Nutricionista do HCor indica alimentos que auxiliam no combate à TPM

Nutricionista do HCor indica alimentos que auxiliam no combate à TPM

Frutas e legumes vermelhos e alaranjados, aveia, chocolate 70% cacau, peixes e banana ajudam a minimizar os sintomas do mal que atinge as mulheres. O inchaço pode ser evitado com a ingestão de aproximadamente oito copos de água diariamente, prática de atividade física, além de evitar o excesso de sal, açúcar e gordura

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os sintomas mais comuns dessa alteração hormonal são: cólica, inchaço, dor de cabeça, irritação e desânimo. A alimentação rica em vitaminas A e B6, magnésio e os aminoácidos tirosina e triptofano são substâncias capazes de reduzir alguns sintomas da temida TPM.

Durante o período lúteo, última fase do ciclo menstrual, ocorre uma queda na circulação de serotonina, devido as alterações hormonais. “Para regular o humor nesta fase pode ser interessante consumir aminoácidos como: triptofano e tirosina, que ajudam a sintetizar a serotonina”, explica Camila Torreglosa, nutricionista do HCor – Hospital do Coração – , em São Paulo.

Nesta etapa alguns alimentos podem ser consumidos para amenizar os sintomas da TPM:

  • Frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas como: cenoura, abóbora,tomate, morango, melancia, laranja, tangerina;
  • Espinafre, brócolis e couve-manteiga;
  • Banana;
  • Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanha do Pará;
  • Aveia;
  • Leite e derivados magros;
  • Semente de abóbora e girassol;
  • Chocolate 70% cacau;
  • Peixes.

Durante a síndrome pré menstrual, a mulher tende a consumir mais calorias, principalmente as encontradas em carboidratos refinados – açúcar, doces, pães,massas e gordura -, além do consumo de bebida alcoólica. “Isto ocorre porque estes alimentos, de certa forma trazem alivio aos sintomas emocionais”. No entanto, pode ocorrer a elevação do percentual de gordura corporal. Isto significa ganhar peso na forma de gordura e não de água (inchaço) como muitas mulheres apresentam”, explica Torreglosa.

De acordo com a nutricionista do HCor para aliviar o inchaço, comum durante a TPM, o ideal é fazer atividade física, beber aproximadamente oito copos de água (200 ml) e fazer entre seis e oito refeições diariamente. Evitar o consumo de açúcar e sal em excesso, álcool, carne vermelha gordurosa e frituras, certamente irão ajudar para o corpo não inchar. “É muito importante evitar muitas horas em jejum, assim impede-se a hipoglicemia e a vontade de consumir alimentos doces”, finaliza a nutricionista do HCor.