x
Viagem de avião longa pode causar trombose venosa profunda

Viagem de avião longa pode causar trombose venosa profunda

Cirurgião vascular do HCor, Dr. Gilberto Narchi, orienta a prevenção de trombose em casos de viagem de avião de longa duração como também explica a sua causa.

Janeiro é o mês das férias escolares e, consequentemente, o das viagens mais longas de avião com a família. Quem nunca sentiu aquele desconforto ao viajar por horas em poltronas apertadas? Para quem vai aproveitar esta época fora do país, é importante ter alguns cuidados durante a viagem, para evitar o risco da trombose venosa profunda. Muita gente desconsidera, mas uma série de hábitos típicos de viagem de avião podem ser extremamente prejudicial se forem combinadas com outras complicações de saúde: ar condicionado potente, não beber água regularmente (possível desidratação) e, principalmente, não movimentar as pernas com frequência.

 A má circulação dos membros inferiores quando associada a fatores genéticos, obesidade, diabetes, sedentarismo, hipertensão e tabagismo pode causar a trombose venosa profunda. Não à toa, a doença, neste caso, pode também ser chamada de “trombose dos viajantes”. “A trombose venosa profunda, ou trombose do viajante, é a formação de coágulos no sangue. A doença pode ocorrer durante uma viagem de avião de longa duração porque o passageiro fica sentado por muito tempo durante o voo, o que represa a circulação sanguínea nos membros inferiores”, esclarece o Dr. Gilberto Narchi, cirurgião vascular do HCor (Hospital do Coração).

 Trombose venosa profunda ou “mal da classe econômica”

Por que o problema é conhecido como “mal da classe econômica”? Para o cirurgião vascular do HCor, é devido as poltronas do avião que limitam a mobilidade do passageiro, o que dificulta a circulação. “As poltronas do avião são apertadas, o passageiro fica retraído e isso favorece a formação de trombose nas pernas”, orienta o Dr. Narchi, do HCor.

Cuidado com a trombose!

A trombose geralmente se forma nas veias da panturrilha, mas pode, também, se alojar nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. “Os principais sintomas da trombose venosa profunda são dores nas pernas, coloração do membro mais avermelhada ou próxima ao roxo, formigamento e adormecimento. No entanto o problema também pode ser oculto e ser diagnosticado por exames específicos”, alerta o cirurgião vascular do HCor.

A curto prazo, o maior risco para os pacientes que desenvolveram a trombose venosa profunda é que o coágulo se desprenda da veia e se mova pela circulação até o pulmão, o que causa a embolia pulmonar. A longo prazo há risco de varizes e insuficiência venosa crônica, desencadeada pela destruição das válvulas do interior das veias, responsáveis por levar o sangue venoso de volta ao coração.

 Prevenindo a trombose

Apesar de ser potencialmente grave, as medidas para prevenir a trombose são simples e eficazes. Confira as dicas do Dr. Gilberto Narchi, cirurgião vascular do HCor:

Movimento:

Movimentar-se durante o voo é a medida mais eficaz para evitar o problema. A trombose pode ocorrer em longas viagens de avião porque o passageiro fica sentado por muito tempo durante o voo, e represa a circulação sanguínea nos membros inferiores. Então é importante levantar-se e esticar as pernas e caminhar até

Roupas confortáveis:

Utilizar roupas confortáveis. Roupas apertadas podem comprometer a circulação e concentrar o sangue em determinada parte do corpo, o que facilita a formação de coágulos.

Hidratação:

Hidratar é importante durante o voo. Não tomar água torna o sangue mais viscoso e facilita a formação de trombos.