x
Estudos Clínicos

Estudos Clínicos

Estudos Clínicos

O Instituto de Pesquisa do Hcor coordena e desenvolve estudos clínicos de grande porte desde a sua concepção até a publicação dos resultados, atuando como uma Academic Research Organization (ARO).

Além da ARO, o Instituto de Pesquisa Hcor possui um Centro de Pesquisa Clínica, responsável por recrutar e acompanhar os participantes incluídos nos estudos da instituição.

Atualmente, o Hcor está recrutando pacientes nos seguintes estudos:

  • Oncologia: Estudo Add ChemoCC
  • Medicina intensiva: MegaROX, Andromeda Shock Trial, SPIRAL
  • Cardiologia: V-Plaque, LACROSS, BRASIS
  • Outros: Impacto MR, Crioablação
Para saber mais sobre como participar nestes estudos, entre em contato conosco: cpc@hcor.com.br

RENOVATE

Ensaio clínico randomizado comparando cateter nasal de alto fluxo versus ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva na insuficiência

A ventilação mecânica não-invasiva por pressão positiva (VNI) é alternativa para suporte respiratório a pacientes com Insuficiência Respiratória Aguda. O cateter nasal com oxigênio de alto fluxo (CNAF) é mais confortável, no entanto sua eficácia em relação à VNI para evitar piora clínica com necessidade de intubação traqual e ventilação mecânica invasiva não está estabelecida. Este estudo randomizado investigará se o CNAF é não-inferior à VNI para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes assistidos em pronto-socorros ou unidades de terapia intensiva (UTI). É esperada a inclusão de 800 a 2000 pacientes em 25 centros nacionais. Este estudo é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

IMPACTO MR: Clínico

Avaliar o impacto clínico da aquisição de microrganismos resistentes (MR): Impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil – Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.

Estudo que avalia o impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil. Visa estabelecer uma plataforma de pesquisa colaborativa para apoiar o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos do Ministério da Saúde e ANVISA. Tem o objetivo de avaliar o impacto clínico da aquisição (colonização ou infecção) de microrganismos resistentes (MR) entre pacientes internados em UTI adulto. Participam do estudo UTIs de aproximadamente 50 hospitais, com previsão de inclusão de 38.250 pacientes por ano. Espera-se que os resultados desta pesquisa permitam delinear futuras estratégias de prevenção de infecção por MR para grupos específicos de pacientes internados no SUS, bem como auxiliar o dimensionamento do problema. Este estudo é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

INTERVENÇÕES INTRAUTERINAS

Estudos observacionais de intervenções intrauterinas

Por meio de coleta de dados, esse estudo observacional visa avaliar os resultados perioperatórios, perinatais e dos seguimentos pós-natais de gestantes submetidas a intervenções intra-útero para mielomeningocele e transfusão feto-fetal. Espera-se que os resultados deste estudo confirmem os dados disponíveis na literatura e adicionem informações sobre segurança e aplicabilidade prática das técnicas estudadas. Este estudo é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

DICA Genômica (subestudo 1) e DICA-NUTS

Análise de Genômica Nutricional e Parâmetros Cardiometabólicos e Avaliação da suplementação de nozes na Dieta Cardioprotetora

Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um ensaio clínico randomizado Análise de Genômica Nutricional e Parâmetros Cardiometabólicos no Projeto DICA Br DICA Genômica: Este subestudo tem como objetivo determinar nos pacientes atendidos no projeto DICABR a interação entre polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) e a intervenção do programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor sobre a concentração plasmática de apolipoproteínas e marcadores inflamatórios em comparação às recomendações nutricionais vigentes sugeridas para a doença cardiovascular. Esperamos que esses resultados colaborem para o desenvolvimento de estratégias de tratamento não medicamentoso, para ampliar o conhecimento acerca da falha de resposta a diferentes tratamentos dietoterápicos, além de contribuir para o entendimento da relação da genética sobre a fisiopatologia da doença cardiovascular.

DICA-NUTS: este projeto visa avaliar o efeito da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICA BR) suplementada ou não com 30 g/dia de nozes sobre concentrações de colesterol LDL (LDL-c) em pacientes com infarto agudo do miocárdio recente em 3 regiões diferentes do Brasil. Com os resultados do DICA-NUTS poderemos verificar o efeito da dieta DICA Br suplementada ou com 30 g/dia de nozes sobre concentrações de colesterol LDL em pacientes com infarto agudo do miocárdio recente. Ambos são desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

EVITA

Coorte multicêntrica latino-americana, que visa investigar a progressão na pneumonite de hipersensibilidade

Coorte multicêntrica latino-americana, que visa investigar a progressão na pneumonite de hipersensibilidade, uma doença caracterizada por uma inflamação e/ou fibrose no pulmão por exposição a antígenos orgânicos, principalmente os de aves e fungos. O curso da doença pode ser positivo ou negativo nos pacientes e a caracterização precoce desses dois grupos permitirá um melhor tratamento e prognóstico.

O EVITA tem apoio da Boehringer-Ingelheim e patrocinado pelo Instotuto de Pesquisa do HCor. Com esse estudo inaugura-se um network de pesquisa entre centros argentinos e brasileiros, com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (laboratórios LABOX e LAPOGEN).

BERTHA

Doença Intersticial Pulmonar associada à Artrite Reumatoide:

Doença IntErsticial Pulmonar associada à Artrite Reumatoide: CaracTerização da Progressão da Doença PulmonAr

Detalhes: Estudo multicêntrico prospectivo observacional com objetivo de Caracterizar a progressão da doença intersticial pulmonar (DPI) associada à artrite reumatoide (AR), além de Identificar uma assinatura de biomarcadores que, associados a variáveis clínicas, é capaz de identificar o participante sob risco de progredir a DPI-AR.

O estudo tem uma meta de 100 participantes.

