Clínica de Radioterapia traz tecnologia de ponta e atendimento integrado contra o câncer


Clínica de Radioterapia
Acelerador usado no tratamento de pacientes

 

A nova Clínica de Radioterapia do HCor foi inaugurada recentemente na Rua Tomás Carvalhal, 172, no Paraíso, a duas quadras do complexo hospitalar. O espaço é equipado com acelerador linear de alta precisão capaz de realizar procedimentos radioterápicos com o mínimo de dano aos tecidos saudáveis.

HCor Onco
Fachada da clínica de radioterapia

O acelerador é importado, de origem sueca, e pode ser usado contra diversos tipos de câncer e doenças benignas. Sua precisão é milimétrica. Dentro do próprio aparelho, uma tomografia chamada Cone Beam CT permite monitorar o paciente.

Existem ainda outros recursos modernos que viabilizam técnicas de intensidade modulada do feixe (IMRT) e terapia rotacional (VMAT). Assim, é possível realizar qualquer tipo de tratamento, incluindo os mais modernos como radiocirurgia de lesões muito pequenas e radiocirurgia extracorpórea (SBRT) de coluna e pulmão, por exemplo.

“Na clínica, profissionais de renome internacional utilizam as mais recentes tecnologias no tratamento radioterápico. Temos o paciente e sua família como foco principal para um atendimento individualizado e humano. O núcleo engloba assistência, educação e pesquisa para prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento do câncer”, explica Dr. João Victor Salvajoli, radioncologista do HCor Onco.

O HCor Onco é liderado pelo Dr. Gilberto Lopes. Professor assistente de oncologia da Universidade John Hopkins e membro do comitê de assuntos internacionais da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o Dr. Gilberto retorna ao Brasil depois de trabalhar nos Estados Unidos e na Ásia por quinze anos.