O pequeno guerreiro da cardiopediatria


 

O Pequeno Guerreiro

Esta edição da HCor Saúde tem como destaque a história do pequeno Wesley. Diagnosticado ainda na barriga da mãe com uma grave cardiopatia, o bebê nasceu no HCor e passou por mais de nove procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em menos de dois anos. Enfrentou um transplante de coração e um Acidente Vascular Cerebral, do qual se recuperou totalmente. Mesmo diante de um cenário repleto de adversidades, o pequeno guerreiro, como ficou carinhosamente conhecido, inspirou a todos com sua vontade de viver e tornou-se um exemplo de superação.

A sala híbrida de cirurgia, ambiente de última geração determinante para a recuperação do bebê Wesley, também é tema desta edição. Equipado com os mais avançados recursos para a realização de procedimentos de alta complexidade, o espaço superou a marca de 160 cirurgias realizadas no período de um ano. Outra inovação tecnológica em evidência no HCor é a aplicação dos stents bioabsorvíveis. Estas novas próteses desenvolvidas com material especial de uso biológico desobstruem as artérias e reduzem os riscos de novos entupimentos.

Outra importante reportagem revela os projetos do Serviço de Filantropia do HCor em parceria com o PROADI-SUS do Ministério da Saúde, que têm promovido avanços na saúde pública do país. Além de atender crianças com cardiopatias de alta complexidade encaminhadas pelo SUS, como é o caso de Wesley, a filantropia também disponibiliza para pacientes da rede pública procedimentos de neurocirurgia com o equipamento Gamma Knife, além de inúmeras ações sociais envolvendo telemedicina, capacitação, gestão hospitalar, ensino e pesquisa em várias regiões do Brasil.

Em entrevista, o Prof. Dr. Enio Buffolo, reconhecido internacionalmente pela grande contribuição à cardiologia, destaca os avanços da cirurgia cardíaca nos últimos anos e fala sobre a importância da criação do Centro de Tratamento de Doenças da Aorta.

Já para os leitores que pretendem se exercitar, HCor Saúde traz dicas valiosas para evitar contusões. A matéria sobre prevenção de lesões no joelho destaca a importância de fortalecer a musculatura adequadamente antes de iniciar a prática de atividades físicas. A articulação é suscetível a lesões e a recomendação é começar com exercícios isométricos e de baixo impacto, sempre com orientação de um ortopedista para garantir a prática segura.

Destacamos ainda uma interessante reportagem sobre saúde da mulher, que pontua a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da endometriose, doença que afeta a vida de mais de 176 milhões de mulheres em todo o mundo e pode provocar dores, inflamações e infertilidade.

Boa leitura!