BEXSERO

Meningocócica B

LABORATÓRIO PRODUTOR

GSK

DOENÇAS QUE PREVINEM

Doença meningocócica tipo B

FAIXA ETÁRIA DA BULA

De 2 meses a 50 anos

ESQUEMA VACINAL POR FAIXA ETÁRIA

De 2 a 5 meses 3 doses com a primeira dose administrada aos 2 meses, a segunda dose aos 5 meses e reforço após 1 ano de idade
11 meses 2 doses e 1 reforço
De 12 a 23 meses 2 doses e 1 reforço
Criança com mais de 2 anos 2 doses com intervalo de 1 mês

VIA DE ADMINISTRAÇÃO

IM

INTERVALO ENTRE AS DOSES

Menores de 2 anos 1 mês
Maiores de 2 anos 2 meses

CONTRAINDICAÇÕES

Pessoas que apresentaram anafilaxia após uso de componentes da vacina ou dose anterior.

REAÇÕES ADVERSAS

Crianças com menos de 2 anos podem apresentar febre alta com duração de 24 a 28 horas. Crianças com até 10 anos podem apresentar perda de apetite, sonolência, choro persistente, irritabilidade, diarreia, vômitos, erupções na pele, sensibilidade no local da aplicação e ao movimentar o membro onde a vacina foi aplicada. Reações locais como dor, calor, vermelhidão e inchaço. Crianças maiores de 11 anos podem apresentar cefaleia, náuseas, dor nos músculos e articulações, mal-estar e reações locais, como inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor.

ORIENTAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS VACINAÇÃO

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. A administração de paracetamol antes ou logo após a vacinação com a Bexsero® pode reduzir o risco de febre e não interfere na resposta imune à vacina. Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora. Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos, a medicação para dor pode ser utilizada, sob recomendação médica. Evitar aplicação simultânea da vacina Bexsero® com as vacinas tríplice bacteriana, pneumocócica conjugada, Haemophilus, influenza tipo b, poliomielite e hepatite B, para reduzir chance de febre alta após a vacinação. Sintomas sistêmicos podem ocorrer em até 72h após vacinação.

Voltar para lista (Centro de vacinação)