BREAST

Desfechos clínicos em câncer de mama e sua relação com o acesso à saúde no Brasil

Desfechos clínicos em câncer de mama e sua relação com o acesso à saúde no Brasil: um estudo prospectivo na doença metastática receptor hormonal positivo/her2 negativo

BREAST: BRaziLian outcomE for metAStatic Bretas cancer

Detalhes: Estudo observacional e prospectivo, com recrutamento de 300 participantes divididas em: grupo 1, com assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS); Grupo 2, com assistência pela saúde suplementar. As participantes serão recrutadas em 10 centros nas diferentes regiões do país serão estratificadas de acordo com o uso ou não de inibidores de CDK 4/6, com seguimento de 24 meses ao longo de seu tratamento.

Pós COVID-1

Estudo de coorte para avaliação do impacto em longo prazo da COVID-19 no Brasil: Estudo pós-COVID Brasil 1 (pacientes hospitalizados)

Embora já existam muitos estudos avaliando o impacto da COVID-19 em curto prazo, dados sobre resultados de longo prazo ainda são escassos na literatura. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da COVID-19 em longo prazo sobre a saúde física, cognitiva e mental de casos moderados e graves (hospitalizados), além de definir o risco que esta doença pode ter na saúde cardiorrespiratória (funções do coração e pulmão). Isso possibilitará o direcionamento de políticas e esforços nacionais para prevenir e também tratar as sequelas desenvolvidas pelos pacientes com COVID-19.

Pós COVID-2

Estudo de coorte para avaliação do impacto em longo prazo da COVID-19 no Brasil: Estudo pós-COVID Brasil 2 (pacientes ambulatoriais)

Embora já existam muitos estudos avaliando o impacto da COVID-19 em curto prazo, dados sobre resultados de longo prazo ainda são escassos na literatura. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da COVID-19 em longo prazo sobre a saúde física, cognitiva e mental de casos leves (ambulatoriais), além de definir o risco que esta doença pode ter na saúde cardiorrespiratória (funções do coração e pulmão). Isso possibilitará o direcionamento de políticas e esforços nacionais para prevenir e também tratar as sequelas desenvolvidas pelos pacientes com COVID-19.

Crioablação

Conduzido no Hcor sob responsabilidade do Prof. Dr. Afonso Celso Nazário, o estudo “Avaliação da Crioablação no Tratamento Local do Câncer de Mama” representa colaboração entre o Hcor, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e o Hospital Israelita Albert Einstein.

A crioablação é uma técnica que consiste na aplicação de sucessivos ciclos de congelamento e descongelamento do tecido tumoral. A pesquisa, que pretende incluir 30 pacientes nestes três hospitais, visa estabelecer se a crioablação pode ser usada como alternativa a cirurgia nos casos de carcinoma mamário invasivo inicial.

HPV

Ensaio clínico prospectivo, randomizado, multicêntrico nacional, de superioridade e em paralelo. As pacientes serão randomizadas pelo processo de randomização estratificada para pertencerem a um dos grupos controle (Grupo B) ou intervenção (Grupo C), enfatizando-se a homogeneidade dos fatores de risco entre eles.

Ensaio clínico prospectivo, randomizado, multicêntrico nacional, de superioridade e em paralelo. As pacientes serão randomizadas pelo processo de randomização estratificada para pertencerem a um dos grupos controle (Grupo B) ou intervenção (Grupo C), enfatizando-se a homogeneidade dos fatores de risco entre eles. Ao término da etapa 1, atingindo-se a meta de factibilidade, propõem-se a ampliação do tamanho amostral, com mesmo delineamento da etapa anterior. As pacientes elegíveis serão randomizadas para receber dois ciclos adicionais de quimioterapia adjuvante baseada em Cisplatina 50mg/m2 D1 e Gencitabina 1000mg/m2 D1 e D8 a cada 21 dias (Grupo intervenção, Grupo C) ou observação (grupo controle, Grupo B). O protocolo de intervenção será acompanhado do manejo adequado para a toxicidade da quimioterapia. Na etapa 1 (Estudo Piloto): Estimamos possibilidade de recrutar entre 20 e 35 pacientes para a etapa ECR. Considerando as taxas de incidência da doença (persistência de DNA HPV 16/18 circulante após tratamento padrão de 1:4) na fase do estudo piloto, o tamanho amostral necessário para a etapa 1 do projeto (seguimento observacional S1 até S12) são de 200 participantes. Para etapa 2, planeja-se totalizar à randomização de 365 pacientes. Espera-se obter taxas globais (não comparativas entre grupos de tratamento) de sobrevida livre de progressão; sobrevida global; taxa de resposta; qualidade de vida (EORTC QLQ-C30) e tolerância à intervenção proposta. O estudo está na fase final do estudo piloto e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

DICA-HF

Ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, de alcance nacional e caráter multicêntrico, cujo propósito é investigar os impactos da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICA Br), com ou sem suplementação de fitosteróis e/ou óleo de krill, em pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca.

Ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, de alcance nacional e caráter multicêntrico, cujo propósito é investigar os impactos da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICA Br), com ou sem suplementação de fitosteróis e/ou óleo de krill, em pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca, conforme os critérios estabelecidos pelo Dutch Lipid Clinic Network (Dutch MEDPED). Este estudo está é conduzido pelo Hospital do Coração em colaboração com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS. Após a conclusão bem-sucedida de uma fase piloto em 2023, o projeto encontra-se na fase de aguardo de aprovações éticas para avançar à segunda etapa, almejando a inclusão de 300 participantes, prevista para iniciar em 2024.

HALOS

Avaliação da segurança e eficácia de um novo medicamento para COVID

O estudo HALOS pretende verificar a segurança e eficácia de um medicamento chamado PJS-539.

Aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em junho de 2021, o estudo incluiu 153 pacientes com COVID-19 atendidos no Hcor e no Hospital Santa Paula (SP).

Após terem sido esclarecidos sobre a pesquisa e fornecerem seu consentimento por escrito, os pacientes passam por avaliação clínica, coleta de exames, recebem os medicamentos do estudo e são acompanhados por 28 dias.

A expectativa é de que os dados sejam analisados nos próximos meses e, então, publicados em periódico médico científico.

Mais informações sobre o estudo podem ser acessadas em: Efficacy of PJS-539 for Adult Patients With COVID-19. – Full Text View-ClinicalTrials.gov

RIVER

Ensaio clínico randomizado, fase 2, aberto, de não inferioridade, para explorar a segurança e eficácia de rivaroxabana em comparação com antagonista da vitamina K em pacientes com fibrilação atrial e prótese de válvula mitral biológica.

