x
Saiba como agir em caso de acidentes domésticos com crianças

Saiba como agir em caso de acidentes domésticos com crianças

Além de preveni-los, ter noções de primeiros socorros é fundamental para salvar a vida dos pequenos

É tempo de férias. Com a criançada em casa, é preciso redobrar a atenção para evitar os acidentes domésticos. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, eles ainda são a principal causa de morte até os 9 anos. Aspirações de objetos estranhos, afogamentos e quedas lideram o ranking dos atendimentos de crianças de 1 a 4 anos nos prontos-socorros nesta época do ano.

Segundo Abrão Cury, cardiologista do HCor – Hospital do Coração, ter noções básicas de primeiros socorros pode fazer toda diferença na hora de lidar com algum acidente envolvendo as crianças. O médico destaca ainda que pais e cuidadores devem adotar uma cultura permanente de prevenção dentro de casa. “É importante que os pais adaptem a casa e os espaços em que as crianças vivem e brincam, e usem dispositivos de segurança em escadas, quinas de móveis e piscinas, por exemplo”, orienta.

Aprenda como agir em casos de emergência:

Engasgos

Se a criança não desengasgar sozinha, abrace-a pelas costas, na altura do peito, e faça pequenas compressões com as mãos. Isso facilitará a saída do objeto ou alimento. Caso a criança esteja inconsciente, chame imediatamente uma ambulância.

Afogamento

Baldes, vasos sanitários e banheiras também são os vilões desse tipo de acidente. Evite deixar os pequenos próximos a esses objetos. Em caso de inconsciência, as manobras de reanimação devem priorizar as compressões torácicas.

Queimaduras

Jamais utilize técnicas caseiras, como pasta de dente, café ou manteiga na área ferida. Apenas lave com água fria e corrente. Se surgirem bolhas, mantenha-as, pois elas são a proteção natural da área queimada. O tratamento deve ser feito por um profissional de saúde especializado.

Quedas

Certifique-se de que não houve fraturas e faça uma compressa de gelo. Observe se a criança está pálida, inconsciente ou se há alterações no comportamento, como sonolência ou agitação excessiva. Diante de qualquer suspeita, vá ao pronto-socorro para descartar possíveis lesões mais graves.

Fraturas

Se há a suspeita de fraturas – se a região apresenta inchaço anormal -, mantenha a criança deitada e imobilizada. Evite ataduras muito apertadas e procure atendimento médico com urgência.

Cortes

Antes de qualquer coisa, lave a área com água e sabão. Para estancar o sangramento, faça pequenas compressões no local com o auxílio de um pano ou gaze. Em casos mais graves, o atendimento deve ser feito por um médico para que haja o controle do sangramento.

Fonte: Viva mais