, realizando 4.586 capacitações entre 29 de abril e 16 de junho.

A Tele-UTI já foi utilizada para discutir casos de 165 pacientes internados com coronavírus nas cidades de Fortaleza, Recife, Belém, Macapá, São Luis, Rio Branco, Teresina e Salvador.

Veja depoimentos de profissionais que participaram das capacitações: