Cardápio que protege o coração


 

Prevenção as Doenças do Coração

A alimentação é uma parte fundamental na prevenção e no combate a diversas doenças. Para orientar melhor a população brasileira sobre a escolha de cardápios equilibrados e saudáveis, esta edição da HCor Saúde traz como destaque a Dieta Cardioprotetora. Trata-se de um conjunto inédito de ações educativas criadas pelo HCor, em parceria com o Ministério da Saúde, para promover a alimentação saudável, acessível e adaptável em todas as regiões do país.

A iniciativa foi inspirada na Dieta Mediterrânea, conhecida por privilegiar alimentos que protegem o coração, mas oferece alternativas de alimentos tipicamente brasileiros com as mesmas propriedades que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. A matéria ainda explica como planejar cardápios balanceados, os tipos de alimentos, a frequência de consumo recomendada entre outras informações valiosas para manter o coração firme e forte.

Outro componente importante para um estilo de vida saudável é a prática de exercícios, considerada por muitos especialistas como o melhor remédio na prevenção de doenças. Entretanto cerca de 80% dos adolescentes e um em cada quatro adultos não fazem a quantidade mínima de exercícios. Por isso, esta edição também aborda o assunto e explica a importância de contar com atendimento especializado para planejar e praticar atividades físicas.

Na entrevista desta edição, o Prof. Dr. Fabio Jatene fala sobre cirurgias cardíacas e torácicas. Com mais de 30 anos de experiência nestas áreas, o médico retoma um pouco da história e explica a importância da evolução de métodos diagnósticos e cirúrgicos destas especialidades.

Tecnologia é outro tema em destaque nesta edição. A aplicação do Gamma Knife, avançado equipamento de neurocirurgia com precisão milimétrica para o tratamento de Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC) abre novas perspectivas para pacientes com quadros psiquiátricos.

A Unidade Fetal do HCor também aplica o que há de mais avançado na medicina e desenvolveu uma nova técnica para corrigir a mielomeningocele em fetos, uma doença congênita que deixa exposta a medula espinhal e as raízes nervosas, causando diversas alterações neurológicas. A técnica, que já beneficiou mais de 50 bebês, é minimamente invasiva e mais segura para as gestantes.

As doenças respiratórias são assunto de uma matéria dedicada a quem deseja compreender melhor cada uma delas, as formas de prevenção e também de tratamento. Apesar de serem cada vez mais comuns, problemas de saúde deste tipo podem causar complicações sérias quando não tratados devidamente, como bronquite e pneumonia.

Nesta edição ainda há espaço para celebrar uma importante conquista do HCor: o 4º ciclo de acreditação da Joint Commision International. Após receber a rigorosa certificação em 2006, o hospital é avaliado a cada três anos para garantir que o padrão de qualidade nos serviços de saúde oferecidos é mantido e estendido para outas áreas. Em 2016 o HCor passou pelo mais recente teste e teve sua certificação renovada. Isto mostra que o HCor mantém um nível de excelência que atende aos mais rigorosos padrões internacionais, sempre visando a melhoria constante do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes.

Boa leitura!