Exame de Colonoscopia

Exame de Colonoscopia

Qual exame você procura?

Exame de Colonoscopia

SAIBA MAIS

EXAME DE COLONOSCOPIA

Colonoscopia é um procedimento endoscópico, que visa examinar todo o intestino grosso, avaliando a sua superfície, diagnosticando as alterações e suas patologias. Além do diagnóstico, a colonoscopia poderá atuar como exame terapêutico, por exemplo, removendo lesões como pólipos. Para a sua realização, é necessário que o intestino esteja absolutamente limpo, sem nenhum resíduo fecal.

A “limpeza” do intestino é realizada por uma dieta específica e a utilização de laxantes. Para que esse preparo ocorra, de uma maneira confortável e eficiente, é necessário que o paciente siga corretamente todas as instruções que receberá, ao agendar a colonoscopia.

Temos duas unidades disponíveis para este procedimento:
   • Unidade Paraíso
   • Unidade Cidade Jardim
Fique atento a unidade agendada!

No dia do exame, o paciente deverá comparecer ao Hcor na Unidade escolhida (Unidade Paraíso: Rua Bernardino de Campos, 186 e Unidade Cidade Jardim – Avenida Cidade Jardim, 350) com a presença de um acompanhante, no horário estipulado para que a segunda etapa do seu preparo seja iniciada.

HCOR MAIS SEGURO

PROTOCOLOS RÍGIDOS DE SEGURANÇA

Assista ao vídeo com a Dra. Paula Poletti, coordenadora do setor de Colonoscopia e Endoscopia do Hcor.
(Unidade Paraíso)

PROCEDIMENTO

Entenda como o exame é realizado

A colonoscopia é realizada sob sedação, aos cuidados de um médico anestesista, portanto, absolutamente indolor e sem nenhum desconforto.

Após a recuperação da sedação, o paciente deverá deixar a unidade acompanhado de uma pessoa adulta responsável. No momento da alta, o paciente receberá todas as instruções e orientações, em relação à alimentação e atividades físicas.

Modo de Preparo

Modo de Preparo

Pacientes com Marca-Passo

Pacientes com Marca-Passo

Medicações

Medicações

Termo de Consentimento

Termo de Consentimento

SAIBA COMO FUNCIONA SEU PREPARO

Primeira Etapa

Hidratação endovenosa (infusão de soro) para que não se sinta desidratado ou fraco.

Quarta Etapa

A segunda etapa do preparo dura entre 4h e 8h, conforme o hábito intestinal do paciente, idade, doenças em tratamento e medicações em uso.

Segunda Etapa

Ingestão da solução de Manitol (suco) – que tem ação laxativa.

Quinta Etapa

É importante ressaltar que o preparo não se limita a limpeza intestinal, mas também, a hidratação endovenosa para minimizar o impacto dos laxativos ao organismo.

Terceira Etapa

Durante todo o preparo, o paciente é assistido e supervisionado para que seja o mais confortável e seguro possível.

COLONOSCOPIA PREPARO DOMICILIAR (PARAÍSO)

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda.

I. DEFINIÇÃO DO EXAME:
O exame de COLONOSCOPIA visa avaliar o intestino grosso e íleo terminal. É realizado através de um tubo flexível com uma micro câmera, que sob visão direta examina o intestino e transmite as imagens para o monitor.

O exame no HCor é realizado sob sedação, administrada por um médico anestesista sem nenhum desconforto ou dor.

II. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:

*É obrigatória a presença de um (01) acompanhante maior de 18 anos, com integridade física e mental preservada e permanecer durante todo o período do procedimento.

III. PESO/CAPACIDADE DO EQUIPAMENTO:

O HCor não realiza esse exame para pacientes com peso inferior a 40 kg.

IMPORTANTE: RETIRADA DO MANITOL:
– Manitol deverá ser retirado com antecedência no HCOR – Av. Bernardino de Campos, 186, no térreo do Bloco B, de segunda a sexta das 07h às 19h e sábado das 08h às 12h. Medicamento só será entregue com apresentação do pedido médico ou cópia do mesmo.

V. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:

1) 21 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Semaglutida (Ozempic, Rybelsus)

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

2) 15 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida (Trulicity)

– Não utilizar medicações: Tirzepatida (Mounjaro)

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

3) 05 a 07 dias antes do exame:

a) – Não utilizar os medicamentos: Clopidogrel, Prasugrel, Plavix, ticagrelor, Disgren, Iscover, Plaketar, Effient, Brilinta, Persantin, Ticlid, Ticlopidina.

b) – Não utilizar os medicamentos: Marevan, Coumadin, Warfarina, Marcoumar e Dindevan. Deverá colher o INR (exame) na véspera do exame e trazer o resultado.

c) – Medicações com presença de ferro (sulfato ferroso) não utilizar por um período de 1 semana, que antecede ao exame.

4) 4) 04 dias antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Pradaxa, Eliquis, Xarelto, Arixtra.

5) Antevéspera do exame:

a) – Comer menos, nos dois dias que antecedem (antevéspera e véspera) ao exame. Comer em torno de 50 a 70 % do habitual.

b) – Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras. De um modo geral, estes alimentos são saudáveis, porém deixam resíduo no intestino, prejudicando o preparo do intestino para o exame.

c) – Não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy), 2 dias antes do exame. Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

*Consumir no café da manhã:

a) – Chá, café preto, sucos claros e água de coco.

b) – Biscoito água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

c) – Gelatina diet e geleias de cor clara.

d) – Adoçantes.

*Consumir no Almoço/Jantar:

– Arroz branco, macarrão, purê de batatas (pouca gordura), peito de frango, filé de peixe grelhado ou cozido, ovos cozidos, pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas (sem gordura), sucos claros, água de coco, isotônicos ou água.

*Consumir no Lanche da tarde:

a) – Chá Claro, água de coco, isotônicos, sucos claros.

b) – Bolacha água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

c) – Gelatina diet clara.

*Consumir na Ceia Noturna:

a) – Líquidos á vontade chá claro, água de coco, isotônicos.

b) – Gelatina diet clara.

c) – Adoçantes.

*- Utilizar 1 comprimido DULCOLAX®, antes de dormir.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

6) Véspera do exame:

a) – Manter a mesma dieta nos dois dias que antecedem ao exame (antevéspera e véspera), café da manhã, almoço e café da tarde.

b) – Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras.

c) – No jantar da véspera, apenas pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas (sem gordura).

c) -d) – Não utilizar: Lixisenatida (Lyxumia, Soliqua),1 dia antes do exame.
Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

*- Utilizar 02 comprimidos de DULCOLAX®, às 12h e repetir 2 comprimidos às 18h.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.
Se você for obstipado (intestino preso), fazer esta dieta por 4 dias, e tomar o DULCOLAX®, 01 comprimido na terceira noite que antecede o exame.