Ensaio clínico randomizado, fase 2, aberto e de não inferioridade, para explorar a segurança e eficácia de Rivaroxabana, em comparação com antagonista da vitamina K, em pacientes com fibrilação atrial e prótese de válvula mitral biológica. Mais de mil pacientes foram incluídos na pesquisa que finalizou em 2020. Os resultados do RIVER permitiram concluir que a Rivaroxabana não é inferior quando comparada à varfarina, é um medicamento seguro e pode ser utilizado em pacientes que possuem prótese valvar biológica mitral e fibrilação atrial. Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS, tem apoio educacional da Bayer Health Care e foi publicado no New England Jounal of Medicine

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33045224/ https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa2029603

BASICS

Solução Balanceada versus Solução Salina em Pacientes de Unidade de Terapia Intensiva

Estudo randomizado e fatorial, desenhado para avaliar o impacto de duas intervenções na mortalidade em 90 dias de pacientes críticos: Plasma-Lyte versus Salina; Expansão rápida (999 mL/h) versus lenta (333 mL/h). O objetivo deste estudo foi determinar, se, comparada ao cloreto de sódio 0,9%, uma solução cristaloide balanceada (Plasma-Lyte®) utilizada para expansão plasmática pode diminuir a mortalidade em pacientes gravemente enfermos e com alto risco de lesão renal em 90 dias. Adicionalmente, determinar o efeito de administração rápida (999 mL/h) versus lenta (333 mL/h) de solução cristaloide sobre a mortalidade em 90 dias de pacientes gravemente enfermos. Mais de 10 000 pacientes foram randomizados em 75 unidades de terapia intensiva do Brasil. Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

GATEWAY

Avaliação da eficácia da Gastroplastia em Y de Roux (Cirurgia Bariatrica) na redução do número de medicações anti-hipertensivas em pacientes hipertensos com Obesidade

Ensaio clínico randomizado de fase III, unicêntrico, aberto, que avalia a eficácia da gastroplastia em Y de Roux na redução da prescrição medicamentosa anti-hipertensiva e seu efeito na hipertensão arterial e outros fatores de risco cardiovasculares em comparação com o tratamento clínico para obesidade e hipertensão.

Participaram do estudo 100 indivíduos obesos grau 1 e 2, hipertensos que foram acompanhados por cinco anos.

Este estudo tem financiamento da Johnson & Johnson Medical Brasil.

Publicações:

BYPASS

Registro brasileiro de cirurgias cardiovasculares em adultos para estimar a incidência de eventos cardiovasculares e óbito.

Registro brasileiro de cirurgias cardiovasculares em adultos para estimar a incidência de eventos cardiovasculares e óbito. Foram incluídas neste registro as seguintes cirurgias: cirurgia de revascularização do miocárdio; cirurgia de aorta; cirurgia valvar; correção cirúrgica da fibrilação atrial; transplante cardíaco; assistência circulatória mecânica e cardiopatias congênitas no adulto. Participaram 17 hospitais em todo território nacional foram incluídos mais de 5.000 participantes. Este estudo é de iniciativa e parceria intelectual da SBCCV – Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

RECALL

Documentar a prática clínica em pacientes com diagnóstico de fibrilação atrial paroxística, permanente ou persistente por eletrocardiograma.

Registro Brasileiro de Fibrilação Atrial com o objetivo de documentar a prática clínica em pacientes com diagnóstico de fibrilação atrial paroxística, permanente ou persistente documentada por eletrocardiograma, Holter de 24 horas ou interrogação de marca-passo/cardiodesfibrilador implantável.

Os Registros Brasileiros Cardiovasculares são uma iniciativa e propriedade intelectual da Sociedade Brasileira de Cardiologia http://www.ahjonline.com/article/S0002-8703(16)00079-X/abstract

BREATHE

Registro brasileiro de insuficiência cardíaca com seguimento longitudinal de 90, 180 e 365 dias.

Registro brasileiro de insuficiência cardíaca com seguimento longitudinal de 90, 180 e 365 dias. O estudo tem o objetivo de avaliar as características demográficas, clínicas e prognósticas de pacientes admitidos com diagnóstico clínico de insuficiência cardíaca descompensada, assim como descrever a mortalidade intra-hospitalar, avaliar adesão a condutas baseadas em evidências (recomendadas por diretrizes) e mensurar indicadores de qualidade do cuidado (JCAHO – Quality of Care Indicators).

Na primeira fase do projeto, 1260 pacientes foram recrutados. No BREATHE extensão foram incluídos mais de 1800 pacientes.

Publicações:

CRITIC

Estudo randomizado e controlado avaliando a eficácia de diversos dispositivos revestidos para reduzir as infecções hospitalares na UTI

Estudo piloto explanatório, randomizado, aberto e controlado para avaliar a viabilidade e a possível taxa de recrutamento para um estudo maior usando dispositivos revestidos em pacientes criticamente doentes. Além disso, para estabelecer a incidência de sepse adquirida na UTI nos pacientes mais criticamente doentes no Brasil. Foram incluídos mais de 100 pacientes no estudo algumas UTI’s do Brasil. Este estudo foi financiado pela Bactiguard AB, Tulligen, Suécia.

Publicação:

TREAT

Administração de Ticagrelor em pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST tratados com trombólise farmacológica.

Estudo clínico, randomizado, multicêntrico, fase III, aberto, com cegamento de avaliadores de desfecho. O foco está na exploração da segurança e eficácia de Ticagrelor, quando comparado com Clopidogrel, em pacientes com síndrome coronária aguda com elevação do segmento ST tratados com trombólise farmacológica.

Foram incluídos 3799 pacientes em 10 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colombia, Nova Zelandia, Peru, Russia e Ucrânia. Todos os pacientes foram acompanhados durante 12 meses.

Este estudo foi desenvolvido com o apoio da AstraZeneca.

