x
Sintomas do infarto: cansaço e náusea são sinais do problema

Sintomas do infarto: cansaço e náusea são sinais do problema

Algumas doenças não apresentam os mesmos sintomas em homens e mulheres e o infarto é uma delas. Nos homens, a dor no peito vem acompanhada de vômito e sudorese. Segundo um estudo conduzido pelo Centro Médico de Lakeland, na Flórida, e realizado com mais de um milhão de pacientes nos Estados Unidos, cerca de 40% das mulheres infartadas não sentiram a tão falada dor no peito.

Por isso, é preciso ficar atenta a outros sintomas de infarto. Magaly Arrais, cardiologista e cirurgiã cardíaca do Hospital do Coração em São Paulo, explica a doença.

O que é

A especialista explica que o infarto acontece em decorrência da oclusão arterial. Sem receber o sangue, o tecido não irrigado necrosa e morre o que compromete o funcionamento do coração.

Sintomas

“As mulheres se queixam mais de dor nas costas, cansaço, queimação no estômago e náusea”, afirma a médica. O problema é que esses sinais nem sempre são relacionados ao coração, sendo associados a problemas gastrointestinais ou ortopédicos. Segundo a especialista, obesidade, sedentarismo, descontrole do diabetes e dos níveis do colesterol, tabagismo, estresse do dia a dia e a pressão arterial elevada aumentam as chances do infarto.

Infarto em mulheres

De acordo com Magaly, estimativas apontam que a probabilidade de a mulher morrer de infarto é 50% maior quando comparada aos homens. “Um das explicações está ligada ao menor calibre das artérias das mulheres, o que faz com que as placas ateromatosas se fechem causando obstrução”, explica.

Além disso, o estrógeno tem função vasodilatadora, evita o acúmulo do LDL, o colesterol ruim, e facilita o HDL, colesterol bom. “Na menopausa, período em que as mulheres estão mais velhas e mais propensas a males cardiovasculares, o estrógeno apresenta queda progressiva e diminuição desse efeito protetor”, argumenta.

Fonte: VIX