Recomendações Em Relação Aos Medicamentos Na Insuficiência Cardíaca

Recomendações Em Relação Aos Medicamentos Na Insuficiência Cardíaca



RECOMENDAÇÕES EM RELAÇÃO AOS MEDICAMENTOS NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Seu médico irá prescrever uma combinação de medicamentos para tratar sua insuficiência cardíaca e para ajudar a controlar os sintomas.
Pode levar algum tempo para atingir a dose exata ou a combinação certa dos medicamentos, mas é importante tomar os medicamentos corretos com a melhor dose tolerada por você para obter os melhores resultados.
Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais com o uso dos medicamentos e muitos desses efeitos são temporários e desaparecem com o passar do tempo, caso apresente algum efeito colateral, comunique seu médico e nunca interrompa nenhum medicamento por conta própria.

Lembre-se: seu médico irá avaliar se é possível introduzir esses medicamentos e qual o melhor momento para iniciar com cada um deles. Alguns pacientes não toleram esses medicamentos, portanto será tratado de outra forma, com outras classes de medicamentos.

Uso Seguro e Racional de Medicamentos
Para garantir o uso seguro e eficaz de medicamentos, assim como a adesão ao tratamento, são necessários alguns cuidados.

Aquisição
• Tenha atenção no momento da compra do medicamento: confira o medicamento solicitado na receita médica com o produto adquirido. Verifique a data de validade do medicamento.

Armazenamento
• Mantenha os medicamentos em local apropriado, seco e arejado, longe do alcance das crianças e protegidos de luz e calor; sendo assim, não deixá-los no banheiro, na cozinha, em cima da geladeira, etc.
• Quando for recomendado guardar o medicamento na geladeira, este deverá ficar, preferencialmente, na 3a prateleira (não guardá-lo na porta da geladeira ou congelador).
• Mantenha o medicamento na embalagem original para preservar o número do lote e validade.

Efeitos colaterais
• Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais comuns que normalmente desaparecem ao término ou durante a continuidade do tratamento, como dor de cabeça, náuseas, tonturas, irritação gástrica, diarreia, alterações do sono. A qualquer sinal ou sintoma persistente e/ou estranho, procure o médico o mais rapidamente possível e siga suas orientações.

Uso seguro
• Não tome medicamento vencido, pois pode ser prejudicial a saúde. Se perceber alguma alteração na cor, sabor ou precipitação do medicamento, procure orientação com o farmacêutico.
• Alguns medicamentos não devem ser partidos, macerados ou mastigados; o ideal é sempre que possível mantê-los íntegros.
• Siga exatamente a prescrição medica. Informe a seu médico se tiver algum tipo de alergia a medicamentos, alimentos, corantes, látex ou outras substancias.
• Em caso de cirurgia, informe a seu médico ou dentista se faz uso de algum medicamento.
• Tome seu medicamento com água. Alguns medicamentos não podem ser tomados com leite, suco de frutas, refeição, etc.
• Tenha atenção na dose, via de administração, frequência, horário de administração, duração do tratamento. Não interrompa ou prolongue o tratamento sem consultar o médico.
• No caso dos colírios ou pomadas oftálmicas, não encoste o frasco ou bisnaga no olho ao aplicá-los, para evitar contaminação do produto. Jogue o medicamento fora após o termino do tratamento.
• Evite a automedicação. Nunca tome medicamentos sem orientação do médico.