Publicações:

ACCESS-C

Estudo observacional do tipo transversal (registro) de base hospitalar visando documentar características dos pacientes com diagnóstico primário de HCC no Brasil.

Estudo coordenado pelo IP Hcor, idealizado por Dra. Maria Lucia Ferraz – UNIFESP para verificar o perfil de acesso dos pacientes aos serviços de saúde especializados no tratamento da hepatite C. Este estudo pretende descrever o cenário epidemiológico dos pacientes com hepatite crônica C (HCC) em centros de referência no Brasil, identificando características demográficas, tempo demandado e percurso percorrido para acesso aos serviços de saúde, e identificar os pacientes com HCC que já estão em acompanhamento nos serviços de saúde descrevendo suas características basais e elegibilidade ao tratamento. Com essas informações, será possível propor mudanças que melhorem o acesso do paciente e contribuam para um tratamento mais eficaz direcionado para as necessidades do paciente.

Foram incluídos 2004 pacientes em 15 centros participantes.

Este estudo foi patrocinado pela Indústria Gilead.

Hcor

Mapeamento e avaliação da capacidade brasileira para realização de ensaios clínicos

Estudo coordenado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO Avaliação e mapeamento dos centros de pesquisa clínica no Brasil no que diz respeito à sua infraestrutura, força de trabalho e experiência. O objetivo é fornecer subsídios para a formulação de políticas e ações por parte do Decit/SCTIE e da Anvisa, no sentido de fortalecer a capacidade nacional de realização de ensaios clínicos no Sistema Nacional de Inovação em Saúde.

Estudo coordenado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Hcor e Instituto Nacional de Câncer (INCA), por solicitação do Departamento de Ciência e Tecnologia – Decit da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

BRIDGE STROKE

Evidência no atendimento agudo de pacientes com AVC.

Ensaio clínico e randomizado em cluster, que avalia se uma estratégia multifacetada para a melhoria da prática clinica é mais eficaz do que o atendimento usual em relação ao padrão de prescrição de terapias baseadas em evidência no atendimento agudo de pacientes com AVC.

O estudo BRIDGE-STROKE é composto por duas fases. Na primeira foi realizado um estudo observacional do tipo registro, que visa documentar a prática clínica do tratamento do AVC nos hospitais incluídos, bem como identificar as principais barreiras para incorporação de evidências na prática.

Para a segunda fase, foi realizado um ensaio clínico randomizado em “clusters”, onde os hospitais foram randomizados para receber ou não uma intervenção multifacetada, sendo que, após o término da segunda fase, os centros que não tinham recebido as ferramentas anteriormente contarão com elas dessa vez.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

Hcor

Coordenação nacional de estudos internacionais

O IP-Hcor tem atuado como coordenador nacional de diversos estudos internacionais multicêntricos liderados por instituições acadêmicas como o Population Health Research Institute – McMaster University (Canadá) e George Institute (Austrália).

BRIDGE CARDIOVASCULAR PREVENTION

Efetividade de programa de melhoria de prática clínica a terapias em pacientes de alto risco cardiovascular

Ensaio clínico, pragmático e randomizado em clusters. O foco está em testar a efetividade de um programa voltado à melhoria de prática clínica para aderência a terapias baseadas em evidência em pacientes de alto risco cardiovascular.

Este estudo avaliou o impacto de uma estratégia educacional multifacetada na aderência a diretrizes locais para prescrição intervenções baseadas em evidência para pacientes de alto risco cardiovascular (redutores de colesterol, aspirina e IECA). Outro campo de avaliação foi relacionado ao impacto de uma estratégia educacional multifacetada para prescrição de agentes redutores de colesterol e outras intervenções baseadas em evidência aos pacientes de alto risco cardiovascular na redução destes eventos. Participaram do estudo 40 hospitais do Brasil e foram incluídos 1619 pacientes. Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS e teve apoio educacional da BOEHRINGER-INGELHEIM.

Publicações:

ESTUDO ART

Efeito da manobra de recrutamento alveolar máximo associada a PEEP titulada versus estratégia padrão (ARDSNet) na mortalidade de pacientes com SARA

Ensaio clínico randomizado, pragmático, acadêmico e multicêntrico. O objetivo é determinar se estratégia de recrutamento alveolar máximo (maximum-stepwise alveolar recruitment) associada à manutenção de PEEP titulada pela complacência estática do sistema respiratório é capaz de aumentar em 28 dias a sobrevida de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo em comparação ao tratamento convencional (estratégia ARDSNet).

Participaram do estudo em torno de 120 unidades de terapia intensiva de 09 países: Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Portugal, Itália, Espanha, Polônia, Malásia. Foram incluídos 1013 pacientes.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

DIETA CARDIOPROTETORA BRASILEIRA

O Projeto DICA Br propõe uma dieta cardioprotetora brasileira.

Ensaio clínico randomizado e multicêntrico para avaliar o efeito do programa alimentar brasileiro cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular. O Projeto DICA Br propõe uma dieta cardioprotetora brasileira tendo em vista que, apesar das evidências quanto à eficácia da dieta do Mediterrâneo entre as intervenções na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, a adesão à dieta mediterrânea não corresponde à realidade brasileira. Desta forma, o programa alimentar brasileiro cardioprotetor, proposto pelo projeto DICA Br, é baseado em três conceitos:

  • prescrição dietética guiada pelas recomendações nutricionais das diretrizes nacionais para o tratamento de doenças cardiovasculares;
  • um programa de educação nutricional baseado em estratégias lúdicas e com orientação de alimentos acessíveis;
  • acompanhamento intenso por meio de sessões individuais, em grupos e por telefone.

Participaram deste estudo 2534 indivíduos em 35 centros de pesquisa aprovados no Brasil. Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

MELODY

Ensaio clínico, não controlado, fase IV, multicêntrico, de pacientes com cardiopatia congênita submetida ao implante percutâneo ou pé ventricular de valva pulmonar

Ensaio clínico, não controlado, fase IV, multicêntrico, de pacientes com cardiopatia congênita submetida ao implante percutâneo ou pé ventricular de valva pulmonar: impacto clínico e na qualidade de vida. Feito com o objetivo de testar a hipótese de que o implante percutâneo ou perventricular da valva pulmonar Melody® (Medtronic) no trato de saída do ventrículo direito é eficaz e implica em impacto clínico positivo após o período de seis meses e um ano depois do procedimento. Foram incluídos 19 pacientes em 3 centros nacionais.

