A importância do check-up na prevenção de doenças

Hipertensão e diabetes fazem parte da lista de doenças muitas vezes silenciosas que acabam sendo diagnosticadas durante avaliação

A importância do check-up na prevenção de doenças

Tradicionalmente, a chegada do ano novo é marcada pela programação de novos planos para os próximos 365 dias. Emagrecer, começar academia, largar o cigarro e impulsionar a carreira profissional estão entre os itens mais recorrentes dessetipo de lista. Os médicos sugerem fortemente que se inclua nesta relação um item de saúde: o check-up. Começar o ano com um bom diagnóstico pode A importância do check-up na prevenção de doenças Hipertensão e diabetes fazem parte da lista de doenças muitas vezes silenciosas que acabam sendo diagnosticadas durante avaliação ajudar a prevenir problemas para o restante dos meses. Mais do que isso, a médio e longo prazo contribui para impactar de forma positiva a qualidade e expectativa de vida.

“Nos anos 70, havia ainda uma cultura de só fazer um exame quando algo não estava bem no organismo”, afirma o Dr. César Jardim, cardiologistae responsável pelo Clinic Check-up do HCor. “Felizmente, hoje em dia essa percepção mudou, graças à quantidade maior de informações circulando sobre questões como os fatores de risco”, acrescenta o cardiologista. Hipertensão e diabetes fazem parte da lista de doenças muitas vezes silenciosas que acabam sendo percebidas em um bom check-up.

O Clinic Check-up opera com o conceito de concentrar os vários tipos de exames necessários em um espaço de poucas horas, de forma a otimizar o tempo dos pacientes

A exemplo de outros serviços do tipo, o Clinic Check-up opera com o “Nos anos 70, havia ainda uma cultura de só fazer um exame quando algo não estava bem no organismo. Felizmente, hoje em dia essa percepção mudou, graças à quantidade maior de informações circulando sobre questões como os fatores de risco” conceito de concentrar os vários tipos de exames necessários em um espaço de poucas horas, de forma a otimizar o tempo dos pacientes. A lista de análises foi aumentando ao longo das últimas décadas para se tentar antecipar ou detectar o maior número possível de problemas.

A importância do check-up na prevenção de doenças

O HCor tem uma das relações mais extensas do mercado, que vem sendo ampliada ao longo dos últimos anos. Hoje, além de exames básicos como laboratoriais, ecocardiograma, teste ergométrico, o protocolo inclui ainda audiometria, oftalmologia e dermatologia,entre outros procedimentos.

Essa bateria de exames é o suficiente para prevenir ou detectar todos os problemas possíveis? “Em medicina, nunca podemos falar em perfeição, mas fazemos um check-up de alta sensibilidade, bem próximo de 100% de garantia”, afirma Dr. César. A percepção sobre a importância do procedimento leva um número cada vez maior de empresas a exigir de seus funcionários um check-up periódico, com objetivo de prevenir doenças e, consequentemente, reduzir as taxas de absenteísmo. De acordo com as recomendações dos especialistas, é preciso fazer essa bateria de exames a partir dos 20 anos, uma vez a cada doze meses. Mas essa média pode variar conforme o perfil do paciente. Se ele não tiver fatores de risco e for jovem, é possível ter uma frequência de um check-up a cada dois anos. “Na outra extremidade, uma pessoa mais velha e com um histórico na família de doenças coronárias, a recomendação pode ser a de repetir os exames em um prazo menor que um ano”, explica o cardiologista.