×

HCor Explica / Cardiologia

Couve-flor ajuda na imunidade – aprenda a fazer sopa creme

A couve-flor é um alimento rico em fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C, que auxiliam na manutenção da imunidade e saúde dos sistemas nervoso e intestinal. Além da couve-flor, utilizamos o cogumelo, que é uma grande fonte de proteína, rico em carboidratos e possui vitaminas e minerais em sua composição. Ele tem sido considerado um alimento funcional, especialmente pela atividade prebiótica, oferecendo benefícios à saúde como: auxílio na redução na incidência do câncer de cólon, queda da absorção do colesterol consumido através da alimentação e queda da incidência do diabetes por conta da presença de fibras que auxilia na redução da absorção de açucares provenientes da alimentação.

Assista ao vídeo e confira a receita que preparamos para você:

Vamos começar?

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 10 porções

Grau de dificuldade: Fácil

 

Ingredientes

6 colheres de sobremesa rasa de manteiga

1 ½ cebola média ralada

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 ½ litro de leite desnatado

2 colheres de sopa de azeite

1 talo de salsão cortado em lâmina fina

1 tomate médio sem pele picado

½ couve-flor média cortada em pedaços médios

200g de cogumelo fresco fatiado

1 ½ colher de chá rasa de sal

1 colher de sobremesa de salsa picada

 

Modo de preparo:

Em uma panela derreta a margarina, doure uma cebola ralada e acrescente a farinha de trigo. Mexa até obter uma massa homogênea. Aos poucos acrescente o leite desnatado, mexendo sempre para não formar “grumos” até obter um creme e reserve. Em outra panela aqueça uma colher de sopa de azeite, refogue o restante da cebola, o salsão, o tomate e a couve-flor. Quando a couve-flor estiver cozida, divida em duas partes.

 

No liquidificador, bata metade do refogado de couve-flor com metade do molho branco no liquidificador. Retorne o molho branco batido com a couve-flor para a panela, juntamente com o refogado de couve-flor reservado.

Em uma frigideira aqueça o restante do azeite, salteie o cogumelo, adicione à sopa, em seguida coloque o sal misture e deixe ferver. Finalize com a salsa picada.

Leia Mais

+ Couve-flor ajuda na imunidade – aprenda a fazer sopa creme

+Salada com manga é ótimo para imunidade – veja como preparar