7) No dia do exame:

a) – Exames no período tarde/noite, consumir apenas o café da manhã conforme cardápio da antevéspera e véspera do exame e não almoçar.

b) – ORIENTAÇÕES DE COMO PREPARAR A SOLUÇÃO:
– 05 horas antes do exame, ingerir 01 copo desta solução a cada 05 minutos.
– Diluir o Sachê de Manitol® 20% 100mg em 500ml de água filtrada em uma jarra de 1 litro;
– Acrescentar + 500ml de (água de coco, suco natural (coado) de cor clara ou isotônico Gatorade;
– Adicionar 60 gotas de Simeticona (Luftal®).
– A temperatura da água ou suco claro para diluição da solução e ingestão do manitol fica a critério do paciente e sua sensibilidade.

c) -Não permanecer deitado ou sentado, deve-se caminhar durante e após a ingestão do manitol para auxiliar no funcionamento do intestino, o qual estará preparado para o exame quando a evacuação estiver liquida amarelo claro e sem resíduos (como urina), isto ocorre geralmente entre a quinta ou oitava evacuação.

d) – É importante beber água ou água de coco durante a ingestão do manitol para hidratação.

e) – Em caso de enjoos ou náuseas, utilizar 01 comprimido de antiemético (Ex. plasil, vonal, dramin). Não utilizar se for alérgico.

f) – Jejum absoluto inclusive de água após a ingestão do manitol. O jejum total é importante devido a sedação que será submetido.

g) – Não utilizar medicamentos para Diabetes no dia do exame.

h) – Ácido Acetilsalicílico, AAS, Aspirina prevent, Somalgin, Bufferin, prevencor, Melhoral, Ecasil, Cibalena, Tanakan, Daflon, Trental, Sermion, Gincobiloba: NÃO necessitam de suspensão.

i) – Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

j) – Não é permitido realizar o exame utilizando ¨PIERCING E JÓIAS¨, deve-se retirá-los em casa, antes de comparecer ao Hospital.

8) 12 horas antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Heparina, Liquemine, Clexane, Enoxaparina, Hemofol, Flaxiparine.

V. DURAÇÃO DO EXAME:

Duração do exame: O tempo de permanência da unidade é de aproximadamente 03 horas.

VI. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – É imprescindível que o intestino esteja absolutamente limpo, sem nenhum resíduo de fezes.

2 – Quando necessários, e havendo indicações, poderão ser realizadas biópsias, ressecção de pólipos ou procedimentos específicos como a mucosectomia durante o exame.

3 – SEGUEM ANEXOS PROCEDIMENTOS DE POLIPECTOMIA / MUCOSECTOMIA QUANDO NECESSÁRIO E INFORMATIVO DE ANESTESIA.
LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO CHECAR A COBERTURA ESPECÍFICA PARA ESTES PROCEDIMENTOS EM CASO DE REALIZAÇÃO POR MEIO DE CONVÊNIO.

4 – Não será permitida a permanência de criança no setor.

5 – Obrigatório vir com acompanhante maior de idade, com integridade física e mental preservada.

6 – Após a realização do exame, o paciente não poderá dirigir e nem realizar atividades que requeiram atenção.

7 – Trazer uma sacola para colocar seus pertences (roupas, carteira, celular, etc) pois será necessário entregar para o acompanhante.

8 – Vir com calçado confortável, sem salto, solado de borracha e seguro.

9 – O MANITOL DEVERÁ SER RETIRADO COM ANTECEDÊNCIA NO HCOR – Av. Bernardino de Campos, 186, no térreo do Bloco B, de segunda a sexta das 07h às 19h e sábado das 08h às 12h.

10 – Medicamentos de uso diário estão liberados.

11 – Pacientes em uso de antibióticos em tratamento de alguma doença infecciosa, ou que tenham realizado alguma cirurgia recente, só deverão realizar o exame, após a liberação do seu médico.

12 – A autorização da suspensão das medicações anticoagulantes e/ ou antiagregantes deverá ser SEMPRE autorizada pelo médico que prescreveu a medicação.

13 – Caso a suspensão não seja autorizada, o paciente poderá fazer os exames endoscópicos, porém NÃO será possível realizar a coleta de biópsias, retiradas de pólipos ou mucosectomia.

14 – Quaisquer dúvidas ou informações adicionais, que se façam necessárias, solicitamos a gentileza de entrar em contato através do telefone: (11) 3053-6611 ramal: 4605.
Local de atendimento: Av. Bernardino de Campos, 186 Térreo, das 06h ás 19h.

15 – Entrada Segunda à Sexta das 6h00 às 19h00 e finais de semana e feriados das 6h00 às 13h00 – Avenida Bernardino de Campos 186, Térreo / Paraíso.

COLONOSCOPIA PREPARO HOSPITALAR (PARAÍSO)

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda. Leia atentamente o termo de consentimento em anexo, pois antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assiná-lo.

I. DEFINIÇÃO DO EXAME:
O exame de COLONOSCOPIA visa avaliar o intestino grosso e íleo terminal. É realizado através de um tubo flexível com uma micro câmera, que sob visão direta examina o intestino e transmite as imagens para o monitor.

O exame no HCor é realizado sob sedação, administrada por um médico anestesista sem nenhum desconforto ou dor.

II. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:

* Pacientes até 65 anos, é necessária a presença de um (01) acompanhante com integridade física e mental preservada no momento em que for encaminhado para realização do exame, caso contrário, o exame será cancelado.

* Pacientes idosos, acima de 65 anos, é necessário de um (01) acompanhante maior de idade, com integridade física e mental preservada, no hospital durante todo o preparo, caso contrário, o exame será cancelado.

III. PESO/CAPACIDADE DO EQUIPAMENTO:
O HCor não realiza esse exame para pacientes com peso inferior a 40 kg.

IV. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:

1) 21 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Semaglutida (Ozempic, Rybelsus)

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

2) 15 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida (Trulicity).

– Não utilizar medicações: Tirzepatida (Mounjaro).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

3) 05 a 07 dias antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Clopidogrel, Prasugrel, Plavix, ticagrelor, Disgren, Iscover, Plaketar, Effient, Brilinta, Persantin, Ticlid, Ticlopidina, (somente suspender).

– Não utilizar os medicamentos: Marevan, Coumadin, Warfarina, Marcoumar e Dindevan, caso utilize, deverá realizar o exame de INR na véspera, e trazer o resultado.

– Medicações com presença de ferro (sulfato ferroso) não utilizar por um período de 1 semana, que antecede ao exame.

4) 04 dias antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Pradaxa, Eliquis, Xarelto, Arixtra.

5) Antevéspera do exame:

– Comer menos, nos dois dias que antecedem (antevéspera e véspera) ao exame. Comer em torno de 50 a 70 % do habitual.

– Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras. De um modo geral, estes alimentos são saudáveis, porém deixam resíduo no intestino, prejudicando o preparo do intestino para o exame.

– Não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy), 2 dias antes do exame. Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

*Consumir no café da manhã:

– Chá, café preto, sucos claros e água de coco.

– Biscoito água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

– Gelatina diet e geleias de cor clara.

– Adoçantes.

*Consumir no Almoço/Jantar:

– Arroz branco, macarrão, purê de batatas (pouca gordura), peito de frango, filé de peixe grelhado ou cozido, ovos cozidos, pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas (sem gordura), sucos claros, água de coco, isotônicos ou água.

*Consumir no Lanche da tarde:

– Chá Claro, água de coco, isotônicos, sucos claros.

– Bolacha água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

– Gelatina diet clara.

*Consumir na Ceia Noturna:

– Líquidos á vontade chá claro, água de coco, isotônicos.

– Gelatina diet clara.

– Adoçantes.

*- Utilizar 1 comprimido DULCOLAX® antes de dormir.

Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

6) Véspera do exame:

– Manter a mesma dieta nos dois dias que antecedem ao exame (antevéspera e véspera), café da manhã, almoço e café da tarde.

– Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras.

– Não utilizar: Lixisenatida (Lyxumia, Soliqua) 1 dia antes do exame.

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

– No jantar da véspera, apenas uma pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas (sem gordura).

– Utilizar 02 comprimidos de DULCOLAX® às 12h e repetir 2 comprimidos às 18h.

Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.
Se você for obstipado (intestino preso), fazer esta dieta por 4 dias, e tomar o DULCOLAX® 01 comprimido na terceira noite que antecede o exame.

7) No dia do exame:

– Café preto, biscoito água ou água e sal (máximo 8 unidades) ou torradas máximo 04 unidades) com geleia ATÉ 02 horas ANTES do seu horário agendado.

– Permitidos líquidos claros (água, água de coco, chás e sucos claros), à vontade até o horário do exame, exceto leite e derivados.

– Não utilizar medicamentos para Diabetes no dia do exame.

– Ácido Acetilsalicílico, AAS, Aspirina prevent, Somalgin, Bufferin, prevencor, Melhoral, Ecasil, Cibalena, Tanakan, Daflon, Trental, Sermion, Gincobiloba: NÃO necessitam de suspensão.

– Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

– Não é permitido realizar o exame utilizando ¨PIERCING E JÓIAS¨, deve-se retirá-los em casa, antes de comparecer ao Hospital.

8) 12 horas antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Heparina, Liquemine, Clexane, Enoxaparina, Hemofol, Fraxiparina.

V. PREPARO NO HCOR PARA REALIZAÇÃO DO EXAME:

– Ao Chegar ao HCOR: Após a abertura da ficha, o paciente será encaminhado para uma suíte, onde iniciará a segunda etapa de seu preparo.

– Antes do Exame: Hidratação endovenosa (infusão de soro), para que não se sinta desidratado ou fraco;
Ingestão da solução de Manitol, misturada c/ suco de limão – que tem ação laxativa.
Durante todo o preparo o paciente será assistido e supervisionado pela Equipe de Enfermagem;

– Após o exame e a recuperação anestésica, o paciente retorna ao seu quarto sendo liberada uma dieta leve.

VI. DURAÇÃO DO EXAME

Duração do exame: Tempo de permanência no Hospital é de aproximadamente de 10 horas.

VII. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – É imprescindível que o intestino esteja absolutamente limpo, sem nenhum resíduo de fezes.

2 – Quando necessários, e havendo indicações, poderão ser realizadas biópsias, ressecção de pólipos ou procedimentos específicos como a mucosectomia durante o exame.

3 – SEGUEM ANEXOS PROCEDIMENTOS DE POLIPECTOMIA / MUCOSECTOMIA QUANDO NECESSÁRIO E INFORMATIVO DE ANESTESIA.

LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO CHECAR A COBERTURA ESPECÍFICA PARA ESTES PROCEDIMENTOS EM CASO DE REALIZAÇÃO POR MEIO DE CONVÊNIO.

4 – Não será permitida a permanência de criança no setor.

5 – Trazer roupa íntima de reserva e um calçado confortável, sem salto, solado de borracha e seguro.

6 – Medicamentos de uso diário estão liberados.

7 – Para outros medicamentos não listados acima, consultar seu médico.

8 – A autorização da suspensão das medicações anticoagulantes e/ ou antiagregantes deverá ser SEMPRE autorizada pelo médico que prescreveu a medicação.

9 – Caso a suspensão não seja autorizada, o paciente poderá fazer os exames endoscópicos, porém NÃO será possível realizar a coleta de biópsias, retiradas de pólipos ou mucosectomia.

10 – Pacientes em uso de antibióticos em tratamento de alguma doença infecciosa, ou que tenham realizado alguma cirurgia recente, só deverão realizar o exame, após a liberação do seu médico.

11 – Quaisquer dúvidas ou informações adicionais, que se façam necessárias, solicitamos a gentileza de entrar em contato através do telefone: (11) 3053-6611 ramal: 4605.
– Entrada Segunda à Sexta das 6h00 às 19h00 e finais de semana e feriados das 6h00 às 13h00 – Avenida Bernardino de Campos 186, Térreo / Paraíso.

12 – Caso existam exames laboratoriais (sangue) a serem colhidos, sugere-se realizá-los antes do exame de Colonoscopia. No caso da realização ser após, coletar 24 horas após e seguir o preparo recomendado pelo Laboratório de Análises.

RETOSSIGMOIDOSCOPIA COM ANESTESIA

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda.
I. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:
É obrigatória a presença de um (01) acompanhante maior de 18 anos para realização deste exame.
II. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:
1) Véspera do exame:

a) – Às 12h00 tomar 02 comprimidos de DULCOLAX®, e após o jantar mais 02 comprimidos de Dulcolax, via oral;
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

b) – Fazer uso da primeira aplicação de 01 bisnaga de Phosfo-enema,via retal, às 22h.

2) No dia do exame:

– Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

3) 02 horas antes do exame:

– Fazer a segunda aplicação de 01 bisnaga de Phosfo-enema.

4) 08 horas antes do exame:

– Jejum absoluto inclusive de líquidos. Não pode beber água.

5) 03 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy).

6) 7 a 10 dias úteis antes do exame:

a) – Suspender medicamentos anticoagulantes: Persantin, Marevan, Marcoumar, Clexane, Heparina, Liquemine, Flaxparine, Comadin e Dindevan. Deverá realizar a coleta de sangue para avaliação do TP (tempo de protombina) no hospital (um) dia antes ou trazer o resultado no dia.

b) – Suspender medicamentos antiagregantes: Ticlid, Plavix, Ticlopidina, Plaquetar, Disgren, AAS, AAS Prevent, Somalgin, Aspirina, Bufferin, Trental, Escover.

7) 10 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida ( Trulicity), Semaglutida (Ozempic, Rybelsus).

III. DURAÇÃO DO EXAME
A duração do exame é de aproximadamente 15 minutos, é realizado sob sedação (indolor), sendo necessário repouso em observação após o exame de aproximadamente 30 minutos.

IV. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – Para outros medicamentos não listados acima, consultar seu médico.

2 – Caso existam exames laboratoriais (sangue) a serem colhidos, sugere-se realizá-los antes do exame de Retossigmoidoscopia. No caso da realização ser após, coletar 24 horas após e seguir o preparo recomendado pelo Laboratório de Análises.

COLONOSCOPIA (PREPARO HOSPITALAR) MADRUGADA (PARAÍSO)

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda.

I. DEFINIÇÃO DO EXAME:
O exame de COLONOSCOPIA visa avaliar o intestino grosso e íleo terminal. É realizado através de um tubo flexível com uma micro câmera, que sob visão direta examina o intestino e transmite as imagens para o monitor.

O exame no HCor é realizado sob sedação, administrada por um médico anestesista sem nenhum desconforto ou dor.

II. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:
Será necessária a presença de um (01) acompanhante com integridade física e mental preservada no momento em que for encaminhado para realização do exame, até o final do exame.

III. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:
1) 21 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Semaglutida (Ozempic, Rybelsus).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

2) 15 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida (Trulicity).

– Não utilizar medicações: Tirzepatida (Mounjaro).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

3) 05 a 07 dias antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Clopidogrel, Prasugrel, Plavix, ticagrelor, Disgren, Iscover, Plaketar, Effient, Brilinta, Persantin, Ticlid, Ticlopidina.

– Não utilizar os medicamentos: Marevan, Coumadin, Warfarina, Marcoumar e Dindevan. Deverá colher o INR (exame) na véspera do exame e trazer o resultado.

– Medicações com presença de ferro (sulfato ferroso) não utilizar por um período de 1 semana, que antecede ao exame.

4) 04 dias antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Pradaxa, Eliquis, Xarelto, Arixtra.

5) Antevéspera do exame:

– Comer menos, nos dois dias que antecedem (antevéspera e véspera) ao exame. Comer em torno de 50 a 70 % do habitual.

– Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras. De um modo geral, estes alimentos são saudáveis, porém deixam resíduo no intestino, prejudicando o preparo do intestino para o exame.

– Não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy), 2 dias antes do exame. Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

*Consumir no café da manhã:

– Chá, café preto, sucos claros e água de coco.

– Biscoito água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

– Gelatina diet e geleias de cor clara.

– Adoçantes.

*Consumir no Almoço/Jantar:

– Arroz branco, macarrão, purê de batatas (pouca gordura), peito de frango, filé de peixe grelhado ou cozido, ovos cozidos, pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas (sem gordura), sucos claros, água de coco, isotônicos ou água.

*Consumir no Lanche da tarde:

– Chá Claro, água de coco, isotônicos, sucos claros.

– Bolacha água e sal, biscoito de polvilho ou torradas.

– Gelatina diet clara.

*Consumir na Ceia Noturna:

– Líquidos a vontade chá claro, água de coco, isotônicos.

– Gelatina diet clara.

– Adoçantes.

*- Utilizar 1 comprimido DULCOLAX®, antes de dormir.

– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

6) Véspera do exame:

– Manter a mesma dieta nos dois dias que antecedem ao exame (antevéspera e véspera), café da manhã, almoço e café da tarde.

– Não consumir: carne vermelha, frituras, qualquer tipo de verduras, frutas, alimentação integral, leite e derivados, sementes de qualquer natureza, e outros alimentos com fibras.

– Não utilizar: Lixisenatida (Lyxumia, Soliqua) 1 dia antes do exame.

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

– Utilizar 02 comprimidos de DULCOLAX®, às 12h e repetir 2 comprimidos às 18h.

– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

Se você for obstipado (intestino preso), fazer esta dieta por 4 dias, e tomar o Dulcolax 01 comprimido na terceira noite que antecede o exame.

Jantar: Sopa batida e coada pequena porção de peito de frango com batatas (sem gordura) até as 20h00 e líquidos claros até o horário do exame.

– Permitidos líquidos claros (água, água de coco, chás e sucos claros), à vontade até o horário do exame, exceto leite e derivados.

7) No dia do exame:

– Não utilizar medicamentos para Diabetes no dia do exame.

– Ácido Acetilsalicílico, AAS, Aspirina prevent, Somalgin, Bufferin, prevencor, Melhoral, Ecasil, Cibalena, Tanakan, Daflon, Trental, Sermion, Gincobiloba: NÃO necessitam de suspensão.

– Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

8) 12 horas antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Heparina, Liquemine, Clexane, Enoxaparina, Hemofol, Flaxiparine.

IV. PREPARO NO HCOR PARA REALIZAÇÃO DO EXAME:

– Ao Chegar ao HCOR: Após a abertura da ficha, o paciente será encaminhado para uma suíte, onde iniciará a segunda etapa de seu preparo.

– Antes do Exame: Hidratação endovenosa (infusão de soro), para que não se sinta desidratado ou fraco;
Ingestão da solução de Manitol, misturada c/ suco de limão – que tem ação laxativa.
Durante todo o preparo o paciente será assistido e supervisionado pela Equipe de Enfermagem;

– Após o exame e a recuperação anestésica, o paciente retorna ao seu quarto sendo liberada uma dieta leve.

V. DURAÇÃO DO EXAME
Duração do exame: Tempo de permanência no Hospital é de aproximadamente de 10 horas.

VI. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – É imprescindível que o intestino esteja absolutamente limpo, sem nenhum resíduo de fezes.

2 – Quando necessários, e havendo indicações, poderão ser realizadas biópsias, ressecção de pólipos ou procedimentos específicos como a mucosectomia durante o exame.

3 – SEGUEM ANEXOS PROCEDIMENTOS DE POLIPECTOMIA / MUCOSECTOMIA QUANDO NECESSÁRIO E INFORMATIVO DE ANESTESIA.
LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO CHECAR A COBERTURA ESPECÍFICA PARA ESTES PROCEDIMENTOS EM CASO DE REALIZAÇÃO POR MEIO DE CONVÊNIO.

4 – Não será permitida a permanência de criança no setor.

5 – Trazer roupa íntima de reserva e um calçado confortável, sem salto, solado de borracha e seguro.

6 – Medicamentos de uso diário estão liberados.

7 – Para outros medicamentos não listados acima, consultar seu médico.

8 – A autorização da suspensão das medicações anticoagulantes e/ ou antiagregantes deverá ser SEMPRE autorizada pelo médico que prescreveu a medicação.

9 – Pacientes em uso de antibióticos em tratamento de alguma doença infecciosa, ou que tenham realizado alguma cirurgia recente, só deverão realizar o exame, após a liberação do seu médico.

10 – Caso a suspensão não seja autorizada, o paciente poderá fazer os exames endoscópicos, porém NÃO será possível realizar a coleta de biópsias, retiradas de pólipos ou mucosectomia.

11 – Quaisquer dúvidas ou informações adicionais, que se façam necessárias, solicitamos a gentileza de entrar em contato através do telefone: (11) 3053-6611 ramal: 4605.

12 – Entrada para os exames após as 19h00 será através da Rua Desembargador Eliseu Guilherme, n° 147, Térreo / Paraíso.

13 – Caso existam exames laboratoriais (sangue) a serem colhidos, sugere-se realizá-los antes do exame de Colonoscopia. No caso da realização ser após, coletar 24 horas após e seguir o preparo recomendado pelo Laboratório de Análises.

CÁPSULA ENDOSCÓPICA – ENTEROSCOPIA DO INTESTINO DELGADO COM CÁPSULA ENDOSCÓPICA (PARAÍSO).

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda.

I. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:
Não há necessidade de um (01) acompanhante para paciente maior de 18 anos neste exame

II. CAPACIDADE DO EQUIPAMENTO:
O HCor não realiza esse exame para pacientes com peso inferior a 40 kg.

III. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:
Véspera do exame:

– Dieta leve durante todo o dia;

– Tomar 02 comprimidos de Dulcolax às 17h;

– Jantar: sopa sem resíduo;

– Após manter jejum absoluto de 08 horas;

07 dias antes do exame:

– Suspender o uso de Noripurum ou Ferro via oral.

IV. PREPARO NO HCOR PARA REALIZAÇÃO DO EXAME:
* Ao Chegar ao HCOR: O paciente irá ingerir um copo com água e um frasco de Luftal no HCor;
* Antes do Exame: – Após, será ingerido a cápsula endoscópica com água;

– Será instalado o cinturão na região abdominal e o gravador portátil;

– O paciente é liberado e deve retornar ao hospital 10 horas após a ingestão da cápsula endoscópica;

– Jejum absoluto por 04 horas;

– Após as 04 horas liberado dieta líquida, fria e bolacha água e sal.

V. DURAÇÃO DO EXAME E ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – Duração média do exame:

2 – Estar com uma camiseta confortável e larga.

3 – O que é Cápsula Endoscópica?
É uma pequena cápsula com micro câmera filmadora que percorre todo o sistema digestivo captando imagens que são enviadas a um receptor colocado na região abdominal sendo armazenadas num pequeno dispositivo que fica preso ao corpo do paciente através de uma bolsa ou cinto.

A cápsula é engolida pelo paciente e posteriormente eliminada pelo organismo nas fezes, sendo totalmente descartável.

As imagens são capturadas durante cerca de 8 a 10 horas e posteriormente o filme é analisado por um médico especialista.

O exame em geral é indicado para investigação do intestino delgado, do colón e em alguns casos para investigação de todo o aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado, colón e reto).

