x


Convidamos nosso cardiologista clínico Dr. Jeffer Luiz de Morais, (CRM-SP 49667) para esclarecer algumas informações sobre o colesterol e falar sobre a importância de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas para a prevenção de problemas cardíacos.

Além disso, preparamos um quiz especial para que você possa identificar qual o seu perfil e entender melhor os seus hábitos.

O número de pacientes com doença coronária tem mostrado uma preocupante progressão nas últimas décadas. Entre os fatores de risco, destaca-se o colesterol elevado na evolução desta condição.

De acordo com um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (SP), que investigou a presença de dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue) em mais de 22,5 mil pessoas com mais de 20 anos de idade, adultos de até 60 anos apresentaram alterações altas nos níveis de colesterol, LDL-C e triglicerídeos, em uma média de 40% para as três condições. Já em idosos acima de 60 anos e pessoas com hábitos que são fatores de risco, como fumar, consumir excesso de bebida alcoólica e sedentarismo, essa alteração foi ainda maior.

Conheça as nossas especialidades e, se necessário, agende uma consulta. Clique aqui.

Entenda como o colesterol age no seu corpo

O colesterol é um composto vital para organismo, pois desempenha diversas funções, como, por exemplo, o transporte das gorduras, manutenção da permeabilidade das células, síntese de hormônios e absorção de algumas vitaminas. Cerca de 30% do colesterol total são provenientes do consumo de alimentos de origem animal.

Existem dois tipos de colesterol:

HDL: colesterol bom

Chamado de “colesterol bom”, o HDL tem como função remover o excesso de colesterol dos tecidos, levando-o para o fígado. Estudos indicam que um indivíduo que apresenta concentrações elevadas de HDL está mais protegido contra infarto do miocárdio.

LDL: colesterol ruim

Conhecido como “colesterol ruim”, o LDL é responsável por transportar o colesterol e um pouco de triglicerídeos do fígado e do intestino para os tecidos. Em excesso, pode se acumular nas paredes das artérias e causar problemas sérios.

Com essas informações, esperamos que você possa cuidar do seu coração e da sua saúde. Conte sempre com o nosso cuidado, experiência e segurança para o seu melhor atendimento.

Que tal aproveitar que estamos no Dia Nacional de Combate ao Colesterol e marcar o seu check-up?

Leia também: