×

HCor Explica / Outras

Saiba tudo sobre o Coronavírus (covid-19)

Estou com sintomas de gripe, quando devo ir ao pronto-socorro?

Dirija-se ao pronto-socorro somente em caso de:  algum sintoma gripal associado à falta de ar ou desconforto respiratório.

Caso não apresente desconforto respiratório, mas esteja com coriza (corrimento nasal), tosse, dor de garganta, dor de cabeça, febre, mal estar geral, congestão nasal,  a orientação é permanecer em casa, beber bastante água, repousar,  usar medicamentos sintomáticos e observar a evolução dos sintomas nas próximas 72h.

Importante: entre em contato com seu médico e tire as dúvidas sobre seu quadro de saúde. Por ora, evite contato com pessoas acima de 60 anos e aglomerações. Siga as orientações do Ministério da Saúde.

 

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi alertada para casos de pneumonia de causa desconhecida detectados na cidade de Wuhan, na província de Hubei – China. Em 7 de janeiro de 2020, um novo vírus foi identificado como causador: Coronavírus (2019 – nCoV).

Segundo estudo publicado nesse fim de semana pelo periódico New England Journal Of Medicine, cerca de 2/3 dos casos estão ligados epidemiologicamente a um grande mercado de frutos do mar e animais na cidade de Wuhan. Diante da possível emergência de saúde mundial, as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alertas aos casos suspeitos da doença.

O que é o Coronavírus?

Identificado recentemente na China, o vírus tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus. Ele é conhecidos desde meados de 1960, o vírus causa doença respiratória em seres humanos e animais. Os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus. Receberam este nome, pois lembram uma coroa (do inglês crown). Os sintomas variam desde um resfriado comum até síndrome respiratórias graves.

Incidência do câncer na bexiga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como “elevado” o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus.

Sintomas

Incidência do câncer na bexiga

Os sintomas podem variar como: febre, tosse, dificuldade em respirar e problemas respiratórios. Em casos mais graves, os sintomas podem evoluir para uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Coronavírus x cardiopatas

Como surgiu?

A origem do novo coronavírus  ainda não está definida, mas acredita-se que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos em Wuhan, na China.

Diagnóstico

A confirmação do diagnóstico do novo coronavírus é feita por meio de exames laboratoriais  que identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Existe um tratamento para o novo coronavírus?

Não há medicamento. É indicado repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Não é indicado automedicação, procure seu médico.

Vai viajar? Cuidados a tomar.

Incidência do câncer na bexiga

  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.