17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

Celebrado no dia 17 de setembro, o “Dia Mundial da Segurança do Paciente” tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde.

Os danos ao paciente por eventos adversos são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Estima-se que 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais, nos países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes. Enquanto calcula-se que um em cada 10 pacientes seja prejudicado enquanto recebe atendimento hospitalar, em países de alta renda.

Reconhecendo a segurança do paciente como central na prestação de atenção à saúde e no fornecimento da cobertura universal de saúde, a OMS e o Reino Unido lançaram em conjunto o “Global Patient Safety Collaborative”. O objetivo dessa iniciativa é garantir e ampliar a ação global em relação à segurança do paciente e colaborar estreitamente com países de baixa e média renda para reduzir os danos evitáveis aos pacientes e melhorar a segurança de seus sistemas nacionais de saúde.

 

Qualidade e segurança com os pacientes HCor comprovada com a conquista de importantes certificações

Aqui no HCor, está em nosso DNA proporcionar cuidado e carinho para pacientes e seus familiares, além de garantir total segurança a todos, incluindo colaboradores, que são estimulados constantemente pela cultura de qualidade e segurança do paciente tão presente em nosso hospital, com ações traduzidas por meio de cuidados e atenção nos processos, acompanhamentos de dados e informações monitoradas de forma contínua que permitem a implementação de melhorias. Com isso, desempenho clínico que, em conjunto com as equipes multidisciplinares, alcançam resultados importantes que colocam o hospital entre as melhores instituições de saúde do mundo.

Prova disso é a conquista internacional pela Joint Commission International (JCI), que aconteceu pela primeira vez em 2006, e vem sendo renovada a cada três anos. Em 2019, conquistamos o 5º ciclo da Acreditação Hospitalar, evidenciando o crescimento, maturidade e cultura institucional sustentada e confiável, colocando o HCor como um hospital de excelência nacional e reconhecido internacionalmente.

Além disso, o HCor também conquistou a Certificação por Distinção de Serviços de Neurocirurgia, em 2019, pelo IQG, uma das maiores instituições acreditadoras e tornou-se o primeiro hospital a ter esse reconhecimento pela excelência na gestão de processos e programas clínicos. E a mais recente conquista é o Platinum Performance Achievement Award, considerado o prêmio máximo concedido pelo American College of Cardiology (ACC), que reconhece o compromisso e o sucesso em implementar um padrão mais elevado no tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).