Recomendações Nutricionais no Infarto Agudo do Miocárdio

Recomendações Nutricionais no Infarto Agudo do Miocárdio



Recomendações Nutricionais no Infarto Agudo do Miocárdio

Alimentação e nutrição
A ALIMENTAÇÃO CARDIOPROTETORA é baseada no hábito alimentar brasileiro, e simbolizada pelas cores da bandeira do Brasil, sendo dividida em grupos alimentares das cores: VERDE, AMARELA e AZUL.

alimentação cardioprotetora

Pensando na composição das cores da bandeira do Brasil, deve-se consumir mais alimentos do grupo verde (cor de maior representação na bandeira); consumir moderadamente os alimentos do grupo amarelo (segunda cor representada na bandeira); e consumir em menor quantidade os alimentos do grupo azul ( terceira cor representada na bandeira).

Verduras;
Legumes;
Frutas;
Leite desnatado;
Iorgute desnatado.
Arroz e Massas;
Tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, etc.);
Cereais integrais (aveia, linhaça, chia, granola);
Farinhas;
Óleos vegetais (soja, milho, azeite);
Doces de frutas e mel.
Carnes bovinas, suína, de frango;
Peixes e mariscos;
Ovos;
Manteiga;
Doces caseiros (pudim, bolos, tortas e mousses);
Leite condensado;
Creme de leite.

Recomendações para uma alimentação saudável:
• Prefira sempre alimentos com menos gorduras e calorias, para isso observe os rótulos nutricionais nas embalagens dos alimentos.
• Tempere e cozinhe os alimentos com pouco óleo e sal. Utilizando sempre de temperos naturais: cebola, alho, salsa, orégano, coentro, manjericão, etc.
• Substitua o leite integral e seus derivados por desnatados, em caso de queijos prefira os mais claros.
• Evite doces em geral.
• Controle o consumo de massas, pães e farináceos.
• Evite frituras, prefira alimentos assados, cozidos, ensopados ou grelhados.
• Inclua fibras na alimentação, aumentando o consumo de verduras, frutas, legumes, leguminosas e cereais (aveia, granola, chia, linhaça e produtos a base de farinha integral).
• Alimentos diet são aqueles que apresentam em sua composição a exclusão total de algum determinado nutriente, que normalmente podem ser açúcar, gordura, sódio ou lactose, destinados a pessoas com necessidades nutricionais específicas, como diabetes e hipertensão. Isso não significa que eles terão menos calorias, dependendo do nutriente que será retirado da formulação tradicional do alimento.
• Alimentos light apresentam, em média, uma redução de pelo menos 25% de qualquer nutrientes em sua composição (açúcar, gordura ou sódio), quando comparado a um alimento convencional. Isso não significa que eles terão menos calorias, dependendo do nutriente que será retirado da formulação tradicional do alimento.
• Associar atividade física regular à dieta, sempre sob orientação de profissional da área.