Publicações:

SECURE

Determinar a administração de uma dose de ataque de atorvastatina de 80mg.

Ensaio clínico randomizado, com alocação sigilosa, multicêntrico, pragmático, placebo controlado e com análise por intenção de tratar. Este estudo tem como finalidade determinar se a administração de uma dose de ataque de atorvastatina de 80mg (antecedendo a intervenção coronariana percutânea em paciente com infarto agudo do miocárdio, associada a uma dose de reforço 24 horas após o procedimento) é capaz de reduzir a taxa de eventos cardiovasculares maiores, definidos como um desfecho combinado de mortalidade cardiovascular, infarto do miocárdio peri-procedimento ou nova revascularização de vaso-alvo.

O estudo planejou incluir 4192 pacientes. Foi concluído com 4191 participantes de 53 hospitais em todo o território nacional.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

ACCEPT

Registro com o objetivo de reconhecer a prática clínica na síndrome coronária aguda em hospitais.

Registro com o objetivo de reconhecer a prática clínica na síndrome coronária aguda em hospitais públicos e privados para identificar a aderência da incorporação de métodos diagnósticos e intervenções terapêuticas, assim como aferir a incidência e preditores de eventos graves. Foram incluídos 5018 pacientes. Os Registros Brasileiros Cardiovasculares são uma iniciativa e propriedade intelectual da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Publicações:

Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

ACT

A N-Acetilcisteína na Prevenção da Nefropatia Induzida por Contraste

Ensaio clínico randomizado, pragmático, acadêmico, nacional, multicêntrico, controlado por placebo, cego. Realizado com o objetivo de avaliar a eficácia da N-acetilcisteína na prevenção da nefropatia induzida por contraste como desfecho primário.

Neste estudo, pacientes que eram submetidos à procedimentos que utilizavam contraste iodado eram randomizados para receberem ou N-acetilcisteína 1.200mg ou placebo, em 4 doses a cada 12 horas, sendo preferencialmente administrados duas doses antes e duas após o procedimento. Ambos os braços do estudo (ativo e placebo) receberam hidratação antes e após o procedimento com contraste. A definição de nefropatia induzida por contraste adotada foi a elevação do valor sérico de creatinina em 25%, comparado com o valor de creatinina basal. A randomização foi central, via web, com alocação sigilosa e as análises seguiram o princípio metodológico de intenção-de-tratar. Quarenta e seis instituições de todas as regiões brasileiras participaram, incluindo 2.308 pacientes.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

BLESS

Avalia a viabilidade da estimulação elétrica contínua do hipotálamo ventro-medial (HVM) bilateralmente para o tratamento da obesidade.

Estudo experimental, fase I, prospectivo, não controlado, unicêntrico, para avaliar a viabilidade da estimulação elétrica contínua do hipotálamo ventro-medial (HVM) bilateralmente em 06 pacientes com obesidade mórbida. Além da segurança, foi avaliada a perda de peso durante os 12 meses de acompanhamento do paciente no estudo. Os resultados estão em análise para futuras publicações.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

BRIDGE ACS

Projeto de melhoria de qualidade assistencial em hospitais públicos vinculados ao SUS em Síndrome Coronariana Aguda.

Projeto de melhoria de qualidade assistencial, por meio de incorporação de intervenções baseadas em evidências, em hospitais públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde em Síndrome Coronariana Aguda (SCA). Ensaio clínico, pragmático e de randomização em cluster para avaliar se a estratégia multifacetada para melhoria de prática clinica é mais eficaz do que o atendimento usual em relação ao padrão de intervenções baseadas em evidência no atendimento de pacientes com SCA. Foram incluídos 1.150 pacientes em 34 unidades de emergência (clusters).

O BRIDGE-ACS demonstrou que a estratégia multifacetada foi efetiva em aumentar significativamente a adoção de intervenções baseadas em evidências no atendimento de pacientes com SCA.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

CETRAT

Avaliar a eficácia da farmacoterapia (reposição de nicotina) associado a terapia cognitivo-comportamental.

Ensaio clínico randomizado com seguimento de um ano para avaliar a eficácia da farmacoterapia (reposição de nicotina) associada à terapia cognitivo-comportamental em grupo e comparada à reposição de nicotina conforme tratamento usual na cessação de tabagismo para pacientes com intenção de parar de fumar, além de determinar o efeito do tratamento no nível de ansiedade, depressão e verificar a taxa de recaída em 52 semanas após a randomização dos grupos.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

CHAIN

Registro brasileiro de cateterismo cardíaco em cardiopatias congênitas.

Registro brasileiro de cateterismo cardíaco em cardiopatias congênitas. Foram incluídos 1720 pacientes com cardiopatias congênitas em todo território nacional.

Publicações:

CHECKLIST – ICU TRIAL

Ensaio clínico randomizado em cluster, com o objetivo de verificar se a utilização de intervenção incluindo checklists com avaliação das metas assistenciais diárias durante a visita multidisciplinar e alertas clínicos (“clinician prompting”) podem reduzir a mortalidade hospitalar de pacientes internados em unidades de terapia intensiva.

Ensaio clínico randomizado em cluster, com o objetivo de verificar se a utilização de intervenção incluindo checklists com avaliação das metas assistenciais diárias durante a visita multidisciplinar e alertas clínicos (“clinician prompting”) podem reduzir a mortalidade hospitalar de pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Adicionalmente, foram caracterizadas as UTIs participantes conforme critérios das resoluções relevantes da ANVISA (RDC nº 7/2010 e RDC nº26/2012) e realizadas avaliações da equipe de profissionais que atuam no cuidado do paciente gravemente enfermo pelo instrumento “Safety Attitudes Questionaire” (SAQ), questionário de atitudes de segurança.

Foram incluídos 13.635 pacientes e mais de 12.791 profissionais responderam ao SAQ, em 118 unidades de terapia intensiva (UTI) brasileiras.

