x
HCor na 8ª edição do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo

HCor na 8ª edição do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo

HCor difunde conceito de prevenção durante a 8ª edição do Tour do Brasil/ Volta Ciclística de São Paulo

Referência em cardiologia e medicina do esporte, o HCor – Hospital do Coração marca presença durante evento que percorre estradas de nove cidades paulistanas

Entre os dias 16 e 23 de outubro acontece a 8ª edição do Tour do Brasil/ Volta Ciclística de São Paulo. A disputa teve sua largada em Marília e, durante os oito dias de prova, os ciclistas passarão por cidades como Bauru, São Carlos, Rio Claro, Sorocaba, Atibaia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Jundiaí e finalizam em São Paulo.

Serão mais de 1000 quilômetros, com etapas longas, curtas, de montanha e contra-relógio, características técnicas que a definem como a melhor prova do País e uma das mais importantes das Américas. O nível técnico da competição deverá ser um dos mais elevados dos últimos anos envolvendo 14 grupos brasileiros e seis estrangeiros, incluindo um da Europa.

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, referência em cardiologia e medicina do esporte, marcará presença durante todo o percurso do evento com ambulâncias para possíveis atendimentos, durante e após as provas.

No caso do ciclismo que envolve diversas articulações do corpo, principalmente as inferiores, é importante o atleta seguir um ritmo de treinamento que envolva disciplina, técnica, conhecimento dos limites do corpo e prevenção de lesões.

“É importante que as pessoas procurem um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Saber quais os limites do corpo e o nível de condicionamento físico ajudam em uma atividade prolongada e saudável. No HCor temos o serviço de check-up para os esportistas e também para atletas profissionais, com o que há de mais moderno em medicina esportiva no acompanhamento de cada caso”, salienta Dr. César Jardim, cardiologista do Hospital do Coração.

Para um bom exercício o especialista dá algumas dicas que podem auxiliar nas práticas seguras das atividades físicas:

  • Alongue a parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna. Além de melhorar o desempenho na corrida, a prática ativa a circulação;
  • Atenção para postura: mantenha as costas retas e o corpo levemente inclinado para frente;
  • Os joelhos não podem ultrapassar a linha dos quadris;
  • Utilize roupas leves e um tipo de tênis adequado ao exercício;
  • Utilize equipamentos de segurança como, por exemplo, capacete, joelheiras e cotoveleiras para evitar lesões em caso de queda.


Clique aqui e acompanhe as etapas da prova por fotos.