• Endoscopia - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Endoscopia

    Endoscopia

    Endoscopia

    O exame de Endoscopia Digestiva Alta é um exame simples, mas carrega consigo fama de um exame “terrível”, devido à forma e aos aparelhos utilizados antigamente. Hoje em dia, o exame é realizado com o máximo de conforto para o paciente, com a utilização de sedativos leves.

    Para que o exame atinja seus objetivos é importante que o paciente esteja em jejum, pois a presença de alimentos no estômago impede que seja examinada toda a superfície desses órgãos. Quando o paciente é encaminhado para a sala de exame, será perguntado sobre seus sintomas, exames anteriores, medicamentos em uso e alergias medicamentosas e alimentares. Assim sendo, é interessante que o paciente leve uma lista com esses dados consigo no dia do exame.

    Informações Gerais

    No dia do Exame, é aconselhável que o paciente não dirija e não ingira bebidas alcóolicas, pois, apesar de se sentir bem e disposto, pode haver ação residual da medicação com alteração em seus reflexos.

    Outras atividades, desde que não exijam grandes esforços ou concentração, podem ser efetuadas normalmente

    É comum que, após uma soneca, o paciente possa voltar a trabalhar, mas as reações tanto a medicações quanto a qualquer exame são pessoais, dependendo da sensibilidade e quadro clínico do paciente, portanto, quando marcar o exame, é prudente escolher um dia em que possa se ausentar de suas atividades, se for necessário.

    A Endoscopia Digestiva Alta, atualmente, se trata de um exame indolor, seguro e eficaz para o diagnóstico de problemas digestivos, fazendo parte do arsenal diagnóstico diário do Gastroenterologistas.

    Medicações

    Ainda para melhor conforto durante o exame, é utilizado um anestésico de ação local. Este é nebulizado na cavidade oral, deixando-a com sensação amortecida, como as bochechas no dentista. Essa sensação desagradável passa em cerca de 5 minutos após o término do exame. É muito importante que o paciente, apesar de estar com a sensação de pigarro grudado em sua garganta, saiba que isto se deve a ação do anestésico e que passará em breve. Não se deve forçar a garganta ou tentar tossir, pois qualquer esforço feito neste sentido com a garganta anestesiada implicará em dores nesta região após o efeito do anestésico. Após o exame, o paciente repousará por cerca de 20 a 30 minutos, depois dos quais poderá se alimentar normalmente e tomar suas medicações habituais, se fizer uso de medicações.

    Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Central de Agendamento do HCor – Telefone: 3889-3939.

    Voltar

    Unidades