STAMARIL

Febre amarela

LABORATÓRIO PRODUTOR

SANOFI PASTEUR

DOENÇAS QUE PREVINEM

Febre amarela

FAIXA ETÁRIA DA BULA

A partir de 6 meses

ESQUEMA VACINAL POR FAIXA ETÁRIA

Crianças até 4 anos duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos
Acima de 4 anos não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal

VIA DE ADMINISTRAÇÃO

SC

INTERVALO ENTRE AS DOSES

Crianças até 4 anos duas doses aos 9 meses e aos 4 anos

CONTRAINDICAÇÕES

Crianças abaixo de 6 meses de idade. Indivíduos infectados pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por exame de laboratório. Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação. Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina. Gestantes, salvo em situações de alto risco de infecção, o que deve ser avaliado pelo médico; mulheres amamentando bebês com até 6 meses. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por 10 dias; pacientes submetidos a transplante de órgãos, pacientes com câncer, pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras), pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

REAÇÕES ADVERSAS

Cefaleias, náusea, diarreia, vômito, dor abdominal, mialgias, febre, astenia, dor, eritema, hematoma e dor no local da aplicação.

ORIENTAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS VACINAÇÃO

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. Em caso de febre, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora. Para crianças até 2 anos de idade, não aplicar simultaneamente com a vacina tríplice viral e aguardar intervalo mínimo de 30 dias entre as duas vacinas. Usar compressa com água gelada em caso de febre. Se necessário, administrar o antitérmico de costume. Sintomas sistêmicos podem acontecer de 7 a 10 dias a partir da aplicação.

Voltar para lista (Centro de vacinação)