Os principais resultados foram a melhora na qualidade da assistência prestada aos pacientes graves e a melhora no clima de segurança com a adoção do checklist e alertas clínicos, embora não houve impacto na mortalidade e outros desfechos clínicos.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

LOAD

Atorvastatina para a prevenção de eventos cardiovasculares em pacientes submetidos à cirurgia não cardíaca.

O principal objeto deste projeto é avaliar a viabilidade de realização de um estudo clínico, randomizado, multicêntrico no momento perioperatório e a segurança e eficácia do uso da atorvastatina genérica administrada no pré-operatório de cirurgias não cardíacas para reduzir eventos vasculares maiores, assim como sua ação na prevenção da elevação dos marcadores de necrose miocárdica (troponina) no pós-operatório de pacientes de alto risco cardiovascular em pacientes com mais de 40 anos de idade, submetidos à cirurgia não cardíaca com expectativa de internação hospitalar por pelo menos 24hs. O estudo incluiu 648 pacientes e 32 centros aprovados.

O Estudo foi neutro em seus resultados, não demonstrando uma redução nas complicações cardiovasculares maiores após a utilização de estatina no período perioperatório. Entretanto, foi demonstrado que um grande ensaio clinico randomizado multicêntrico e cego, com uso de estatina durante o período perioperatório em pacientes sem uso prévio de estatina, é viável e um estudo definitivo deve ser feito para estabelecer definitivamente a eficácia e segurança da estatina nesta população de pacientes. Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

MANAGE

Um ensaio clínico randomizado internacional, de larga escala, controlado por placebo, para avaliar o impacto da dabigatrana (inibidor direto de trombina) e do omeprazol (inibidor da bomba de prótons) em pacientes com lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca.

Um ensaio clínico randomizado internacional, de larga escala, controlado por placebo, para avaliar o impacto da dabigatrana (inibidor direto de trombina) e do omeprazol (inibidor da bomba de prótons) em pacientes com lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca.

O Estudo MANAGE é um ECR internacional que incluiu pacientes que sofreram LMCNC, os quais foram randomizados para receber dabigatrana ou placebo. Além disso, o Estudo MANAGE utilizou um desenho fatorial parcial 2X2 para randomizar pacientes não tratados com um IBP para receber omeprazol ou placebo. Pacientes, profissionais de saúde, profissionais responsáveis pela coleta de dados, avaliadores de desfecho e investigadores (por exemplo, membros do Comitê Diretivo), todos eram cegos para a alocação dos grupos.

Este projeto foi conduzido internacionalmente e incluiu 1.754 pacientes, sendo 556 deles randomizados para o braço fatorial. No Brasil foram incluídos 37 pacientes, sendo 10 para o braço fatorial. Participaram 15 países: Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, EUA, Canadá, Espanha, Itália, Polônia, Dinamarca, República-Tcheca, Índia, Austrália, Reino Unido, África do Sul.

Estudo com apoio financeiro do Canadian Institutes of Health Research e Boehringer Ingelheim, com coordenação internacional da McMaster University através do Population Health Research Institute e foi coordenado no Brasil pelo IP Hcor.

Publicações:

PILL PILOT

Programa para Melhorar a Vida e a Longevidade.

Estudo clínico randomizado, internacional, multicêntrico, controlado por placebo de medicação combinada de quatro princípios ativos e em dose fixa em indivíduos com risco aumentado de doença cardiovascular. O principal objetivo foi avaliar a eficácia (alteração na pressão arterial sistólica e no colesterol LDL) e a tolerabilidade da polipílula em uma população que apresente risco absoluto de evento cardiovascular importante nos próximos 5 anos de 7.5% ou mais, com base no risco predito pelo escore de Framingham. O estudo piloto incluiu 378 pacientes.

Publicações:

POISE 2

Avaliar o impacto da clonidina e do ácido acetilsalicílico (AAS) em pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca.

Ensaio clínico randomizado, internacional, acadêmico, de desenho fatorial e controlado. Realizado para avaliar o impacto da clonidina e do ácido acetilsalicílico (AAS) em pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca que estavam sob risco de sofrerem um evento cardiovascular perioperatório.

Publicações:

PREVER

Avalia a eficácia de uma intervenção de base populacional para evitar a hipertensão e lesões de órgãos-alvo.

Ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, para avaliar a eficácia, a segurança e a viabilidade de uma intervenção de base populacional para evitar a incidência de hipertensão e o desenvolvimento de lesões de órgãos-alvo. Foram incluídos 1250 participantes com idades entre 30 a 70 anos e com pré-hipertensão.

Esta pesquisa foi liderada pela Divisão de Cardiologia, do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O IP-Hcor participou do gerenciamento de dados do estudo.

Publicações:

PROTECT

Profilaxia de eventos tromboebólicos em pacientes críticos.

Ensaio clínico randomizado, multicêntrico, cego, encomendado pelo governo canadense e desenvolvido pela Universidade McMaster (Canadá), com o Instituto de Pesquisa do Hcor (IP – Hcor) como coordenador nacional. O foco está na comparação da eficácia entre duas classes de heparinas – heparina não-fracionada e heparina de baixo peso molecular – na prevenção de eventos tromboembólicos, em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva.

Publicações:

QUALITI

Programa aprimoramento de Qualidade assistencial em Terapia Intensiva.

Programa aprimoramento de QUALIdade assistencial em Terapia Intensiva. O objetivo é aprimorar a qualidade assistencial no cuidado em unidades de terapia intensiva de hospitais geograficamente distantes do Brasil, pela adoção de práticas médicas baseadas em evidência e adaptadas à realidade local.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

REACT

Reconhecer a prática clínica no que se refere ao atendimento do paciente cardiovascular de alto risco.

Registro com o objetivo de reconhecer a prática clínica no que se refere ao atendimento do paciente cardiovascular de alto risco, com o intuito de identificar a aderência da incorporação de métodos diagnósticos e intervenções terapêuticas, assim como aferir a incidência e preditores de eventos graves. Foram incluídos 5000 pacientes. Os Registros Brasileiros Cardiovasculares são uma iniciativa e propriedade intelectual da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Publicações:

TREND

Proposta de estudo da estimulação trigeminal periférica para o tratamento de depressão maior resistente.

