×

HCor Explica / Ortopedia

Saiba como prevenir a artrose

Incidência do câncer na bexiga

Como prevenir a artrose?

A artrose é uma complicação reumatoide e como a sua principal causa é o envelhecimento, a prevenção fica um pouco difícil. Afinal todos pensamos em envelhecer, porém com saúde, não é mesmo?

Quando se fala em artrose, a manutenção do peso ideal é sempre apontada como a principal forma de prevenção. Mantendo-se dentro do peso estipulado para a sua altura, você não estará sobrecarregando as articulações, principalmente as do joelho, do tornozelo e dos pés. Além de que evitar o sobrepeso faz bem para outros órgãos do corpo.
É importante lembrar de realizar atividades físicas regularmente. O sedentarismo não é bom, mas também o exercício deve ser na medida certa.

De nada adianta exagerar e jogar futebol todas as noites, por exemplo. Ou estar fora do peso e decidir correr duas horas por dia repentinamente. É preciso realizar atividades físicas com moderação para não sobrecarregar as articulações com esforços repetitivos. Por isso, que tal contar com o apoio e orientação de um profissional?

como saber se estou com artrose?

O diagnóstico de qualquer doença sempre deve ser feito por um médico. No caso de suspeita de artrose, o ideal é consultar um ortopedista ou um reumatologista.
Estar preparado para a consulta é fundamental. O médico vai fazer uma série de questionamentos e quanto mais respostas você souber, mais preciso será o diagnóstico.

Por isso, forneça informações detalhadas dos seus sintomas (onde se localiza a dor, como é a dor, quanto tempo de duração, em qual horário aparece mais). Se necessário, anote os sintomas e as características para poder repassá-los com precisão para o médico.

Leia mais:

+ Conheça os mitos e verdades sobre a artrose

+ Artrose: sintomas e fatores de risco

+ o que é artrose e quais são as causas?

Conte ao profissional de saúde sobre o seu histórico de doenças, inclusive aquelas que você acha que não deve mencionar. Além do seu histórico, informe sobre casos de artrose na família ou de outras doenças reumáticas. Informe, ainda, os medicamentos de que faz uso.

É igualmente importante contar ao médico sobre a profissão que exerce (é atleta? Digita muito? Precisa ficar muito tempo em pé?), como são seus hábitos de saúde (pratica exercícios físicos regularmente? Corre ou faz musculação? Tem acompanhamento?) e também sobre a alimentação (possui uma alimentação saudável? Come bastante fast-food? Ingere bastante açúcar?).

A partir disso, o médico vai realizar testes físicos nas articulações apontadas pelo paciente. Ele vai verificar a amplitude do movimento, a presença de inchaço ou vermelhidão, rigidez e sensibilidade. Alguns exames de imagem e de laboratório também poderão ser solicitados ao paciente, como raio-X, ressonância magnética e análise do líquido sinovial (encontrado nas articulações com artrose).

Como tratar a artrose?

Existem, atualmente, diversas formas de tratamento para a artrose:

      • A forma medicamentosa, por meio de analgésicos (para controle da dor), anti-inflamatórios (para controle da infecção) e narcóticos (quando a artrose já evoluiu bastante e a dor é muito grande).
      • Sessões de fisioterapia e terapia ocupacional: exercícios para fortalecimento dos músculos, alongamento e diminuição da rigidez.
      • Acompanhamento com psicólogo e nutricionista.
      • Cirurgias: em casos mais graves em que essa é a única opção. São feitos dois tipos de procedimentos cirúrgicos: o realinhamento dos ossos e a substituição da articulação por uma prótese.