HCor recebe selo ouro de desempenho para tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio

HCor recebe selo ouro de desempenho para tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio

Recebemos o Prêmio Gold Performance Achievement Award 2020 do American College of Cardiology, que contempla o compromisso e o sucesso em implementar um elevado padrão no tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).

O prêmio reconhece a aplicação das melhores práticas clínicas no cuidado especializado para pacientes com ataque cardíaco e significa que o hospital atingiu o objetivo de tratar esses pacientes nos níveis determinados pelas diretrizes e recomendações clínicas do American College of Cardiology / American Heart Association.

Para receber o Prêmio MI de Desempenho Ouro, mensalmente, são encaminhadas informações dos pacientes atendidos com IAM. “Preenchemos dados padronizados que são comparados entre os diferentes hospitais que participam do registro, dentre eles tempo de atendimento e taxa de mortalidade, por exemplo”, explica o Dr. Leopoldo Piegas, cardiologista e coordenador do Programa do Infarto Agudo do Miocárdio do HCor

A cada trimestre, o hospital é contemplado com um relatório comparativo com mais de 300 dados e diferentes scores, tendo obtido, neste ano, um resultado que o coloca entre os 10% das instituições com as melhores classificações para o selo.

A adesão integral ao registro envolve as instituições em um processo robusto de melhoria da qualidade geral do cuidado prestado aos pacientes com ataque cardíaco.

“Há seis anos, o HCor participa espontaneamente do American College of Cardiology, junto a mais de dois mil hospitais, a maioria dos Estados Unidos. Esse benchmarking nos permite avaliar constantemente nosso desempenho no atendimento aos pacientes com infarto agudo do miocárdio, aperfeiçoando fluxos e técnicas constantemente”, ressalta Piegas.

“Como ganhador do Prêmio Gold, o HCor se estabeleceu como líder na definição do padrão nacional para melhorar a qualidade do atendimento em pacientes com infarto agudo do miocárdio”, afirma Michael C. Kontos, MD, FACC, presidente do NCDR Chest Pain – MI Registry Steering Subcommittee, Virginia Commonwealth University Medical Center.

“Ao atender aos requisitos de premiação estabelecidos no registro, o HCor demonstrou o compromisso de fornecer um tratamento confiável e abrangente para pacientes com infarto agudo do miocárdio com base nas recomendações atuais de diretrizes clínicas”, destaca Michael.

Programa de Cuidados Clínicos HCor

O HCor foi o primeiro hospital do Brasil a receber a certificação de qualidade internacional da Joint Commission International (JCI) para um programa clínico de Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, em 2013 (sendo recertificado em 2015 e 2018). Isto confirma a qualidade e segurança na assistência para os seus pacientes durante a internação e após a alta hospitalar.

Todo o atendimento desses pacientes infartados é conduzido por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais.

O time atua de forma integrada, com o objetivo de melhorar os resultados do diagnóstico e tratamento e promover a educação do paciente e seus familiares, com acompanhamento pós-alta, por meio de contato telefônico para verificar adesão ao tratamento, e encaminhamento precoce se houver demanda, reduzindo o risco de readmissões.

A atuação de uma equipe múltipla também garante que o paciente tenha atendimento especializado independentemente da complicação que possa vir a ter.