x
Urologista do HCor alerta: exames de próstata devem começar antes dos 40 anos

Urologista do HCor alerta: exames de próstata devem começar antes dos 40 anos

27/11 – DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

No Brasil, cerca de 60% dos pacientes têm a doença diagnosticada já em fase avançada; Ausência de sintomas camufla o surgimento e o crescimento do tumor; Exames preventivos ajudam a descobrir a doença em estágio inicial aumentando as chances de cura 

Quando o assunto é câncer, doença que deverá registrar aproximadamente 600 mil novos casos neste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente quando se considera que boa parte da população nem sempre dá a devida atenção ao problema. O câncer de próstata, por exemplo, apontado como um dos tumores de maior incidência, acomete um em cada seis homens acima dos 40 anos – somente neste ano, devem ser registrados cerca de 61 mil novos casos.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado na próxima segunda-feira (27/11), o cirurgião urológico do HCor – Hospital do Coração, Antonio Corrêa Lopes Neto alerta para a falta de sintomas da doença. “Não há sinais e nem alterações clínicas significativas que podem levantar alguma suspeita. A ausência de sintomas camufla o surgimento e o crescimento do tumor. Como não sentem nada, muitos homens não procuram o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente”, destaca. “É importante reforçar que a consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos, principalmente em homens com antecedentes familiares, pele negra e obesos, que soa os principais fatores de risco relacionados a este tipo de tumor.”

Dicas de prevenção
Aliados a esses fatores, segundo Dr. Lopes, constam hábitos alimentares pouco saudáveis. Uma alimentação rica em gordura animal, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde e predispor o desenvolvimento de câncer de próstata. “Controlar o peso e a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais como brócolis, frutas e tomares na dieta, pode ajudar na proteção contra este tipo de câncer”, orienta Dr. Lopes. Confira algumas dicas:

  • Evite bebidas alcóolicas ou consuma com moderação;
  • Reduza a quantidade de gordura na alimentação, principalmente de origem animal;
  • Procure consumir com regularidade alimentos ricos em vitaminas A e D, tomate e castanha do Pará;
  • Pratique, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia.

Campanha
Para conscientizar a população, o HCor lançou um hotsite especialmente sobre o câncer de próstata com informações sobre a doença, orientação médica e dicas de prevenção. Acesse http://bit.ly/2BcZy9g e saiba mais!