4 – Orientações após ingestão da cápsula.
Durante o exame, após ingerir a cápsula, você poderá se mover livremente e seguir sua rotina diária.

Após a retirada do receptor liberado dieta geral.

Convém evitar campos eletromagnéticos que possam interferir com o sinal emitido pela cápsula.

O sensor que capta as imagens é muito frágil e convém ser tratado com cuidado, evitando pancadas ou contato com água.

5 – Qualquer dúvida entrar em contato com o setor de Endoscopia no Tel.: 3053-6611 ramal 4605.

6 – O acesso para realização do exame deverá ocorrer pela Av. Bernardino de Campos, 186.

COLONOSCOPIA PREPARO DOMICILIAR (CIDADE JARDIM)

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda.

I. DEFINIÇÃO DO EXAME:
Colonoscopia é um exame de endoscopia do trato digestivo baixo (íleo terminal e intestino grosso), que tem como finalidade, diagnosticar as alterações e patologias que acometem essas regiões. Poderá ser também, um procedimento terapêutico, realizando tratamento de algumas afecções como pólipos, ressecando-os durante o exame. É considerado o melhor exame (padrão ouro) para a prevenção do câncer colorretal (intestinal).

Para realizá-lo, há necessidade de intestino estar ABSOLUTAMENTE limpo, sem nenhum conteúdo fecal. Portanto, é FUNDAMENTAL seguir rigorosamente as orientações a seguir.

II. ACOMPANHANTES:

– Pacientes até 65 anos, a presença de um (01) acompanhante é necessária somente na hora da saída (OBRIGATÓRIO);

III. IMC e Idade:

– Para pacientes que possuem IMC igual ou maior que 35, deverão ser direcionados a Unidade Paraíso em ambiente Hospitalar.

IV. IMPORTANTE: RETIRADA DO MANITOL:

– Manitol deverá ser retirado com antecedência no HCOR – Unidade Cidade Jardim – de segunda a sexta das 11h às 16h e sábado das 9h às 12h. Medicamento só será entregue com apresentação do pedido médico ou cópia do mesmo.

V. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:

1) 21 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Semaglutida (Ozempic, Rybelsus).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

2) 15 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida (Trulicity).

– Não utilizar medicações: Tirzepatida (Mounjaro).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

3) 07 dias antes do exame:

a) – Não utilizar medicações anticoagulantes e antiagregantes como: Marevan, Coumadin, Warfarina, Heparina, Liquemine, Marcoumar, Plavix , Dindevan ou outros. Somente com autorização e orientação do seu médico.

b) – Não utilizar o medicamento Xenical® e medicações semelhantes. Somente com autorização e orientação do seu médico.

c) – Medicações com presença de ferro (sulfato ferroso) não utilizar por um período de 1 semana, que antecede ao exame.

4) 4 dias antes do exame:

– Suspender medicamentos anticoagulantes: Pradaxa, Eliquis e Xarelto.

5) Antevéspera do exame:

a) – Não consumir verduras (cruas ou cozidas), cereais, frutas, farelo de trigo e aveia, alimentos que contenham sementes (linhaça, chia, gergelim, goiaba, etc.), carne vermelha, comida gordurosa, frituras, leite e derivados.

b) – Não consumir outros alimentos, exceto as opções listadas a seguir:
Alimentar-se com, arroz branco, macarrão (molho de tomate coado), peito de frango ou filé de peixes grelhados ou cozidos, ovos, purê de batatas, pães e torradas (sem sementes), bolacha água e sal, gelatinas.

c) – Hidratar-se bem com qualquer líquido, exceto leite e derivados e sucos devem ser bem coados.

d) – Utilizar 01 comprimido de DULCOLAX®, antes de dormir.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

e) – 2 dias antes do exame não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy). Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

6) Véspera do exame:

a) – Seguir a mesma recomendação da antevéspera, porém no jantar consumir apenas uma pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas, sem gordura. Ou, chá com bolachas água e sal e geleias sem sementes.

b) – Utilizar 2 comprimidos de DULCOLAX® as 22h00.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

c) – Pessoas obstipadas deverão realizar este preparo, durante 04 dias que antecedem ao exame, tomando o laxante DULCOLAX® 2 comprimidos por 03 noites.

d) – Não utilizar: Lixisenatida (Lyxumia, Soliqua) 1 dia antes do exame. Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

7) No dia do exame:

– Exames agendados no período vespertino, poderá tomar líquidos à vontade ao acordar, exceto leite e derivados.

– Outras medicações de uso diário, deverão ser suspensas no dia do exame, podendo ser tomadas após o término do procedimento.

– Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

– Não é permitido realizar o exame utilizando ¨PIERCING E JÓIAS¨, deve-se retirá-los em casa, antes de comparecer ao Hospital.

– Após várias evacuações, as fezes tornar-se-ão um líquido claro como água ou urina clara, significando uma limpeza intestinal adequada para o exame.

– Não permanecer deitado ou sentado, deve-se caminhar durante e após a ingestão do manitol para auxiliar no funcionamento do intestino, o qual estará preparado para o exame quando a evacuação estiver liquida amarelo claro e sem resíduos (como urina), isto ocorre geralmente entre a quinta ou oitava evacuação.

8) 12 horas antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Clexane, Enoxaparina, Hemofol, Flaxiparine.

9) 06 horas antes do horário agendado:

– Utilizar 1 comprimido de Plasil®.

10) 05 horas antes do horário agendado:

a) – Tomar 1 copo da solução de Manitol a cada 5 minutos.

Tomar toda a solução. Se sentir enjoos, esperar melhorar, para tomar copo seguinte. Após o término, manter jejum absoluto.

– ORIENTAÇÕES DE COMO PREPARAR A SOLUÇÃO:

– Diluir o Sachê de Manitol® 20% 100mg em 500ml de água filtrada em uma jarra de 1 litro;

– Acrescentar + 500ml de (água de coco, suco natural (coado) de cor clara ou isotônico Gatorade.

– Adicionar 60 gotas de Simeticona (Luftal®).

– A temperatura da água ou suco claro para diluição da solução e ingestão do manitol fica a critério do paciente e sua sensibilidade.

b) Hidratar-se bem, principalmente se sentir a boca seca ou sede, tomando líquidos claros (água de coco, isotônicos), concomitante ao Manitol®.

11) 03 horas antes do horário agendado:

– Manter-se em jejum absoluto, inclusive de água.

O jejum total é muito importante, nas 3 horas que antecedem ao exame, devido à sedação que será submetido.

VI. DURAÇÃO DO EXAME:
O tempo necessário, incluindo a sedação, exame e recuperação pós, gira em torno de 1 a 3 horas.

VII. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – Para realizá-lo, há necessidade de intestino estar ABSOLUTAMENTE limpo, sem nenhum conteúdo fecal. Portanto, é FUNDAMENTAL seguir rigorosamente as orientações.

2 – Após várias evacuações, as fezes tornar-se-ão um líquido claro como água ou urina clara, significando uma limpeza intestinal adequada para o exame.
Dirigir-se à unidade Jardins HCor.

3 – Pacientes gestantes, portadores de alguma deficiência motora ou intelectual, menores de 16 anos, portadores de comorbidades ou patologias graves (hipertensão artrial de difícil controle, diabete insulino dependente, cardiopatia grave, utilização de marcapasso cardíaco, etc) deverão realizar em ambiente hospitalar (HCor Hospital Paraíso).

