x
Os esportes campeões em lesões do joelho

Os esportes campeões em lesões do joelho

De janeiro a abril deste ano, 600 pessoas chegaram ao Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, pelo mesmo motivo: problemas no joelho provocados durante as atividades físicas. E foi com base nas queixas desses pacientes que o ortopedista Rene Abdalla, do Instituto do Joelho do HCor, mensurou o impacto de algumas práticas nessas circunstâncias.

“O futebol foi a causa de mais da metade dos acidentes”, revela o médico. “Tirando a popularidade do esporte no país, não há uma razão específica para tamanha discrepância”, avalia Abdalla.

Fisioterapia, analgésicos e procedimentos cirúrgicos são os recursos que costumam entrar em campo para remediar a situação. Em relação à prevenção, além do alongamento e do aquecimento, vale investir na musculação pelo menos três vezes por semana.

O ranking das atividades físicas que mais danificaram joelhos

1. Futebol (55%)
2. Artes marciais (16%)
3. Basquete (12%)
4. Treino na academia (8%)
5. Tênis (5%)
6. Outros (4%)

Prevenindo lesões

Trabalhar o equilíbrio, a consciência corporal e a resistência é o conselho para evitar entorses e traumas nos joelhos, segundo o ortopedista Moisés Cohen, professor da Universidade Federal de São Paulo. Para isso, são recomendados exercícios com plataformas móveis, bola suíça e afins.

Fonte: Abril Saúde