Livro de receitas HCor auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Opções saborosas e práticas vão desde saladas, sopas, pratos principais e acompanhamentos até bolos, pães e sobremesas

A Alimentação Saudável é a Variável de maior Importância

Preocupado com a saúde dos pacientes, o Setor de Nutrição e Gastronomia do HCor desenvolveu um livro com receitas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

A ideia de publicar um livro de receitas, segundo Juliana Simões, uma das autoras e Gerente de Gastronomia do HCor, foi apresentar ao público alternativas de pratos saborosos, que contribuem para a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

“Pretendemos, desmitificar o conceito de refeição hospitalar. Ao longo de nossa experiência, o Setor de Nutrição e Gastronomia do HCor vem aprimorando seus conhecimentos e técnicas dietéticas, tornando as refeições mais saudáveis e gostosas. Nosso objetivo é nutrir com saúde, de maneira diferenciada e humanizada”, explica Juliana.

A alimentação saudável é a variável de maior importância no controle dos fatores de risco das doenças cardiovasculares. “Por isso, uma refeição balanceada é a primeira conduta que o paciente deve adotar, por meio do consumo de alimentos com teores reduzidos de calorias, gorduras saturadas e trans, açúcar e sal”, esclarece a Gerente de Gastronomia do HCor.

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250 ml
Rendimento: 10 porções
Informações nutricionais: 172 kcal/porção
Fonte de fibra alimentar
Baixo teor de colesterol

 

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos 1 dente de alho grande picado
1 kg de abóbora-japonesa descascada e cortada em cubos médios 1,5 litro de água
2 colheres de chá rasas de sal
1 colher de chá de tomilho fresco picado
250g de queijo branco cortado em cubos pequenos

 

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça três colheres de sopa de azeite, refogue a cebola e em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado, coloque a abóbora, misture bem e adicione a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite, salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione a sopa. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Como evitar a hipertensão

Reduzir o consumo de sódio é um dos grandes desafios da vida moderna. Utilizado para conservar e dar sabor aos alimentos, o nutriente está presente não só nas comidas salgadas, mas também em enlatados, embutidos, conservas, aditivos, conservantes alimentares e até mesmo em alguns doces.

Esse vasto cardápio de opções faz com que o consumo do brasileiro ultrapasse facilmente a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de cinco gramas por dia, o equivalente a uma colher rasa de chá. “O consumo em excesso de sódio pode provocar um aumento da pressão arterial e colocar em risco a saúde do coração”, explica Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor.

Para não extrapolar os limites, vale ressaltar que é possível utilizar menos sal na preparação dos alimentos sem perder o sabor. Basta substituí-lo por ervas aromáticas (alecrim, manjericão, salsinha) ou pimenta. Outras opções são: alho, cebola, gengibre, entre outros. Já para temperar a salada usar azeite, vinagre, limão, molho vinagrete ou iogurte são alternativas mais saudáveis.

Os hipertensos devem optar por alimentos naturais como legumes, verduras que poderão ser consumidos crus ou cozidos, frutas, carnes magras, queijos sem sal e cereais. “É importante também observar os rótulos das embalagens com a quantidade de sal e sódio presentes nos alimentos”, destaca Perim. Seguir orientação nutricional e consultar regularmente um cardiologista são condutas importantes no combate à doença.