Informações gerais para o atendimento de síndromes gripais

Informações gerais para o atendimento de síndromes gripais

Devido ao cenário atual e risco de escassez de exames diagnósticos para detecção dos vírus responsáveis pela síndrome gripal, a coleta do RT-PCR para a Covid-19 e teste rápido para Influenza será realizada em nosso Pronto-Socorro apenas em pacientes com indicação de internação, idosos, gestantes ou na presença de condições de saúde que podem vir a evoluir para formas graves.

Ressaltamos que estamos com o tempo de espera em nosso pronto-socorro de síndrome gripal maior do que o habitual.

Caso queira mais informações sobre as infecções virais e respiratórias: Covid-19, Influenza (gripe) e outras viroses.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais.

Para que você tenha um melhor atendimento em nosso hospital, separamos as principais perguntas e respostas para auxiliar em suas dúvidas:

1. Como é o atual fluxo de atendimento no pronto-socorro?

Ao chegar no hospital, o paciente é direcionado para uma de nossas duas instalações, de acordo com seus sintomas: uma leva à ala de queixas de síndrome gripal e a outra para o espaço dedicado a diferentes condições clínicas.

2. Qual o tempo de espera para o atendimento no pronto-socorro?

Normalmente, o atendimento é realizado em um período previsto mais curto. Com a pandemia da Covid-19 e o surto recente de Influenza, o tempo de espera no pronto-socorro de síndrome gripal se encontra maior que o habitual, dependendo da quantidade de pessoas presentes no local.

3. Como está sendo o atendimento para síndromes gripais e Covid-19? Estão sendo realizados testes para as doenças?

No caso de sintomas gripais, além do atendimento médico, o paciente poderá ser encaminhado para realizar o teste de Covid-19 (PCR) ou de Influenza (antígeno), dependendo da indicação feita pela equipe médica responsável. Também está disponível o Coleta Fácil, um drive-thru para que os pacientes possam realizar os testes em carros no estacionamento do pronto-socorro (mediante pedido médico e obrigatoriedade de agendamento prévio), de maneira rápida e segura. Além dele, o serviço de Coleta Domiciliar também realiza as testagens nas residências.

4. Em quanto tempo os resultados dos testes de Covid-19 e Influenza estão sendo disponibilizados?

Os resultados do teste de Covid-19 ficam disponíveis em nosso site em até 48 horas após a realização do procedimento. Já o de Influenza, em até três horas. As informações também podem ser consultadas no nosso app, disponível nas principais lojas de aplicativos. Clique aqui e baixe no seu celular para contar com mais esta praticidade.

5. Quando devo ir ao pronto-socorro de síndrome gripal?

A procura de serviços de emergência é indicada para pacientes com síndromes gripais e presença de sinais de alerta como febre alta e persistente, pressão ou dor no peito, desmaios ou sensação de desmaio, sonolência excessiva ou alteração do nível da consciência, lábios arroxeados (cianose), falta de ar/ desconforto respiratório ou saturação de oxigênio menor do que 94%.

6. Se não tenho sintomas gripais, posso ir ao pronto-socorro?

Além da ala destinada a pacientes com sintomas gripais, nosso pronto-socorro conta com um outro espaço exclusivo para outras condições clínicas.

7. O que devo levar para meu atendimento no pronto-socorro?

Apresente na recepção um documento pessoal com foto e a carteirinha do convênio.

8. Os protocolos do Hcor Mais Seguro estão sendo adotados em todo hospital?

Pronto-socorro, consultórios médicos, centro diagnóstico, centro cirúrgico, salas de hemodinâmica e unidades de internação estão altamente adaptados para garantir eficiência e segurança no atendimento médico.

9. Quais as principais melhorias estabelecidas pelo procedimento?

  • Fluxos e locais exclusivos (pronto-socorro e centros cirúrgicos) para pacientes com queixas respiratórias e com outras condições clínicas;
  • Equipe médica e equipamentos distintos para os dois grupos de pacientes;
  • Testes de Covid-19 e de Influenza (H3N2) nos atendimentos e serviços;
  • Distanciamento social nas salas de espera e fornecimento de máscaras e álcool gel em toda estrutura;
  • Ponto de triagem para aferição de temperatura e breve questionário clínico;
  • Redução no número de acompanhantes por pacientes;
  • Locais de exames laboratoriais e especialidades apartados do ambiente hospitalar.

10. O que é o Hcor Mais Seguro?

É um procedimento adotado desde o começo da pandemia da Covid-19, no qual alguns fluxos e processos foram redesenhados para proporcionar um ambiente seguro aos nossos pacientes, médicos e colaboradores. Além disso, foram implementamos rígidos protocolos de segurança e de triagem nas unidades de atendimento para manter a assistência integral aos pacientes.

O agendamento pode ser realizado pelo fone: (11) 3889-3939 ou pelo botão abaixo: