x
HCor e a BRICNet iniciarão mais um estudo clínico para tratamento de pacientes com Covid-19

HCor e a BRICNet iniciarão mais um estudo clínico para tratamento de pacientes com Covid-19

Este estudo avaliará uma nova forma de modular a resposta inflamatória nestes doentes através do uso de antisenso de RNA.

O antisenso é uma cadeia de RNA que atua bloqueando a molécula de RNA mensageiro e, desta forma, a síntese proteica. A Ionis Farmacêutica desenvolveu um antisenso capaz de bloquear a via da calicreína-cinina. Esta via está envolvida com a fisiopatologia do edema pulmonar e vasodilatação que afeta pacientes com Covid-19.  É um estudo de fase II, de iniciativa do investigador.

O estudo é bastante simples. A medicação é feita em dose única, subcutânea e o estudo será duplo-cego, placebo-controlado. Poderão ser incluídos pacientes com Covid-19 e menos de sete dias de sintomas que estejam em uso de dois ou mais litros de oxigênio. Pacientes já em ventilação mecânica e mulheres em idade fértil não poderão ser incluídos. O estudo pretende incluir 90 pacientes rapidamente.

Alguns aspectos do estudo merecem atenção:

  1. Uso de terapia inovadora, que atua em mecanismo fisiopatológico distinto na Covid-19. Não há nenhum outro estudo semelhante em andamento. Este estudo pode reforçar o pioneirismo da BRICNet e do HCor no desenvolvimento e validação de novas terapias para Covid-19.
  2. Dose única subcutânea de tratamento. Nenhuma outra intervenção medicamentosa além desta.
  3. Seguimento pós-alta centralizado (a ser realizado pelo Hospital Moinhos de Vento), sem necessidade de seguimento pelo centro participante.
  4. CRF eletrônica amigável e com coleta simplificada de dados.
  5. Remuneração adequada aos centros participantes (taxa de início; startup e remuneração por paciente incluído).
  6. Todo suporte do HCor e BRICNet para condução do estudo.
  7. Exames laboratoriais específicos serão realizados por laboratório central, para não onerar o centro participante.

Caso você tenha interesse em obter mais informações, preencha o link: https://forms.gle/Cqa7thKMbjYL5wLW6 ou envie um e-mail para fzampieri@hcor.com.br.”