4 – Se houver pedido de Endoscopia Digestiva Alta, o ideal é realizá-la concomitantemente com a Colonoscopia, no mesmo dia. Neste caso, seguir somente o preparo da Colonoscopia.

5 – SEGUEM ANEXOS PROCEDIMENTOS DE POLIPECTOMIA / MUCOSECTOMIA QUANDO NECESSÁRIO E INFORMATIVO DE ANESTESIA.
LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO CHECAR A COBERTURA ESPECÍFICA PARA ESTES PROCEDIMENTOS EM CASO DE REALIZAÇÃO POR MEIO DE CONVÊNIO.

6 – Pacientes em uso de antibióticos em tratamento de alguma doença infecciosa, ou que tenham realizado alguma cirurgia recente, só deverão realizar o exame, após a liberação do seu médico.

7 – Caso existam exames laboratoriais (sangue) a serem colhidos, sugere-se realizá-los antes do exame de Colonoscopia. No caso da realização ser após, coletar 24 horas após e seguir o preparo recomendado pelo Laboratório de Análises.

COLONOSCOPIA PREPARO HOSPITALAR (CIDADE JARDIM)

(*) O atraso no comparecimento poderá ocasionar a não realização do exame e necessidade de reagendamento, de acordo com a disponibilidade de agenda. Leia atentamente o termo de consentimento em anexo, pois antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assiná-lo.

I. DEFINIÇÃO DO EXAME:
É um exame de endoscopia digestiva baixa, com finalidade de avaliar e diagnosticar alterações do intestino grosso e, do final do intestino delgado (íleo terminal). Em algumas ocasiões o exame também tem finalidade terapêutica, como por exemplo, a ressecção de pólipos (polipectomia). Há possibilidade também, dependendo do tamanho e da localização, realizar procedimento cirúrgico endoscópico de lesões maiores, geralmente pré-malignas (mucosectomias).

Hoje, a colonoscopia é também o melhor exame (padrão ouro) para prevenção do câncer colo retal.

A sedação no HCor é realizada por um médico anestesista, sendo absolutamente indolor e sem desconforto.

II. ACOMPANHANTES:
IMPORTANTE, somente será permitida a entrada de MENOR DE 18 ANOS, se o MESMO FOR O PACIENTE e COM UM ÚNICO ACOMPANHANTE maior de 18 anos. Se houver mais de um paciente menor de 18 anos, será necessário um (01) acompanhante para cada paciente:

* Pacientes até 65 anos, é necessária a presença de um (01) acompanhante com integridade física e mental preservada no momento em que for encaminhado para realização do exame, caso contrário, o exame será cancelado.

* Pacientes idosos, acima de 65 anos, é necessário de um (01) acompanhante maior de idade, com integridade física e mental preservada, no hospital durante todo o preparo, caso contrário, o exame será cancelado.

III. IMC e Idade:

– Para pacientes que possuem IMC igual ou maior que 35, deverão ser direcionados a Unidade Paraíso em ambiente Hospitalar.

– Exame realizado somente para pacientes acima de 16 anos até 75 anos.

IV. O QUE FAZER ANTES DO EXAME OU O QUE NÃO FAZER:
1) 21 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Semaglutida (Ozempic, Rybelsus).

Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

2) 15 dias antes do exame:

– Não utilizar medicações: Dulaglutida (Trulicity).

– Não utilizar medicações: Tirzepatida (Mounjaro).

c) – Se você for obstipado (intestino preso), deverá fazer este Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

3) 07 dias antes do exame:

a) – Não utilizar medicações anticoagulantes e antiagregantes como: Marevan, Coumadin, Warfarina, Heparina, Liquemine, Marcoumar, Plavix ou outros. Somente com autorização de seu médico.

b) – Não utilizar Xenical® e medicações semelhantes. Somente com autorização de seu médico.

c) – Medicações com presença de ferro (sulfato ferroso) não utilizar por um período de 1 semana, que antecede ao exame.

4) 4 dias antes do exame:

– Suspender medicamentos anticoagulantes: Pradaxa, Eliquis e Xarelto.

5) Antevéspera do exame:

a) – Não consumir verduras (cruas ou cozidas), cereais, frutas, farelo de trigo e aveia, alimentos que contenham sementes (linhaça, chia, gergelim, goiaba, etc.), carne vermelha, comida gordurosa, frituras, leite e derivados.

b) – Não consumir outros alimentos, exceto as opções listadas a seguir:
Alimentar-se com, arroz branco, macarrão (molho de tomate coado), peito de frango ou filé de peixes grelhados ou cozidos, ovos, purê de batatas, pães e torradas (sem sementes), bolacha água e sal, gelatinas.

c) – Hidratar-se bem com qualquer líquido, exceto leite e derivados e sucos devem ser bem coados.

d) – Utilizar 1 comprimido de DULCOLAX®, antes de dormir, as 22h00.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

e) – Não utilizar medicações: Liraglutida (Saxenda, Victoza, Xultophy), 2 dias antes do exame.
Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

6) Véspera do exame:

a) – Seguir a mesma recomendação da antevéspera, porém no jantar consumir apenas uma pequena porção de sopa batida de peito de frango com batatas, sem gordura. Ou, chá com bolachas água e sal.

b) – Utilizar 2 comprimidos de DULCOLAX® as 22h00.
– Para pacientes com intolerância ao DULCOLAX®, substituir, APENAS ESTE, por GUTTALAX gotas (Picossulfato de sódio), 25 gotas/por comprimido.

c) – Hidratar-se bem com qualquer líquido. Exceto leite e derivados, sucos devem ser bem coados.

d) – Se você for obstipado (intestino preso), deverá fazer este preparo por 04 dias, tomando laxante por 03 dias sendo 2 comprimidos de DULCOLAX® 02 comprimidos por dia.

e) – Não utilizar: Lixisenatida (Lyxumia, Soliqua) 1 dia antes do exame.
Nos pacientes com diabetes a interrupção deve ser acompanhada por um clinico para avaliar a necessidade de ajuste do tratamento.

7) No dia do exame:

a) – Não se alimentar, manter jejum. Líquidos à vontade ao acordar, exceto leite e derivados.

b) – Outras medicações, de uso diário, deverão ser suspensas no dia do exame, podendo ser tomadas após o término do procedimento.

c) – Não é permitido realizar o exame com unhas em gel, cílios postiços (magnéticos ou com cola).

d) – Não é permitido realizar o exame utilizando ¨PIERCING E JÓIAS¨, deve-se retirá-los em casa, antes de comparecer ao Hospital.

8) 12 horas antes do exame:

– Não utilizar os medicamentos: Clexane, Enoxaparina, Hemofol, Fraxiparina.

V. PREPARO NO HCOR PARA REALIZAÇÃO DO EXAME:
No HCor, num quarto privado, será complementada a limpeza intestinal, com ingestão da medicação (Manitol®), diluída em suco. Se a etapa do preparo domiciliar foi bem realizada, a ingestão do Manitol® e o tempo na unidade será menor.

VI. DURAÇÃO DO EXAME:
O tempo necessário, incluindo preparo, sedação, exame e recuperação pós, gira em torno de 4 a 7 horas.

VII. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

1 – Para realizá-lo, há necessidade de intestino estar ABSOLUTAMENTE limpo, sem nenhum conteúdo fecal. Portanto é FUNDAMENTAL seguir rigorosamente as orientações.

2 – Se houver pedido de Endoscopia Digestiva Alta, o ideal é realizá-la concomitantemente com a Colonoscopia, no mesmo dia. Neste caso, seguir somente o preparo da Colonoscopia.

