Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel assume o Serviço de PET/CT HCor


 

Prof. Dr. Carlos Alberto BuchpiguelO exame de PET/CT é uma revolucionária técnica de diagnóstico por imagem que, além de mostrar imagens da anatomia do corpo humano avalia alterações metabólicas do organismo. Este exame pode ser empregado para o diagnóstico em oncologia, neuropsiquiatria e em cardiologia. O PET (Tomografia por emissão de pósitrons) e CT (Tomografia computadorizada) integram informações anatômicas e moleculares em apenas um exame, fornecendo assim dados da função e comportamento das células que compõem os diferentes órgãos do nosso corpo humano.

O exame PET demonstra modificações moleculares que ocorrem usualmente antes que alterações
anatômicas sejam detectadas pelos métodos de imagem disponíveis atualmente, como, por exemplo, no
caso de um câncer que dissemina para outras regiões do corpo. A CT possibilita identificar ao mesmo tempo qual estrutura está comprometida, e se existe alguma anormalidade estrutural deste órgão.

Em qualquer parte do corpo que existir um tumor em crescimento, o exame mostrará um sinal colorido que irá refletir a atividade tumoral

Portanto, a combinação destas duas tecnologias, em apenas um tipo de exame, permite diagnosticar com maior precisão quando comparado com a eficácia de cada estudo realizado de forma independente ou em separado. Além da sua aplicação em oncologia, o PET/CT pode auxiliar no diagnóstico precoce da demência de Alzheimer. Podem-se detectar alterações metabólicas que sugerem este diagnóstico, de forma precoce, no cérebro de pacientes, antes que anormalidades possam ser visíveis em exames de tomografia ou mesmo de ressonância magnética.

“Em qualquer parte do corpo que existir um tumor em crescimento, o exame mostrará um sinal colorido que irá refletir a atividade tumoral. Por meio da união das imagens da PET com a da tomografia (CT) conseguimos identificar qual órgão ou tecido está invadido pelo câncer”, esclarece o Superintendente Médico do HCor, Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, que acaba de assumir o serviço de PET/CT do HCor. Contudo, esta técnica está indicada apenas para certos tipos de câncer, e toda indicação tem que ser realizada pelo médico que assiste o paciente.