São Silvestre 2011

São Silvestre 2011

O HCor – Hospital do Coração encerra o calendário esportivo com a participação na 87º edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no próximo dia 31 de dezembro, com apoio por meio de 30 ambulâncias UTI´s para o pronto-atendimento dos atletas durante todo o percurso de 15 quilômetros. Será entregue aos participantes Revistas do Coração – por meio de matérias sobre a importância da atividade física e como elas devem ser realizadas de maneira correta, com dicas sobre cuidados com o corpo, articulações, alimentação, entre outros.

Os iniciantes da prática de atividade física podem realizar exercícios físicos moderados quatro dias por semana – 60 minutos por vez e incluir caminhadas aceleradas de 15 minutos.

Para os atletas profissionais que vão participar da corrida, é importante acelerar o treino, fortalecer a preparação física e balancear a dieta. Quem começou a correr agora e vai participar da São Silvestre, tenha muito cuidado para não prejudicar seu corpo, pois a corrida exige bastante preparo físico do atleta.

Hospital do Coração e o incentivo da prática esportiva
O HCor incentiva a prática de atividade física como forma para levar uma vida com muito mais qualidade. Para atender sendentários, iniciantes, esportistas e atletas, o HCor possui um Centro de Ortopedia e Medicina Esportiva reconhecido internacionalmente, além de contar com o Instituto do Joelho e Sport Check-up.

O Sport Check-up HCor
O Sport Check-up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Indicado para atender aos mais variados perfis de clientes: sedentários, esportistas iniciantes e não assíduos, atletas amadores e profissionais.

O serviço oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta ainda com profissionais altamente qualificados, com a estrutura de ponta do Centro de Diagnósticos do HCor e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia, medicina do esporte e, à partir do próximo mês, um fisiologista fará parte da equipe.

Muitos exemplos demonstram o perigo que existe em exigir melhor desempenho do corpo sem antes avaliar de forma completa e científica os seus verdadeiros potenciais. Além de complicações imediatas e de alta gravidade, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões osteoarticulares, que às vezes chegam a incapacitar os esportistas e atletas para o exercício da sua atividade. O oposto também gera problemas.

Os conhecimentos científicos modernos indicam que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças degenerativas cardiovasculares e do metabolismo como o diabete e a síndrome metabólica. A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção e manutenção da saúde.

O Instituto do Joelho HCor – tem como o objetivo de aperfeiçoar e atualizar técnicas cirúrgicas e de reabilitação (fisioterapia), o Instituto do Joelho propõe um atendimento de alto nível à esportistas de todos as modalidades, bem como de doenças da cartilagem articular em idosos (artrose). Por meio de consultas e avaliações realizadas por uma equipe multiprofissional, o Instituto do Joelho define o melhor tratamento com resultado final no mais curto espaço de tempo.

Aliado aos mais altos padrões de tecnologia para o tratamento das lesões do joelho, o Instituto disponibiliza de máquina de isocinético para avaliação computadorizada da musculatura ao redor do joelho, Balance System, que tem a finalidade de mensuração e treinamento da agilidade da articulação. Além disso, o Instituto conta também com o SportsMetric™, que tem como objetivo a prevenção de lesões bem como a avaliação de retorno ao esporte. Sendo a única unidade licenciada pelo método em toda America do Sul. Nos exames para avaliação ligamentar o setor dispõe do Artrometro KT-2000™ que objetiva a quantificação da frouxidão ligamentar em milímetros assistida por computador.

Centro de Ortopedia e Reabilitação no Esporte
Considerada um dos mais importantes centros nacionais da especialidade, o Centro de Medicina Esportiva do HCor reúne uma equipe altamente especializada com os mais modernos recursos tecnológicos para dar assistência a todas as patologias ortopédicas.

 

Anote na agenda:

87ª Edição da São Silvestre
Dia: 31/12/2011 – A partir das 15hs
Largada: Av. Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo – MASP
Chegada: Praça Túlio Fontoura, em frente ao Obelisco do Ibirapuera