Ensaio clínico randomizado, unicêntrico, duplo cego, controlado por estimulação elétrica placebo, para avaliar a eficácia da estimulação trigeminal, em pacientes com transtorno de Depressão Maior Unipolar. Foram incluídos 70 pacientes, dos quais 50 receberam estimulação trigeminal externa e 20 receberam estimulação trigeminal subcutânea durante os 12 meses de acompanhamento do estudo.

Os resultados estão em análise para futuras publicações.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

VISION

Vascular events In noncardiac Surgery patIents cOhort evaluatioN study

Estudo de avaliação de eventos vasculares em coorte de pacientes submetidos à cirurgia não-cardíaca. É o maior estudo da história na área de medicina perioperatória não-cardíaca.

Trata-se de um estudo acadêmico, prospectivo, multicêntrico, internacional, observacional, de coorte, envolvendo 40.000 pacientes em 10 países. Os principais objetivos são determinar a incidência de eventos vasculares maiores, o modelo clínico ideal (índice de risco) para prognosticar eventos vasculares maiores no período perioperatório, a que extensão a mensuração da troponina após a cirurgia pode identificar infartos do miocárdio silenciosos e prognosticar eventos vasculares maiores em 1 ano. Esta pesquisa é produto de uma colaboração internacional liderada pela Universidade Canadense McMaster, na qual os pesquisadores do IP-Hcor participaram efetivamente na elaboração do protocolo.

Este estudo teve financiamento pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

ENDOCRINE

Avaliação de disfunção microcirculatória a partir de biomarcadores metabólicos séricos em pacientes com diabetes mellitus.

ENDOCRINE é um estudo observacional numa coorte nacional e multiétnica de 300 pacientes, para determinar o valor prognóstico de biomarcadores do metabolismo tecidual, na fase precoce e tardia de retinopatia diabética estável e de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Portadores de diabetes com alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares necessitam de diagnóstico e tratamento precoce. O achado de um biomarcador plasmático de fácil dosagem tornaria o diagnóstico precoce das complicações do diabetes factível na Atenção Primária. Por meio deste teste simples (tal como a glicemia sanguínea capilar para o diagnóstico do diabetes) seria realizado o diagnóstico do potencial risco de complicações evitando-se assim a evolução para doença vascular e consequentemente colaborando para redução de custos. Este estudo é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Foram incluídos mais de 300 participantes. Recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados.

TEAm-BR

Estudo de Custo-Utilidade do Implante por Cateter de Prótese Aórtica Percutânea (TAVI) utilizando abordagem otimizada vs.Cirurgia de troca de valva aórtica

Estudo Clínico Prospectivo, Randomizado e de Custo-Utilidade do Implante por Cateter de Prótese Aórtica Percutânea (TAVI) utilizando abordagem otimizada vs. Cirurgia de Troca Valvar. É um estudo randomizado, nacional, para avaliar o custo-utilidade do implante por cateter de prótese aórtica (TAVI), utilizando-se estratégia minimamente invasiva e otimizada, comparativamente à cirurgia de troca valvar convencional (SAVR). Trata-se de um estudo pioneiro e relevante frente à estimativa do potencial de pacientes com indicação para o procedimento no Brasil. Este estudo é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Foram incluídos 128 participantes. Recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados.

Revolution

Antivirais para Pacientes Adultos Hospitalizados com Infecção por SARS-CoV-2

Estudo Randomizado, Fase 2/3, Multicêntrico, Controlado por Placebo, Adaptativo, com Multi-Braços e Estágios. O principal objetivo é avaliar a eficácia de antivirais reaproveitados em comparação com placebo na redução da carga viral de SARS-CoV2 em pacientes com COVID-19. Mais de 200 participantes foram randomizados entre fevereiro e agosto de 2021, sendo publicado o artigo em 2023 Idealizadores: FIOCRUZ e COALIZÃO Covid-19 Brasil: Hospital do Coração HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanes, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Brasilina Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Apoio: Fiocruz e Blanver Farmoquímica e Farmacêutica

Publicações:

EMPIRE BRAZIL

Registro Brasileiro para Documentação das Práticas de Manejo de Pacientes Portadores de Estenoses Coronárias Intermediárias

Registro Brasileiro para Documentação das Práticas de Manejo de Pacientes Portadores de Estenoses Coronárias Intermediárias.

Detalhes: Registro nacional, prospectivo e multicêntrico, no qual dados de todos os pacientes referidos para cinecoronariografia diagnóstica serão coletados para avaliação das práticas atuais aplicadas para o manejo dos pacientes que apresentam estenoses coronárias de gravidade intermediária.

Foram incluídos 500 participantes. Em breve publicaremos os resultados. Este estudo tem Apoio financeiro da Philips Volcano.

HALO

Anticoagulação com Heparina para aprimorar os Resultados no choque séptico

Anticoagulação com Heparina para aprimorar os Resultados no choque séptico. Um Ensaio Clinico Randomizado Internacional de Fase II – HALO.

Detalhes: Um estudo pragmático, aberto, internacional, randomizado que compara a dose intravenosa, terapêutica de heparina não fracionada (HNF) com medidas de cuidado padrão para tromboprofilaxia venosa em participantes diagnosticados com choque séptico.

Fase de recrutamento de pacientes encerrada. Estudo é coordenado internacionalmente pela Universidade de Manitoba – Canadá. O Hcor é responsável pela coordenação nacional do estudo.

NEAT

Registro Brasileiro de Doença Aterotrombótica

Estudo nacional, multicêntrico, observacional, de mundo real delineado para avaliar as barreiras para aderência na prática clínica de estratégias baseadas em evidência para controle do risco cardiovascular em participantes que possuem diagnóstico de doença aterotrombótica localizada em região arterial periférica e arterial coronária.

Foram incluídos 2003 participantes. Recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados.

STAMINA

Estudo randomizado prospectivo comparando diferentes estratégias ventilatórias em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo por pneumonia comunitária. Pacientes internados em UTI sendo o convite para participação realizado quando aplicável.

