HCor é acreditado internacionalmente pela 4ª vez

Desde 2006 a Joint Commission International visita o hospital para uma rigorosa avaliação da qualidade no atendimento oferecidos aos pacientes

HCor é novamente acreditado internacionalmente


Joint Commission international
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by Joint Commission international

A busca pela excelência é um objetivo estratégico do HCor. Em 2006 o hospital recebeu a primeira acreditação da Joint Commission International (JCI), uma entidade dedicada a certificar a qualidade de serviços hospitalares no mundo todo de acordo com uma rigorosa avaliação, que é refeita em ciclos de três anos. Em 2016 o HCor foi avaliado e acreditado pela quarta vez, uma evolução importante na busca por oferecer os melhores serviços aos seus pacientes.

Este processo de acreditação da JCI é um indicador claro de qualidade. A segurança também está diretamente associada à qualidade da gestão hospitalar, que proporciona uma equipe preparada, com foco no paciente e na família, aliada a um ambiente com recursos necessários para oferecer o tratamento adequado e um atendimento digno e respeitoso, em um ambiente acolhedor e confortável. O Dr. Evandro Felix, Gerente Executivo de Planejamento, Qualidade e Inovação do HCor, explica que o processo é muito exigente, mas fundamental para a busca pela excelência. “Observamos que a cada ciclo da acreditação, o HCor está cada vez mais maduro e comprometido com as questões de qualidade e segurança”, explica o Dr. Evandro Felix.

Este processo contínuo é importante por manter o quadro de profissionais do HCor sempre em evolução. “A acreditação pela JCI não é uma forma de fiscalização, mas sim uma forma de programa de educação permanente. O objetivo principal é aumentar a qualidade e segurança com que prestamos nossos serviços aos pacientes”, afirma Dr. Evandro Félix.

A acreditação da JCI exige que diversos padrões de qualidade sejam cumpridos pelo HCor para receber o selo que garante um lugar entre os principais hospitais do mundo. Os ciclos de acreditação exigem intenso planejamento e mobilização de todos os profissionais envolvidos no cuidado e na segurança dos pacientes.

Acreditação proporciona mais segurança aos pacientes

Para conquistar o quarto ciclo da acreditação, o HCor atendeu mais de 1.300 padrões de excelência internacionais exigidos pela JCI para buscar a melhoria contínua no que diz respeito à segurança e qualidade no atendimento. Entre estes padrões estão as Metas Internacionais de Segurança, que estão entre os principais pilares para a segurança assistencial. A primeira delas é a identificação correta do paciente. Para atender esta exigência, o protocolo de atendimento do hospital prevê que cada pessoa receba uma pulseira com nome completo e data de nascimento, que permite uma rápida identificação para que os profissionais do HCor tomem qualquer ação necessária para garantir a segurança e a eficiência no atendimento ao paciente. Outra exigência da JCI é a comunicação eficiente entre as equipes do hospital. Checar as informações recebidas é vital para a segurança dos pacientes. As equipes do HCor são instruídas a conferir e confirmar todas as informações, especialmente em casos críticos ou passagens de plantão. Desta forma os pacientes têm segurança de que estão recebendo o tratamento de acordo com suas necessidades. A atenção com os medicamentos de alta vigilância também é um critério para a acreditação hospitalar. O cuidado com estas medicações, que ficam em locais diferentes pela sua periculosidade, recebe atenção redobrada por parte dos colaboradores do HCor. A confirmação de informações reduz as chances de erros na hora de manipular ou administrar estes medicamentos. Outro protocolo que aumenta a qualidade no atendimento é o processo de checklist, timeout e checkout, fundamental para qualquer cirurgia ou procedimento invasivo, realizado ou não dentro do centro cirúrgico. As equipes do HCor estão sempre alertas a cada uma destas etapas para o correto manejo dos pacientes. Todos os colaboradores higienizam constantemente as mãos para manter um ambiente livre de riscos e reduzir as chances de infecção. A sexta exigência da JCI para a acreditação hospitalar internacional é a prevenção de quedas entre pacientes. Por isso, pacientes de risco recebem uma pulseira verde de identificação.