×

HCor Explica / Ortopedia

Artrose: o que é e quais são as causas

O que é artrose?

A artrose, também conhecida por algumas pessoas como osteoartrose, não é classificada como uma doença: ela é um fenômeno natural ao qual qualquer pessoa está suscetível. Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo, tal quais as rugas no rosto e as manchas na pele. A palavra artrose vem do grego artros, que significa articulação, e do latim ose, que é desgaste.

Incidência do câncer na bexiga

Não são todas as articulações afetadas pela artrose. Ela atinge, principalmente, a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por, em média, de 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o país.

Leia mais:

+ Conheça os mitos e verdades sobre a artrose

+ Artrose: sintomas e fatores de risco

+ Saiba como prevenir artrose 

 

Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária. Vamos explicar a seguir um pouco sobre cada uma delas. Acompanhe.

Artrose primária

Este tipo de artrose tem a característica de se manifestar após o uso excessivo de uma ou mais articulações. Ela também pode aparecer devido ao envelhecimento e é comum encontrar pessoas de uma mesma família com artrose primária (por causa do fator da hereditariedade).

Além dos danos à cartilagem, o líquido e a membrana sinovial se degeneram. Em muitos casos, aparecem calcificações em alguns pontos das articulações, os chamados osteófitos, conhecidos popularmente como “bicos de papagaio” na coluna.

Artrose secundária

A artrose secundária ocorre devido a uma condição ou doença pré-existente: a diabetes, a obesidade, a gota ou o trauma repetido, por exemplo.

Causas da artrose

São muitas as possíveis causas da artrose. É preciso lembrar que cada caso é específico e as atividades desenvolvidas por cada pessoa, principalmente as repetitivas, são decisivas para o desenvolvimento da artrose.

Contudo, a principal causa ainda é o envelhecimento. Muitas pessoas podem não ter casos na família, não realizar atividades repetitivas e, após os 50 anos, desenvolver essa condição. Além do desgaste natural, vamos conhecer outras possíveis causas:

    • atividades que possam sobrecarregar uma ou mais articulações;
    • esportes que requeiram movimentos frequentes, como o futebol e o tênis;
    • falta de força, principalmente nas pernas;
    • atividades que necessitem de movimentos repetitivos, como ajoelhar e levantar;
    • traumas, como quedas, torções ou pancadas;
    • obesidade;
    • histórico familiar.