HCor inicia pré-cadastro de candidatos para estudo de nova vacina contra Covid-19

O Instituto de Pesquisa do HCor e a Farmacore, startup de biotecnologia, firmaram parceria para condução dos estudos clínicos da vacina Versamune MCTI, imunizante desenvolvido para combater a Covid-19. Esta pesquisa da vacina está sendo financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Rede Virus MCTI.

Este estudo passará por aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da ANVISA antes de ser iniciado. A expectativa é que as autorizações estejam formalizadas na primeira quinzena deste mês (junho).

Conteúdo omitido em função das suas preferências de privacidade.
Configure suas preferencias de privacidade.

Sobre o estudo:

A Versamune MCTI é feita a partir de uma proteína viral recombinante, a subunidade S1 da proteína S (Spike) do SARS-CoV-2 somada a um sistema carreador/adjuvante, que funciona como um veículo para carregar a proteína recombinante pelo corpo e impulsionar a ação dos linfócitos T. Vacinas como essa são consideradas de segunda geração, já que utilizam tecnologias mais recentes do que as de primeira — as do tipo vírus inativado.

Com previsão de início para junho de 2021, os testes de fase I e II contarão com a inclusão de 360 voluntários. Poderão participar da pesquisa pessoas acima de 18 anos, que ainda não tenham sido imunizadas com outras vacinas para SARS-CoV-2 (Coronavac, Astra Zeneca e Pfizer) e que não tenham tido Covid-19. Não serão incluídos pacientes que tenham doenças crônicas que estejam descompensadas (ou seja, que tenham precisado de atendimento hospitalar recente).

A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas. A avaliação clínica e a aplicação das vacinas acontecerão no HCor. A realização de exames para avaliar a resposta imune celular da vacina será realizada pelo laboratório LIM 56 da Faculdade de Medicina da USP.

“Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado por placebo. Dessa forma, por meio de sorteio, 240 participantes serão direcionados a receber a vacina e 120 receberão o placebo”, explica Alexandre Biasi, diretor do Instituto de Pesquisa do HCor.

Clique aqui e faça seu pré-cadastro.

Atenção: Seu pré-cadastro não garante a sua participação no estudo.

Seus dados preenchidos no formulário serão avaliados pela equipe do Instituto de Pesquisa do HCor e serão mantidos anonimizados e sob estrita confidencialidade, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei 13.709/2018).

Caso haja a possibilidade de participação em um estudo clínico, a equipe do Instituto de Pesquisa do HCor entrará em contato com você.

Sobre o Instituto de Pesquisa do HCor

O Instituto de Pesquisa HCor foi inaugurado em 2007. Desde o início, foi concebido para ter como
grandes diferenciais o desenvolvimento, a execução e a publicação de estudos clínicos de grande porte e
alto impacto.

Os estudos elaborados pelo Instituto de Pesquisa HCor sempre foram focados em temas como: impacto clínico, mudanças de
diretrizes nacionais e internacionais, influência em políticas de saúde, melhoria de prática clínica, aplicabilidade
prática imediata dentro do cenário de prevenção e tratamento de enfermidades prioritárias.

SAIBA MAIS:

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do HCor são reconhecidos por revista científica conceituada no mundo