Saiba como planejar atividades físicas com segurança

Pioneiro no Brasil, HCor oferece serviço especializado em medicina esportiva e cardiologia do esporte para orientar atletas amadores ou profissionais, esportistas em geral e pacientes em continuação de tratamento médico ou que pretendem iniciar seus exercícios físicos

Atividades físicas seguras

Qual o melhor remédio para a saúde? Para o Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista, médico do esporte e coordenador da Clínica do Esporte HCor, a resposta está na ponta da língua: “Não há pílula mais eficaz do que a prática de atividades físicas regulares. É a melhor e mais moderna forma de prevenir e tratar doenças em crianças, adultos e idosos”, afirma. O sedentarismo é um dos maiores vilões da saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de exercícios é um dos 10 principais fatores de risco causadores de mortes no mundo. Um em cada quatro adultos e 80% dos adolescentes de todo o planeta não mantêm o nível mínimo de atividades físicas recomendadas.

“Segundo dados da Federação Mundial de Cardiologia, mais de 3,5 milhões de mortes ocorrem por ano em decorrência do sedentarismo”, comenta o cardiologista do HCor. Entre as principais consequências da falta de exercícios estão a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, os infartos e os acidentes vasculares cerebrais. Neste cenário, incentivar e aumentar o nível de atividades físicas é um desafio de saúde pública. Muitas vezes o exercício é visto como uma obrigação. Mudar esta visão é fundamental. “As crianças devem conhecer a maior quantidade de esportes possíveis para escolherem o que se adaptam melhor e mais gostam de fazer, sem imposição dos pais. É mais fácil aprender desde cedo a gostar de exercícios. O exemplo também é importante: pais ativos têm filhos ativos”, afirma.

Planejar corretamente as atividades é indispensável. Atualmente diversas pessoas buscam informações na internet e recebem um conteúdo generalista, que muitas vezes não é feito por profissionais, como nos chamados blogs fitness e de coach fitness. “Pessoas sem formação especializada orientando atividades físicas é um problema grave com altos riscos de lesões”, afirma o Dr. Ghorayeb. O ideal é que o planejamento respeite limites individuais e seja feito com orientação profissional.

Equipe multidisciplinar e estrutura avançada

A Clínica do Esporte HCor é um serviço especializado e único na sua concepção, que oferece avaliação e acompanhamento individualizado para a prática de exercícios físicos e esportes, amadores ou profissionais, e também pacientes que desejam fazer exercícios físicos e esportes fora do hospital. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, com cardiologista, ortopedista, nutricionista e fisiologista do esporte. Isto diminui o risco médico em geral, como lesões, colesterol elevado e pressão arterial, que podem prejudicar a continuidade da prática de exercícios, hoje fundamental na prevenção e no tratamento de doenças em geral. São raras as doenças que proíbem atividades físicas. A coordenação geral é do Dr. Nabil Ghorayeb, em parceria com o ortopedista geral e do esporte Dr. Gilberto Camanho.



O melhor remédio para a saúde

Benefícios:

• Melhora funções psicológicas;

• Melhora o tratamento da hipertensão arterial, de doença aterosclerótica coronária do coração, do diabetes e alguns tipos de câncer;

• Melhora a capacidade metabólica, osteomuscular, funcional e cardiorrespiratória;

• Ajuda no controle do peso e no combate à obesidade;

• Reduz o risco de quedas e fraturas.

Dicas:

• preciso combinar diversos tipos de exercícios que trabalhem a força e o equilíbrio corporal, além dos aspectos funcionais;

• Atividades aeróbicas quatro vezes por semana, como caminhar, nadar, correr e andar de bicicleta;

• Exercícios de força duas vezes por semana, como fortalecimento muscular ou treinos funcionais;

• Atividades que trabalhem o equilíbrio duas vezes por semana, como a dança e outros de academia.

Quanto exercício é preciso fazer?

Para benefícios adicionais à saúde, o tempo de atividade física moderada para adultos deve ser de 300 minutos semanais. Comece a planejar sua rotina de exercícios:

• 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada por semana, que podem ser divididas em 30 minutos diários;

• 75 minutos de atividades físicas de alta intensidade por semana, que podem ser divididos em 25 minutos em três dias por semana;

• Atividades de força muscular duas ou mais vezes por semana.