x
HCor conquista certificação internacional na área de ortopedia

HCor conquista certificação internacional na área de ortopedia

Certificado pela JCI (Joint Commission International), para as áreas de Artroplastia Total de Quadril e Artroplastia Total de Joelho, hospital é pioneiro no Brasil nesta certificação

O HCor (Hospital do Coração), acaba de receber a certificação da JCI – Joint Commission International – para as áreas de Artroplastia Total de Quadril (ATQ) e Artroplastia Total de Joelho (ATJ). Considerada a acreditação padrão ouro de qualidade ela é somente concedida à instituições que já possuem Acreditação Hospitalar. A principal patologia que leva o paciente a se submeter a uma artroplastia (procedimento que substitui uma articulação com desgaste por próteses, para possibilitar o retorno às atividades normais) é a osteoartrose (doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso).

No Serviço de Ortopedia do HCor, mais de 90% dos pacientes submetidos a artroplastia de quadril e joelho apresentam o diagnóstico de osteoartrose. O perfil dos pacientes que realizam ATQ e ATJ geralmente são idosos, com idade em média de 65 anos. “As mulheres são mais acometidas pela patologia. Mundialmente, afeta um em cada cinco homens, contra uma em cada três mulheres, com idade acima de 50 anos”, esclarece o Dr. Rene Abdalla, ortopedista e responsável pelo Instituto do Joelho do HCor.

Após a certificação da JCI, os programas ATQ e ATJ foram formatados com cerca de 10 indicadores que minimizam riscos e aumentam a segurança nos casos cirúrgicos de artroplastias de quadril e joelho. Sob a coordenação médica dos ortopedistas Prof. Dr. Rene Abdalla e Dr. Márcio de Castro Ferreira, uma das grandes conquistas dessa certificação foi a adesão ao corpo clínico para a administração consciente do uso de antibióticos, pois no mundo inteiro esse é um grande desafio, uma vez que a população está cada vez mais resistente a ação antimicrobiana.

De acordo com a gerente de Qualidade e Melhores Práticas Assistenciais do HCor, Seméia Corral, com esta certificação, o HCor tem como objetivo seguir as diretrizes internacionais, para monitorar a performance de todas as equipes, bem como a aderência da fisioterapia e auto cuidado destes pacientes.

Programa de Cuidados Clínicos de Artroplastia do HCor

Este programa oferece ao paciente e ao médico o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada na assistência desses procedimentos, com o objetivo de uma recuperação segura e efetiva. Ele beneficia o paciente por meio da assistência integrada de toda a equipe, durante a internação, e após a alta hospitalar.

Com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas, que atuam de forma coordenada e integrada, o programa proporciona a melhor qualidade assistencial aos pacientes.

O cuidado com o paciente após a alta hospitalar

Este programa monitora os pacientes no pós alta por meio de ligações telefônicas (follow-up) com o intuito de monitorá-los, bem como estimular o auto cuidado, a adesão à fisioterapia, atividade física moderada e mudanças de hábitos de vida. “Em relação a mudança nos hábitos de vida, é importante que o paciente controle o peso corporal, pratique alguma atividade física moderada orientada para manter a musculatura adequada e consequentemente a vida útil da prótese”, acrescenta Seméia Corral.

 A importância da certificação JCI para a área de ortopedia do HCor

Esta certificação visa a melhoria contínua dos processos assistenciais, incentivando a cultura de qualidade e segurança para os pacientes e profissionais, e como também o monitoramento dos resultados do programa. “Para o HCor ser o pioneiro no Brasil a receber essa certificação, reforça o compromisso junto aos nossos pacientes de entregar sempre um atendimento de qualidade baseado nas melhores práticas assistenciais. O projeto iniciou em 2014 com a ATJ – Artroplastia Total de Joelho -, e em 2016 iniciamos o programa de ATQ – Artroplastia Total de Quadril”, explica Seméia Corral.

Durante o processo de certificação, um avaliador internacional verificou os procedimentos de segurança, assistência, corpo clínico e equipe multidisciplinar. “Uma vez concedido o selo de certificação da Joint Commission International, a instituição se compromete a renová-lo a cada três anos, reforçando o compromisso com os melhores resultados de saúde para artroplastias. O HCor já possui certificações para os programas de IC (Insuficiência Cardíaca) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e, agora, conquistamos mais uma certificação de artroplastias, para reforçar o compromisso de qualidade na assistência ao paciente”, comenta.