3 – Pacientes gestantes, portadores de alguma deficiência motora ou intelectual, menores de 16 anos, portadores de comorbidades ou patologias graves (hipertensão artrial de difícil controle, diabete insulino dependente, cardiopatia grave, utilização de marcapasso cardíaco, etc) deverão realizar em ambiente hospitalar (HCor Hospital Paraíso).

4 – SEGUEM ANEXOS PROCEDIMENTOS DE POLIPECTOMIA / MUCOSECTOMIA QUANDO NECESSÁRIO E INFORMATIVO DE ANESTESIA.
LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO CHECAR A COBERTURA ESPECÍFICA PARA ESTES PROCEDIMENTOS EM CASO DE REALIZAÇÃO POR MEIO DE CONVÊNIO

5 – Pacientes em uso de antibióticos em tratamento de alguma doença infecciosa, ou que tenham realizado alguma cirurgia recente, só deverão realizar o exame, após a liberação do seu médico.

6 – Caso existam exames laboratoriais (sangue) a serem colhidos, sugere-se realizá-los antes do exame de Colonoscopia. No caso da realização ser após, coletar 24 horas após e seguir o preparo recomendado pelo Laboratório de Análises.

Informação importante:
Algumas medicações devem ser suspensas antes do exame, no entanto, o médico que as receitou deve ser consultado sobre a possibilidade da suspensão e da necessidade de substituição ou não da mesma.
• Usuários de marca-passo devem reprogramar o dispositivo com seu cardiologista antes do exame de Colonoscopia.
• Usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável) devem ter orientação de seu cardiologista e da empresa do dispositivo antes do exame.

• Para a realização do exame de colonoscopia a legislação brasileira exige que o paciente ou seu responsável legal assinem os termos de consentimento disponibilizados no momento do exame.

• Em decorrência das características da segunda etapa do preparo, solicitamos que, na medida do possível, o paciente traga apenas um acompanhante, maior de idade, capaz de ajudá-lo durante o preparo e levá-lo para casa. Aconselhamos que o paciente não fique sozinho nas primeiras 24h pós-exame.

Lembramos que para o exame de colonoscopia é necessário que o paciente não programe qualquer outro compromisso ou atividade para o dia e noite do exame, assim como para o dia seguinte.

• Como durante o exame pode ser necessária à ressecção de pólipos ou outras lesões, desaconselhamos realizar os exames com intervalos inferiores a 30 dias de viagens, compromissos especiais ou viagens.

• Qualquer dúvida entre em contato no telefone (11) 3053-6611 – ramal 4603

Medicações que devem, se possível, ser suspensas:

Antiagregantes plaquetários e vasodilatadores

Caso o paciente faça uso de um dos antiagregantes abaixo, será necessário suspender o uso por 7 a 10 dias antes da realização do exame com autorização do médico solicitante.

• Clopidogrel, Plavix, Ticagretr, Brilinta, Disgren; Escover; Plavix; Ticlid; Ticlopidina; Trental. Ecasil, Pentox, Persanatin, Dipiridamol, Prasugrel, Effient, Tirofiban, Aggrastat, Abciximab, ReoPro, Eptifibatide, Integrilin,Tiofibrana, Ginkobiloba, Tanakan, Daflon, Trental, Sermion, Plagrel,Vasativ entre outros.

Anticoagulantes

Caso o paciente faça uso de um dos anticoagulantes abaixo, será necessário suspender o uso de 5 a 7 dias antes do exame desde que seu médico autorize.

Para sua segurança, realize a coleta de sangue para avaliação do INR um dia antes do exame, trazendo o resultado no dia do exame.

• Clexane, Warfarin, Coumadin, Dindevan, Flaxparine, Heparina, Liquemine, Marcoumar, Marevan.

Caso faça uso de outros anticoagulantes (Xarelto, Pradaxa, Eliquis) o período de suspensão é variável, por esta razão sugerimos que consulte seu médico para orientação quanto ao período de suspensão e a necessidade da utilização de outras medicações durante a suspensão.

ASPIRINA E OUTROS ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINE)
Os procedimentos endoscópicos podem ser realizados em pacientes em uso AAS e AINES na ausência de outras condições hemorráficas pré-existentes.
Drogas anti-plaquetárias Duração da ação
Tienopiridinas
Dipiridamol (persantin®) 2 – 3 dias
Clopidogrel(Plavix®) 5 – 7 dias
Ticagretor (Brilinta®) 3- 5 dias
Prasurgel (Effient®) 5 – 7 dias
Ticlopidina (Ticlid®) 10 – 24 dias
Inibidores da GPIlbllla
Tirofiban (Aggrastat®) 1 – 2 segundos
Abciximab(ReoPro®) 24 horas
Eptifibatide (Integrilin®) 4 horas
Drogas Anticoagulantes
Wargarin (Coumadin®, Marevan®) 5 dias
Heparina não fracionada EV: 2 – 6 horas
SC: 12 – 24 horas
Heparina de baixo peso molecular
Enoxaparina 24 horas
Dalteparina (Fragmin®) 24 horas
Fondaparinux (Arixta®) 36 – 48 horas
Inibidores diretos do Fator Xa
Rivaroxaban (Xarelto®) ≥ 1 dia
3 – 4 dias se funçao renal alterada
Apixaban (Eliquis®) 1 – 2 dias
3 – 4 dias se função renal alterada
Inibidores diretos da trombina
Dagigatran (Pradaxa®) 2 – 3 dias

Hipoglicemiantes análogos da GLP1

Como estas medicações retardam o esvaziamento gastrointestinal devem ter suas doses suspensas para a realização segura da sedação.

• Liraglutida (Saxenda, Victoza) devem ser suspensos por 7 dias.
• Semaglutida (Ozempic) deve ser suspenso por 14 dias.

Outros hipoglicemiantes e insulina devem ser suspensos no dia do exame.

Para outras informações e/ou dúvidas ligue para (11) 3053-6611 – ramal 4603.

O termo de consentimento será entregue no momento do exame, portanto, não precisa imprimir. Estamos disponibilizando para que você leia com calma e não fique com dúvidas.

Termo de Consentimento informado para exames endoscópicos

O termo de consentimento é um documento de informação e aceite dos riscos e benefícios dos procedimentos propostos pela equipe médica. É o processo pelo qual o paciente (ou seu representante legal) dá permissão ou recusa submeter-se a um procedimento médico. É obrigatório por lei e, na eventualidade da negativa de uma das partes em assiná-lo, o procedimento em questão não poderá ser realizado.

Os exames endoscópicos Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e Colonoscopia caracterizam-se pela aquisição de imagens em tempo real da superfície interna do Esôfago, Estômago e Duodeno, no caso da EDA e do Cólon na Colonoscopia, para tal análise, é importante que estes órgãos se encontrem vazios e, portanto, necessitam de preparo com jejum para a EDA e jejum mais preparo colônico para a Colonoscopia.

Tanto a EDA como a Colonoscopia são realizados sob sedação com assistência de médico da equipe de anestesia para segurança e conforto do paciente.

Após a recuperação do exame e da sedação o paciente receberá uma refeição leve para observação de sua aceitação e será orientado, conjuntamente com seu acompanhante, dos cuidados que deverá ter nas próximas horas e dias.

Salientamos, conforme orientações prévias, que desaconselhamos a realização destes procedimentos com intervalos inferiores a 4 semanas de viagens ou compromissos importantes e que, na impossibilidade deste intervalo, a equipe médica e de enfermagem sejam avisadas pois, durante estes exames pode haver o diagnóstico e retirada de lesões, as quais podem limitar ou impedir a participação do paciente em compromissos ou viagens.

