Triatleta que realizou transplante de coração no HCor conquista ouro no Transplant Games of America 2018

Triatleta que realizou transplante de coração no HCor conquista ouro no Transplant Games of America 2018

Em parceria com o HCor no seu tratamento e reabilitação, Patrícia foi a primeira brasileira que realizou um transplante de coração a integrar um TGA na história.

A triatleta transplantada, Patrícia Fonseca, 33 anos, conquistou medalha de ouro na categoria triatlo da edição 2018 do Transplant Games of America (TGA). Realizada de 2 a 7 de agosto, em Salt Lake City, no estado de Utah, nos EUA, a competição é considerada como uma espécie de Panamericano entre os atletas que realizaram algum tipo de transplante.

“Além de ter sido a minha estreia na disputa, fui a primeira brasileira que realizou um transplante de coração a integrar um TGA na história”, revela Patrícia, que enfrentou 500 metros de natação, 20 km de ciclismo e 1,5 Km de corrida.

Paciente da Reabilitação Cardiopulmonar do HCor, onde realiza trabalhos de fortalecimento físico, Patrícia acrescenta que a sua parceria com o hospital vai muito além do que compreende a sua carreira como atleta. “O hospital tem uma importância central na minha vida. Primeiro porque foi no HCor onde realizei os procedimentos médicos que salvaram a minha vida. Depois porque foi durante os tratamentos, dentro do HCor, que decidi seguir o desafio de ser uma atleta que realizou um transplante de coração”, revela Patrícia.

“A essência do serviço de reabilitação não é apenas buscar o restabelecimento dos pacientes acometidos de doenças cardiovasculares como, por exemplo, infarto do miocárdio, angina, angioplastia coronária, cirurgia de revascularização miocárdica, mas também reduzir as chances de um novo evento e evitar que o primeiro evento possa acontecer. Os objetivos do serviço coincidem com a missão do HCor que é promover a recuperação da saúde, utilizando tecnologia de ponta e humanismo”, acrescenta Dr. Carlos Hossri, cardiologista responsável pelo Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor.

Sobre a Reabilitação Cardiopulmonar do HCor

Desenvolve um programa individualizado, coordenando toda a assistência de forma que os resultados sejam focados em intervenções que otimizem as atividades e a participação das pessoas atendidas. Um processo de avaliação direciona a abordagem do tratamento de acordo com as necessidades e os resultados esperados para cada pessoa, isto é, desenvolver a assistência com base na necessidade de cada um.