×

HCor Explica / Ortopedia

Medicina esportiva: benefícios para profissionais do esporte e atletas de fim de semana

Você pode até não ser um atleta profissional, mas se dá algumas pedaladas no fim de semana, corre poucos quilômetros pela manhã ou joga uma pelada com os amigos pelo menos uma vez por semana, você pode se beneficiar da medicina esportiva.

Trata-se de uma especialidade médica que tem entre suas funções a intenção de prevenir, tratar, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas que praticam exercícios e esportes.

“A medicina esportiva inclui diversas áreas, como ortopedia, cardiologia, nutrição, entre outras. Ela é destinada a qualquer praticante de esportes, podendo ser utilizada antes do início da prática esportiva, para orientação, durante a prática por eventual lesão ou adequação de atividades”, explica o ortopedista do HCor, Dr. Renê Abdalla.

Vale saber:

Incidência do câncer na bexiga

Conheça as principais modalidades de esportes no Brasil

Incidência do câncer na bexiga

 

Medicina esportiva no HCor

Desde 1999, o serviço de Medicina Esportiva do HCor recebe atletas de diversas equipes e modalidades. Em 2007, o hospital foi responsável por avaliar atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e, em 2012, atletas dos Jogos Olímpicos de Londres.

Com uma proposta inovadora, o HCor oferece aos seus pacientes uma equipe multidisciplinar que realiza atendimento integrado, contemplando as áreas de ortopedia, cardiologia, fisiologia, entre outras especialidades.

Esse modelo permite, por exemplo, identificar precocemente tanto os riscos de doenças cardíacas quanto de lesões ortopédicas. “A clínica do esporte do HCor oferece ao paciente desde o diagnóstico, com exames complementares, como os de articulações e potência muscular, até eventuais cirurgias e reabilitação, tudo em um único local, explica o especialista que completa: “Para se ter ideia, o HCor é o único hospital do país que possui a ressonância magnética PKTD (Porto Knee Testing Device), que realiza uma análise dinâmica de algumas articulações, principalmente de ligamentos do joelho, e quantifica a frouxidão, rotação ou lesão de ligamentos. A clínica também é pioneira na realização do teste funcional Sportsmetrics®, que avalia a condição dos joelhos de quem deseja iniciar algum tipo de atividade física. Esse teste é fundamental para prevenir lesões e esforço demasiado na prática esportiva”, revela Dr. Renê.

Onde os atletas do futebol mais lesionam?

Incidência do câncer na bexiga
Segundo o ortopedista, as inúmeras possibilidades são relevantes pois, diante de boas orientações, os esportistas, profissionais ou não, passam a adotar medidas preventivas que reduzem significativamente o número de lesões e problemas de saúde.

“Uma orientação bem-feita, antes de se iniciar a prática de esportes, onde se avalia os objetivos de cada um, é essencial para se traçar programas adequados que permitirão a prática de atividade física e esportiva com segurança”, finaliza.