O corpo humano é cheio de pontos-chave que quando pressionados ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções, como estresse, ansiedade e tristeza. Conhecida como digitopressão, a técnica utiliza apenas a pressão dos dedos sobre pontos específicos relacionados aos pontos de acupuntura para aliviar incômodos.
O procedimento pode ser realizado pela própria pessoa, com ou sem a ajuda de um especialista. De acordo com Reginaldo Ceolin, fisioterapeuta especialista em acupuntura, do HCor, parar as atividades por um minuto e realizar a técnica já traz efeitos benéficos. “O ideal é fazer com os olhos fechados, respirando profundamente e levando a atenção a cada ponto quando estimulado”, explica.
Para ajudar a acalmar a mente e eliminar o estresse e ansiedade, Ceolin indica alguns pontos e a maneira correta de ativá-los. Confira nas fotos a seguir:
1- Topo da cabeça
O primeiro ponto situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça. Ativá-lo ajuda a beneficiar o cérebro e os sentidos, elevar a mente e acalmar as emoções. “Quando a pessoa é muito agitada ou autoritária, ela pode ter dores de cabeça, pressão alta e pensamentos muito confusos. Então, esse ponto ajuda a baixar um pouco essa condição”, afirma o especialista Reginaldo Ceolin.
Estímulo: aperte o ponto com os dedos médios e segure.
2- Meio da cabeça
A localização deste ponto fica cerca de um polegar para os lados, para frente e para trás do primeiro. Também é indicado para acalmar a mente e organizar os pensamentos.
Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos.
3- Meio da testa
Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.
Estímulo: basta pressionar e segurar por alguns segundos enquanto respira profundamente.
4- Região do buço
Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro.
5- Parte superior do queixo
Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.
Estímulo: massagear com pressão moderada de um lado para o outro.
6- Região inferior da clavícula (gravatinha)
Esse ponto situa-se em uma depressão entre a primeira costela e a margem inferior da clavícula. “É um ponto usado para energizar o corpo todo, como se fosse um tônico”, explica Ceolin.
Estímulo: deve-se apertar o ponto com o dedo indicador e o polegar realizando movimentos de pulsar.
7- Meio do peito
O ponto exato fica na linha média entre os mamilos, é usado para aliviar o estresse que se acumula nessa região, tranquilizar e melhorar a respiração.
Estímulo: dar leves batidas com os dedos indicador, médio e anular ao mesmo tempo, enquanto faz respirações profundas.
8- Pescoço
Os dois pontos ficam na parte posterior do pescoço e compreendem o início e o final da coluna cervical. Esse local está sujeito a muita tensão, ainda mais com o uso de celulares e computadores, logo essa manobra visa aquecer, relaxando, favorecendo o fluxo energético e a circulação local.
Estímulo: esfregar com o punho fechado dos dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.
9- Região lombar
Os dois pontos a ser ativados delimitam o final da coluna lombar e o sacro. Toda a região entre um ponto e outro deve ser estimulada para ajuda a aliviar a tensão característica da região.
Estímulo: com os punhos fechados, esfregar os dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.
Fonte: Catraca Livre