Como em qualquer procedimento, os exames endoscópicos podem gerar efeitos adversos inerentes dos próprios procedimentos, de seu preparo e medicações independentes da perícia e expertise da equipe. Dentre estes, os mais comuns:

• Flebite (inflamação no local da aplicação dos medicamentos e soro);
• Hematomas no local da infusão dos medicamentos;
• Reações alérgicas antes desconhecidas;
• Embolias (formação e migração de pequenos coágulos);
• Depressão respiratória (diminuição da oxigenação sanguínea);
• Hipotensão (queda de pressão);
• Hipoglicemia (queda das taxas de açúcar);
• Desidratação;
• Náuseas e vômitos;
• Descompensação de doenças já existentes;
• Sensibilidade ou discreto dolorimento na garganta;
• Desconforto e dor abdominal após o exame;
• Bacteremia (tremores, sensação de frio intenso);
• Febre e Infecções, entre outros.

Complicações, apesar de raras também podem ocorrer: em até 0,1% dos casos poderão ocorrer perfurações, requerendo internação e eventual tratamento cirúrgico; em até 0,6% dos casos poderão ocorrer hemorragias requerendo internação com eventual tratamento cirúrgico, se necessário, e transfusão sanguínea; em até 8% dos casos pode ocorrer bacteremia transitória e, raramente, infecção generalizada com risco de tratamento prolongado. Infecções prolongadas são extremamente raras.

Esclarecemos que durante os exames endoscópicos, tanto na EDA como na Colonoscopia podem ser identificadas lesões como pólipos, entre outras lesões, que necessitem ser retiradas por diferentes técnicas na dependência de suas características, tamanho e localização, entre outros fatores. A ressecção de lesões e/ou a realização de outros procedimentos tem maiores riscos de complicações e destas, as mais frequentes são sangramentos e perfurações.

Esclarecemos que trabalhamos com os mais rígidos critérios de segurança e estamos preparados para atender a todas possíveis complicações.

Diante do acima exposto, declaro que:

1. Eu recebi, li e discuti com o médico da equipe de Endoscopia Digestiva o Informativo sobre o procedimento denominado ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA e/ou COLONOSCOPIA. Eu compreendi que serei submetido a um procedimento, de acordo com a solicitação do meu médico assistente, que envolve a passagem de um aparelho (endoscópio e/ou colonoscópio) para o médico examinar o interior do Esôfago, Estomago e Duodeno e/ou Intestino grosso e, se necessário, realizar biópsias (retirada de fragmentos da mucosa para exame) ou outros procedimentos.

2. Eu compreendi que o exame poderá ser incompleto ou lesões poderão passar despercebidas, em caso de preparo insatisfatório, ou seja, haja restos alimentares ou fezes no interior dos órgãos a serem examinados. O exame poderá ser suspenso e ser necessária uma nova marcação e novo preparo intestinal.

3. O exame ainda poderá ser incompleto quando houver alguma obstrução ou dificuldade técnica para a passagem do aparelho.

4. Sei que serei submetido à sedação através da administração de medicação venosa ou à anestesia geral venosa, conforme o meu estado clínico e julgamento do médico da equipe de Anestesia.

5. Compreendi que, embora em menos de 1% dos casos, podem ocorrer complicações decorrentes da aplicação da sedação (dor ou inflamação no local da injeção). Ainda mais raramente, podem ocorrer reações à medicação e problemas cardiorrespiratórios durante o procedimento.

6. Compreendi que durante o exame diagnóstico pode ser necessário realizar algum procedimento terapêutico como: injeção de substâncias para deter sangramento que esteja em curso, remoção de pólipos com uso de bisturi elétrico ou dilatações. Quando removidos e recuperados, os pólipos e outras lesões serão enviados para análise histopatológica.

7. Sei que esses procedimentos terapêuticos, são importantes no meu tratamento, mas aumentam o risco de complicações como sangramentos e perfurações. A equipe médica me explicou que estas complicações, embora incomuns, podem ser sérias, podendo resultar na necessidade de hospitalização, até mesmo em UTI, por tempo prolongado, transfusão sanguínea, procedimento endoscópico adicional, cirurgia de urgência e, apesar de raríssimo, risco de morte.

8. Sei que apesar de tais riscos, estes procedimentos representam a melhor opção para continuidade do meu diagnóstico e/ou tratamento. Sei que posso recusar-me a ser submetido a este procedimento e declaro que me foi informado que a equipe médica irá manter-se disponível para novos atendimentos na sua área.

9. Sei que em caso de dúvidas, sinais ou sintomas que julgar estranhos após o procedimento poderei entrar em contato com o Serviço de Endoscopia do Hcor pelo telefone (11) 3053.6611 ramal 4603 ou procurar o mais rápido possível o Pronto-socorro deste mesmo hospital, ou ainda em casos de urgência, o Pronto-socorro mais próximo.

10. Sei que mantenho o direito de revogar a qualquer momento este Termo de Consentimento antes que o procedimento objeto deste documento tenha se realizado.

11. Declaro que me foram fornecidas todas estas informações, verbalmente e por escrito, em linguagem dentro dos limites de minha compreensão, e que todas as dúvidas em relação ao procedimento foram esclarecidas.

12. Declaro estar ciente que não poderei dirigir ou realizar atividades que necessitem de atenção, não devendo ficar sozinho por um período de 12 a 24 horas após o exame.

Norma Técnica Resolução SS-169 de 19/06/96
Lei Estadual número 10.241 de 17 de março de 1999

OBS.: Para esse exame, é obrigatória a presença de um acompanhante maior de 18 anos para a volta para casa. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina 1886/2008, sem a presença de um acompanhante, o procedimento não poderá ser realizado.

EQUIPE MÉDICA

NOS NOSSOS PROFISSIONAIS VOCÊ PODE CONFIAR

Unidade Paraíso

Exame de Colonoscopia

Unidade Paraíso

Unidade Cidade Jardim

Exame de Colonoscopia

Unidade Cidade Jardim

Dra. Paula Bechara Poletti – Coordernadora do setor de Colonoscopia e Endoscopia
Dra. Danielle Padim Morgado
Dra. Fabiana Vieira de Souza
Dr. Francisco Susumu Correia Koyama
Dr. Gustavo Henrique Alterats Antoniaci
Dra. Ivana Carla S Pinto
Dra. Luciane Reis Milani
Dra. Maiza da Silva Costa
Dra. Marcela Brasil Fortunato Cobra
Dra. Maria Juliana Loriggio Cavalca
Dra. Mariana Potrich Maymone de Souza
Dra. Milena Perez Moreira Costa
Dra. Nildete Rodrigues Diger
Dra. Raquel Martins Soares de Souza Secchi
Dra. Raquelli Marçal Barbosa
Dr. Ricardo Guilherme Viebig
Dr. Roberto Brandão Cruz
Dra. Tábata Cristina Alterats Antoniaci
Dr. Thiago Festa Secchi
Dr. Toshiro Tomishige – Coordenador do Setor de Colonoscopia e Endoscopia
Dra. Caterina Maria Pia Simioni Pennacchi
Dra. Carla Cristina Gusmon de Oliveira
Dra. Cynthia Yuri Takeuti
Dr. Gustavo Luis Rodela Silva
Dr. Juliano Salerno Sardo
Dra. Karime Lucas Uemura
Dr. Kengo Toma – médico
Dr. Marcelo Magno de Freitas Sousa
Dr. Sergio Barbosa Marques
Dra. Simone Barbosa Brainer