Estudo randomizado, prospectivo, comparando diferentes estratégias ventilatórias em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo por pneumonia comunitária. Sendo o grupo controle a Estratégia Ventilatória utilizando ARDSNet e o grupo intervenção, a Manutenção de volume corrente baixo (até 6 mL/kg) com titulação diária de pressão de final de expiração (PEEP) durante o período em que o paciente permanecer sedado sem esforço respiratório.

Participaram do estudo 198 indivíduos com pneumonia comunitária em ventilação mecânica dos quais parte da amostra foram pacientes com COVID-19. Em breve publicaremos os resultados.

DIABETES-DM HAS (NUGLIC/NUPRESS)

Efetividade de uma estratégia nutricional para controle glicêmico e pressórico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica

NUGLIC
Efetividade de uma estratégia Nutricional para controle GLICêmico em participantes com diabetes mellitus tipo 2 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): estudo NUGLIC.

Detalhes: O objetivo primário do estudo é avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional com aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável, na qualidade da dieta e em conceitos de terapia comportamental e mindfulness para controle glicêmico (hemoglobina glicada [HbA1C]) em participantes com DM2 usuários do SUS por até 1 ano de seguimento.

Foram incluídos 371 participantes. Recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados.

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

NUPRESS
Efetividade de uma estratégia NUtricional para controle PRESSórico em participantes com hipertensão arterial sistêmica usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): estudo NUPRESS.

Detalhes: Avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável, na qualidade da dieta e em conceitos de terapia comportamental e mindfulness para controle pressórico (pressão arterial sistólica [PAS]) em participantes com hipertensão arterial sistêmica (HAS) usuários do SUS por até 1 ano de seguimento.

Foram incluídos 410 participantes. Recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados

Este estudo foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Microbiota GATEWAY

Estudo transversal para comparar a microbiota intestinal (filo, classe e ordem) entre indivíduos que realizaram a cirurgia bariátrica e apresentaram remissão da hipertensão arterial sistêmica (HAS), indivíduos que não apresentaram a remissão da HAS e pacientes com obesidade e HAS que não realizaram a cirurgia.

A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais eficazes para o tratamento da obesidade, melhorando também o estado metabólico e inflamatório. Os mecanismos subjacentes não foram totalmente compreendidos, mas acredita-se que a microbiota intestinal desempenhe um papel fundamental. Sabe-se que a cirurgia está associada com alterações na microbiota e redução da pressão arterial no pós-operatório em modelo animal, mas pouco se sabe do efeito da cirurgia bariátrica na composição da microbiota intestinal de pacientes hipertensos. Assim, são necessários mais estudos acerca do assunto para fundamentar os mecanismos protetores da cirurgia bariátrica referente a remissão da hipertensão. Por isso, nosso objetivo é comparar a composição da microbiota intestinal entre indivíduos que realizaram a cirurgia bariátrica e apresentaram remissão da hipertensão arterial sistêmica, que realizaram a cirurgia bariátrica, mas não apresentaram a remissão da hipertensão arterial sistêmica e pacientes com obesidade e hipertensão que não realizaram a cirurgia.

Estudo com recrutamento finalizado, em breve publicaremos os resultados.

IMPACTO MAPA

Identificando a mortalidade atribuível por sepse em pacientes hospitalizados no Brasil: um estudo da plataforma de projetos de apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos: Antimicrobianos — Programa IMPACTO MR.

Estudo observacional que visa mensurar a mortalidade atribuível a sepse em pacientes hospitalizados no Brasil. Estudo em fase de análise dos resultados. Foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS. Ao final do estudo, 3588 pacientes de 37 hospitais foram incluídos.

Publicação:

IC – CORAÇÃO BEM CUIDADO

Promoção do autocuidado na insuficiência cardíaca: Ensaio clínico randomizado controlado – Estudo Coração Bem Cuidado

Ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, que visa avaliar a efetividade de uma estratégia de monitoramento, educação e autocuidado para pacientes com insuficiência cardíaca pós-alta hospitalar, por meio do envio de mensagens (SMS) por telefonia móvel. Este estudo é conduzido pelo Hospital do Coração e pelo Hospital Moinhos de Vento e espera-se incluir 700 pacientes em centros nacionais.

Espera-se colaborar para melhoria da qualidade assistencial na área de insuficiência cardíaca, além de incorporar novas tecnologias para promoção do autocuidado do paciente com insuficiência cardíaca.

O estudo finalizou com a inclusão de pacientes e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Publicações:

EPSepse

Estudo observacional prospectivo para confirmação de habilidade de predição de coagulopatia intravascular disseminada (CIVD) utilizando assinatura de RNA em pacientes com COVID-19 e outras causas de sepse. Pacientes internados em UTI sendo o convite para participação realizado quando aplicável.

Estudo observacional prospectivo para confirmação de habilidade de predição de coagulopatia intravascular disseminada (CIVD) utilizando assinatura de RNA em pacientes com COVID-19 e outras causas de sepse.

O objetivo é avaliar a habilidade da assinatura de RNA na predição de CIVD em pacientes com COVID-19 e outras causas de sepse, internados em UTI com diagnóstico de sepse.

Foram incluídos 400 participantes. Recrutamento finalizado, as análises estão em andamento.

ASKCOV

Terapia antisenso no bloqueio da via calicreína-cinina na COVID-19: Estudo ASKCOV. Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos preliminares nos parâmetros de oxigenação de oligonucleotídeos anti-senso que inibe a síntese de pré-calicreína em pacientes com COVID-19.

Estudo observacional prospectivo para confirmação de habilidade de predição de coagulopatia intravascular disseminada (CIVD) utilizando assinatura de RNA em pacientes com COVID-19 e outras causas de sepse. O objetivo é avaliar a habilidade da assinatura de RNA na predição de CIVD em pacientes com COVID-19 e outras causas de sepse, internados em UTI com diagnóstico de sepse. Foram incluídos 400 participantes. Recrutamento finalizado, as análises estão em andamento.

Foram incluídos 111 participantes. Recrutamento finalizado, as análises estão em andamento.